Plantas medicinais para dores de cabeça


O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.


As causas das dores de cabeça podem ser muito variadas. de estresse, preocupação excessiva ou como sintoma de algumas doenças. A falta de sono, morar ou trabalhar em uma área barulhenta também pode ser a causa desse desconforto. Seja qual for o motivo, às vezes torna-se impossível levar uma vida normal, o que nos leva a continuar tomando a medicação nos casos mais graves.

A avaliação médica é importante e deve ser o primeiro passo para o tratamento da dor de cabeça. Algumas plantas medicinais podem ajudar no controle das dores de cabeça.


Camomila

Ela é uma planta muito utilizada para pacientes com enxaqueca pela medicina tradicional. Podendo reduzir a intensidade das crises de enxaqueca e sua frequência. Preparações contendo camomila são as mais recomendadas.


Salgueiro

A casca do salgueiro contém uma substância chamada salicina, que possui propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias, por isso é utilizada para qualquer tipo de dor, inclusive dor de cabeça. É usado em infusão, recomendando-se 2 a 3 xícaras por dia. Também preparações comerciais contendo o extrato.


Ulmeria

A ulmeira é muito semelhante ao salgueiro em seus efeitos, só que desta vez o componente que lhe confere essas propriedades é o salicilato de metila, também indicado para dores em geral.

Tome 2 a 3 xícaras por dia em infusão ou seu equivalente em extrato.


Gualtéria

Os componentes da gaultéria são metabolizados no nível intestinal como ácido salicílico, que seria um equivalente natural à aspirina. Ele compartilha as mesmas indicações desse medicamento e é recomendado para febre, dores musculares e dores de cabeça.

A forma de administração é em infusão, 3 xícaras ao dia. Como pode ser um pouco difícil de obter, é preferível procurar seu extrato ou produto comercial em lojas de produtos naturais.


Camomila-romana

E por fim temos a camomila-romana, que é bastante conhecida por aliviar dores em geral, como dores de estômago, dores musculares e dores de cabeça. É recomendado para casos mais leves e para uso infantil. Tome 2 ou 3 xícaras por dia como infusão, embora possa ser aumentada se necessário.


Observações:

Embora uma planta medicinal raramente tenha a “potência” de um medicamento, para casos leves ou menos graves ela pode ser bem útil.

Conheça cada planta medicinal para ver possíveis contraindicações e advertências.

#fitoterapia #medicinatradicional #medicinaintegrativa #saudeintegrativa #plantasmedicinais

Referência bibliográfica:

López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo