top of page

VC6 Qihai


Qihai - Vaso Concepção 6

Mar de Qi


Localização

Na linha média do abdome inferior, 1,5 cun abaixo do umbigo e 3,5 cun acima da sínfise púbica.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,8 a 1,5 cun.

Cuidado: o agulhamento profundo pode penetrar na cavidade peritoneal.


Ações

Promove o Qi original

Tonifica o Qi

Tonifica os Rins e fortalece o Yang

Resgata o colapso de Yang

Regula o Qi e harmoniza o sangue


Indicações

Deficiência de Zang com exaustão de Qi, deficiência de Qi original, colapso súbito de Yang, pulso lento e diminuto, deficiência de Yin com colapso súbito de Yang, perda de consciência por insolação, todos os tipos de doenças crônicas de qi que não respondem ao tratamento, emagrecimento do músculos e corpo, debilidade e fraqueza dos músculos, falha da fontanela em fechar em bebês, ataque ascendente do Qi dos cinco Zang.

Impotência, emissão seminal, prolapso do útero, prolapso do reto.

Deficiência e frio do Jiao inferior, contrafluxo invertido dos quatro membros, doença fria com rosto escuro, diarreia, distúrbio disentérico, urina turva e turva, urina escura, micção hesitante, enurese infantil.

Sangramento uterino, fluxo persistente de lóquios, sangramento pós-parto, menstruação irregular, dismenorréia, leucorréia vermelha e branca, infertilidade.

Os sete tipos de transtorno de shan, dor em torção do umbigo, massas abdominais (zheng jia), distensão abdominal, dor e sensação de frio abaixo do umbigo, retração dos testículos.

Olhos fixos para cima, constipação, dor súbita no coração, dispnéia, entorse lombar.


Comentários

Qihai VC6, como Guanyuan VC4, também é conhecido pelo nome de 'Dantian' (Campo de Cinábrio). Isso reflete sua localização no centro vital do corpo, onde as energias mais profundas são armazenadas e geradas, e que desempenha um papel fundamental no tratamento de doenças e nas artes marciais chinesas e nas práticas de qigong. (Para uma discussão mais completa sobre o dantian, veja o comentário sobre Guanyuan VC4).

O nome Qihai (Mar de Qi) enfatiza a principal diferença entre Qihai VC6 e Guanyuan VC4.

Embora ambos tenham uma ação poderosa na tonificação dos Rins, o ponto forte de Qihai VC6 é gerar Qi e Yang e não compartilha as qualidades nutritivas de Yin e sangue de Guanyuan VC4.

De acordo com o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão Qihai VC6 é indicado para deficiência do Qi original e para deficiência de Qi de todos os cinco Zang. De fato, o Qi original é considerado a base para a formação e atividade de todos os Zang Fu. Este conceito é explicado no Clássico das Dificuldades que afirma "O Qi dinâmico que se move entre os Rins é [a base] da vida humana, a fonte dos cinco Zang e seis Fu, a raiz dos doze canais, a porta da respiração e a origem do Triplo Aquecedor", e no Discurso Dentro da Origeme do Desenvolvimento da Medicina que diz "O Qi original é distribuído aos cinco Zang e forma a essência dos cinco Zang". O Qi original é formado a partir da combinação do Qi pré e pós celestial. Em comparação com Zusanli E36 que tonifica a fonte de Qi pós celestial no Estômago e Baço, Qihai VC6 ativa e mobiliza o Qi pré celestial armazenado nos Rins. É, portanto, indicado na mais ampla gama possível de distúrbios envolvendo deficiência de Qi e exaustão. Ao promover o Qi pré celestial, o Qihai VC6 é capaz de promover o Qi pós celestial do Estômago e do Baço e, portanto, é indicado para emagrecimento e fraqueza dos músculos e diarreia. Ao aquecer e firmar o Yang do Rim, o Qihai VC6 é capaz de tratar impotência, emissão seminal, resfriado e rosto escuro.

Ao promover o Qi central, Qihai VC6 é capaz de tratar o prolapso do reto e do útero. Tão fortes são suas propriedades restauradoras de Qi e Yang que é um ponto vital para resgatar Yang em casos de colapso com pulso lento e minucioso.

Para este propósito, forte moxabustão por bastão de moxa ou por grandes cones de moxa mediados por fatias de gengibre fresco ou bolo de acônito é administrado, Zhu Dan-xi da dinastia Jin-Yuan descreve um caso de "depleção de Yin seguida por expiração repentina de Yang" com suor abundante, respiração fraca, incontinência urinária e um grande pulso irregular e arrítmico. Ele aplicou moxa em Qihai VC6 "com os cones de moxa tão grandes quanto o dedo mínimo. Quando o décimo oitavo cone foi queimado, sua mão direita foi capaz de se mover. Mais três cones e seus lábios começaram a se mover um pouco". Ele também descreve um caso de diarréia violenta, resultando em perda de consciência e respiração extremamente fraca, como se estivesse à beira da morte. Moxa foi realizada em Qihai VC6 sem demora. A capacidade do Qihai VC6 para tratar distúrbios de deficiência profunda é ainda refletida em sua designação no Pivot Espiritual como o ponto shu do 'huang'. O huang, que se refere à área logo acima do diafragma e que também aparece no nome de Gaohuangshu B43, implica uma das regiões mais profundas e vitais do corpo.

É importante ressaltar que por sua íntima relação com o Qi, o Qihai VC6 é igualmente importante no tratamento de doenças decorrentes da estagnação do Qi afetando o Jiao inferior. É indicado para distensão e dor abdominal, constipação, estagnação do Qi devido ao frio patogênico causando retração dos testículos e dor abdominal causada pelo frio. Uma vez que "o Qi é o mestre do sangue", o Qihai VC6 também é indicado para massas abdominais devido à estagnação do Qi ou estagnação do sangue.

Em virtude de suas ações duplas de tonificar e regular o Qi, o Qihai VC6 é capaz de tratar uma variedade de distúrbios ginecológicos. Sangramento uterino, fluxo persistente de lóquios e sangramento pós-parto podem ser devidos à falha do qi em reter o sangue e, juntamente com menstruação irregular e dismenorréia, também podem envolver estase de sangue, seja como sequela de hemorragia ou como consequência do Qi estagnado.


Combinações

Dispneia rápida angustiada: Qihai VC6 e Xuanji VC21 (Ode do Dragão de Jade).

Impotência: Qihai VC6, Mingmen VG4, Shenshu B23 e Rangu R2 (Suplemento Ilustrado).

Turbidez branca e emissão seminal crônica: Qihai VC6 e Sanyinjiao BP6 (Cem Sintomas).

Palpitações e insônia: Qihai VC6, Sanyinjiao BP6 e Daju E27 (Suplementando a Vida).

Menstruação irregular: Qihai VC6, Zhongji VC3, Daimai VG26, Shenshu B23 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Dor de coágulo sanguíneo pós-parto: Qihai VC6 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Dismenorréia: Qihai VC6 e Xiaochangshu B27 (Suplementando a Vida).

Leucorréia vermelha e branca: Qihai VC6, Guanyuan VC4, Jianshi CS5, Baihuanshu B30, Daimai VB26 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Distúrbio disentérico vermelho (sangrento): Qihai VC6, Neiguan CS6, Tianshu E25, Neiting E44, Yinbai BP1 e Zhaohai R6 (Grande Compêndio).

Sangue nas fezes: Qihai VC6, Zhongwan VC12 e Zusanli E36 (Antologia Gloriosa).

Fluxo urinário vermelho e hesitante: Qihai VC6, Guanyuan VC4, Zhibian B54 e Yanggang B48 (Suplementando a Vida).

Urina escura: Qihai VC6, Guanyuan VC4; Taixi R3, Yingu R10, Shenshu B23 e Pangguangshu B28 (Grande Compêndio).

Micção obstruída: Qihai VC6, Sanyinjiao BP6 e Yinlingquan BP9, seguidos por Yingu R10 e Daling CS7 (Grande Compêndio).

Os cinco tipos de disfunção urinária dolorosa, com incapacidade de urinar: Qihai VC6 e Dadun F1 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Os cinco tipos de disfunção urinária dolorosa: Qihai VC6 e Xuehai BP10 (Grande Compêndio).

Dor periumbilical: Qihai VC6, Shuifen VC9 e Shenque VC8 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page