top of page

Acupuntura

A acupuntura é um componente chave da Medicina Tradicional Chinesa e envolve a inserção de agulhas muito finas através da pele em pontos específicos do corpo, conhecidos como pontos de acupuntura.

O uso mais comum da acupuntura é o tratamento da dor, entretanto, ela tem sido utilizada para o bem-estar geral, incluindo o gerenciamento do estresse.

A Medicina Tradicional Chinesa explica a ação da acupuntura como uma técnica para equilibrar o fluxo de energia, conhecida como qi, que se acredita fluir através de caminhos (meridianos) no corpo. Ao inserir agulhas em pontos específicos ao longo desses meridianos, os praticantes de acupuntura acreditam que seu fluxo de energia será reequilibrado.

Em contraste, muitos praticantes ocidentais veem os pontos de acupuntura como locais para estimular nervos, músculos e tecido conjuntivo. Alguns acreditam que essa estimulação aumenta os analgésicos naturais do corpo.

 

Indicações gerais
A acupuntura é usada principalmente para aliviar o desconforto associado a uma variedade de doenças e condições, incluindo:

  • Náuseas e vômitos pós-operatórios e induzidos por quimioterapia

  • Dor de dente

  • Fibromialgia

  • Dores de cabeça, incluindo dores de cabeça tensionais e enxaquecas

  • Dor de parto

  • Dor na região lombar

  • Dor de pescoço

  • Osteoartrite

  • Cólicas menstruais

  • Distúrbios respiratórios, como rinite alérgica

  • Epicondilite medial

Riscos
Os riscos da acupuntura são baixos quando o procedimento é feito por um acupunturista certificado e competente usando agulhas estéreis. Os efeitos colaterais comuns incluem dor e pequenos sangramentos ou hematomas onde as agulhas foram inseridas. Agulhas descartáveis de uso único são agora o padrão da prática, portanto o risco de infecção é mínimo. Entretanto, nem todo mundo é um bom candidato para a acupuntura.

Antes de fazer o tratamento com acupuntura, certifique-se de informar o médico se o paciente possuir:

  • Distúrbio hemorrágico. As chances de sangramento ou hematomas das agulhas podem aumentar se tiver um distúrbio hemorrágico ou se estiver tomando anticoagulantes.

  • Presença de marca-passo. A acupuntura que envolve a aplicação de pulsos elétricos leves nas agulhas pode interferir potencialmente na operação de um marca-passo.

  • Gravidez. Acredita-se que alguns pontos de acupuntura estimulem o trabalho de parto, o que pode resultar em parto prematuro.

 

Preparo

Nenhuma preparação especial é necessária antes do tratamento com acupuntura. Recomenda-se que o paciente vá, ao local no qual realizará a sessão de acupuntura, com roupas confortáveis.

Escolha do profissional

Se o paciente está considerando a acupuntura, vale a pena seguir os mesmos passos que faria para escolher um médico de outra especialidade:

  • Pedir recomendações às pessoas em quem confia.

  • Verificar o treinamento e as credenciais do profissional. No caso dos médicos acupunturistas, existe o chamado Registro de Qualificação de Especialista (RQE) que pode ser consultado no site do Conselho Regional de Medicina do seu estado. Se o paciente está no estado de São Paulo, para verificar se o médico indicado é especialista em acupuntura, é só clicar aqui.

  • Entrar em contato com o profissional que realiza a acupuntura. Perguntar o que está envolvido no tratamento, qual a probabilidade de melhorar sua condição e quanto custará.

  • O paciente deve dizer ao seu médico que ele está considerando a acupuntura. Ele pode lhe dizer sobre a taxa de sucesso do uso da acupuntura para sua condição ou recomendar um acupunturista.

Expectativa em relação ao tratamento através da acupuntura

Durante um tratamento de acupuntura, o acupunturista insere agulhas muito finas em pontos específicos do corpo do paciente. A inserção das agulhas geralmente causa pouco desconforto.

Cada pessoa que realiza acupuntura tem um estilo único, muitas vezes misturando aspectos das abordagens oriental e ocidental da medicina. Para determinar o tipo de tratamento de acupuntura que mais o ajudará, seu médico pode perguntar sobre os sintomas apresentados pelo paciente, comportamentos e estilo de vida. Ele ou ela também pode examinar de perto:

  • As partes do corpo que são dolorosas

  • A forma, revestimento e cor da língua

  • A cor do rosto

  • A força, ritmo e qualidade do pulso

Uma sessão de acupuntura pode levar até 60 minutos, embora algumas sessões possam ser muito mais curtas. Um plano de tratamento comum para uma única queixa normalmente envolve uma ou duas sessões por semana. O número de sessões dependerá da condição a ser tratada e sua gravidade. Em geral, é comum receber de 6 a 8 sessões.

Durante o procedimento
Os pontos de acupuntura estão situados em todas as áreas do corpo. Às vezes, os pontos apropriados estão muito distantes da área de sua dor. O acupunturista dirá ao paciente o local geral do tratamento planejado e se há necessidade de remover ou dobrar alguma parte da roupa. O paciente geralmente se deita em uma maca acolchoada para o tratamento, que envolve:

Inserção de agulha. As agulhas de acupuntura são inseridas em várias profundidades em pontos estratégicos do corpo. As agulhas são muito finas, então a inserção geralmente causa pouco desconforto. Muitas vezes as pessoas não os sentem inseridos. Um tratamento típico usa de 5 a 20 agulhas. O paciente pode sentir uma leve sensação de dor quando uma agulha atinge a profundidade correta.
Manipulação de agulha. Seu médico pode mover ou girar suavemente as agulhas após a colocação ou aplicar calor ou pulsos elétricos suaves nas agulhas.

Remoção da agulha. Na maioria dos casos, as agulhas permanecem no local por alguns minutos enquanto o paciente fica deitado e relaxado. Geralmente não há desconforto quando as agulhas são removidas.


Após o procedimento
Algumas pessoas se sentem relaxadas e outras se sentem energizadas após um tratamento de acupuntura. Mas nem todo mundo responde à acupuntura. Se os sintomas não começarem a melhorar dentro de algumas semanas, a acupuntura pode não ser adequada para o paciente.

Resultados
Os benefícios da acupuntura podem ser vistos em diversos aspectos e muitas pessoas a consideram útil como meio de controlar uma variedade de condições dolorosas.

Os resultados de vários estudos mostram que a acupuntura pode ajudar a aliviar tipos de dor que geralmente são crônicas. Também há evidências de que a acupuntura funciona melhor em pessoas que esperam que ela funcione.

A acupuntura tem poucos efeitos colaterais, então pode valer a pena tentar se o paciente estiver tendo problemas para controlar a dor com métodos mais convencionais.

Referências bibliográficas:

Mayo Clinic. Acupuncture. Disponível em <https://www.mayoclinic.org/tests-procedures/acupuncture/about/pac-20392763> Acesso em 23 Mar 2023.

O médico fisiatra é o médico especialista em reabilitação. Confira como ele pode ajudar no seu tratamento

O médico fisiatra é o médico especialista em reabilitação. Confira como ele pode ajudar no seu tratamento

bottom of page