top of page

VC4 Guanyuan


Guanyuan - Vaso Concepção 4

Portão de Origem


Ponto Mu Frontal do Intestino Delgado

Ponto de encontro do vaso da Concepção com os canais do Baço, Fígado e Rim


Localização

Na linha média do abdome inferior, 3 cun abaixo do umbigo e 2 cun acima da sínfise púbica.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun, ou inserção oblíqua dirigida inferiormente, 1 a 1,5 cun.

Cuidado: a inserção profunda pode penetrar em uma bexiga cheia que deve ser esvaziada antes do tratamento.


Ações

Fortalece o Qi original e beneficia a essência

Tonifica e nutre os Rins

Aquece e fortalece o Baço

Beneficia o útero e auxilia na concepção

Regula o Jiao inferior e beneficia a Bexiga

Regula o Qi do Intestino Delgado

Restaura o colapso


Indicações

Deficiência renal, sobrecarga renal, fraqueza da região lombar e das pernas, dor na região lombar e nos ossos e articulações das pernas na meia-idade e nos idosos, aversão ao frio nas costas, orelhas murchas, escurecimento gradual da face, medo , susto, medo levando ao consumo de deficiência, úlceras ósseas profundas devido ao medo, micção frequente, enurese, emissão seminal, turbidez branca, impotência.

Infertilidade, infertilidade com sensação de frio na vagina, amenorréia, sangramento durante a gravidez, fluxo persistente de lóquios, dor abdominal pós-parto, leucorréia vermelha e branca.

Calor de exaustão, ingestão de deficiência com tosse, febre tidal com tosse de sangue, dispneia com incapacidade de deitar, dispneia por deficiência renal, insônia, tontura, tontura de vento, dor de cabeça, perda de peso e distúrbio de sede.

Letargia e falta de força, emagrecimento dos quatro membros apesar de comer muito, cansaço dos quatro membros, fraqueza do Qi do Baço, comida não digerida (nas fezes), diarreia, disenteria, incontinência das fezes em idosos, arrotos, vômitos com mucosidade.

Retenção de urina por pressão fetal, retenção de urina, urina escura, disfunção urinária dolorosa tipo pedra, os cinco tipos de disfunção urinária dolorosa, sangue na urina, dor em queimação ao urinar, edema que leva a dor na região costal lateral.

qi frio entrando na parte inferior do abdome causando dor, acúmulo de frio com deficiência, qi de leitão correndo subindo para o coração, plenitude da parte inferior do abdome, dor nas costas e dor em torção abaixo do umbigo que gradualmente irradia para os órgãos genitais, distúrbio súbito e doloroso de shan, intenso calor no hipogástrio.

Distúrbio súbito de turbulência, insolação, peso do corpo como uma montanha, tremores nas mãos.


Comentários

Guanyuan VC4 é um dos principais pontos de acupuntura para promover e promover o Qi original, beneficiar a essência, fortalecer o Yang do Rim e nutrir o Yin do Rim. Assim como Guanyuan (Portão de Origem), vários dos numerosos nomes diferentes dados a este ponto refletem suas propriedades profundamente tonificantes, por exemplo Mingmen (Portão da Vida), Huangzhiyuan (Origem de Huang), Xuehai (Mar de Sangue), Qihai (Mar de Qi), Dahai (Grande Mar) e, claro, Dantian (Campo de Cinábrio). De acordo com o pensamento clássico chinês, o dantian inferior, localizado na parte inferior do abdome e se estendendo de Yinjiao VC7 a Guanyuan VC4, é a residência das energias mais profundas do corpo e a fonte de todos os movimentos. De acordo com o Clássico das Dificuldades "O Qi dinâmico que se move entre os Rins é [a base] da vida humana, a fonte dos cinco Zang e seis Fu, a raiz dos doze canais, a porta da respiração e a origem do Triplo Aquecedor". De acordo com o Discurso na Origem e Desenvolvimento da Medicina "O Qi original é distribuído aos cinco Zang e forma a essência dos cinco Zang. Onde é o local de origem do Qi original? Os taoístas acreditam que é dantian".

Devido à sua localização no Coração do dantian inferior (campo de cinábrio) e sua estreita relação com o Qi original e, portanto, com a essência, Guanyuan VC4 é um ponto indispensável para tonificar e nutrir os Rins. Esta ação é tornada abundantemente clara pela longa lista de indicações clássicas que se lê como uma descrição de livro didático de deficiência renal. Os Rins dominam os ossos e a região lombar, e o Guanyuan VC4 é indicado para fraqueza, dor e sensação de frio na região lombar e nas pernas, especialmente na meia-idade e nos idosos. Em casos graves, a deficiência renal pode causar orelhas murchas, escurecimento da pele e sobrecarga renal. De acordo com as Questões Essenciais "o medo esgota a essência". O medo está intimamente ligado aos Rins, e o medo prolongado pode ferir e enfraquecer os Rins e a essência, enquanto a deficiência do Rim pode tornar uma pessoa propensa a um medo profundo. O poderoso efeito que o medo pode ter sobre o corpo é refletido em fontes clássicas que atribuem até úlceras ósseas profundas e deficiência de consumo a esta etiologia. Quando os Rins estão deficientes e não conseguem dominar a Bexiga, pode haver polaciúria ou enurese. Em todos esses casos, Guanyuan VC4 é de fundamental importância. Guanyuan VC4 também é usado para a condição conhecida como qi de leitão corrido, especialmente quando devido à deficiência de Yang do Rim com invasão de frio.

De acordo com o Essência Vindo do Gabinete Dourado "O distúrbio do leitão corrido surge da parte inferior do abdômen; sobe para a garganta com tanta ferocidade que o paciente sente que está perto da morte. Ele ataca e depois cede. É causado pelo medo e susto". Esse padrão não só pode ser induzido pelo medo, mas quando o qi sobe dessa maneira, pode induzir ansiedade e pânico incontroláveis.

O Baço controla o sangue, o Fígado armazena o sangue e os Rins e o vaso da Concepção dominam o útero e a concepção. Guanyuan VC4, também conhecido como Sanjiejiao (Tripla Interseção), é um ponto de encontro do vaso da Concepção com esses três canais e é um ponto essencial para regular o útero e promover a fertilidade.

Quando a deficiência renal leva à deficiência e frieza do que é conhecido como o 'palácio da criança' (ou seja, o útero) em mulheres, pode haver infertilidade, amenorréia e leucorréia fria. A importância deste ponto para ajudar na concepção é refletida em outros nomes alternativos, 'por exemplo, Zihu (Porta do Infante) e Zigong (Palácio do Infante). Se a deficiência do fogo do Rim leva à frieza e fraqueza do 'portão da essência' nos homens, pode haver emissão seminal e impotência.

De acordo com a Verdadeira Linhagem da Medicina "Quando a origem do Rim (yuan) é abundante, a vida é longa, quando a origem do Rim (yuan) está em declínio, a vida é curta". Por esta razão, os praticantes tradicionais de preservação da saúde na China recomendam a aplicação regular de moxabustão ao Guanyuan VC4 na velhice.

A forte ação tonificante e nutritiva do Guanyuan VC4 não se limita apenas aos Rins. Uma vez que os Rins são a raiz tanto do Yin quanto do Yang do corpo, e "o Qi original é distribuído para os cinco Zang e forma a essência dos cinco Zang", Guanyuan VC4 pode ser usado no tratamento de qualquer profunda deficiência do zangfu, seja de Qi, sangue, Yin ou Yang. Assim, por exemplo, quando o Yin dos Rins e do Pulmão está deficiente, o Guanyuan VC4 pode ser usado para tratar calor excessivo, consumo deficiente com tosse, febre com tosse de sangue, dispneia por deficiência do Rim, dispneia com incapacidade de deitar , e desordem de desperdício e sede. Quando o fogo do Rim falha em fornecer calor suficiente para a função de transporte e transformação do Baço, pode haver diarreia crônica, incontinência de fezes em idosos, letargia, fraqueza dos quatro membros e comida não digerida (nas fezes).

No entanto, a ação do Guanyuan VC4 não se limita a tonificar a deficiência. Se o frio externo atacar a parte inferior do abdome e, particularmente, o canal do Fígado, especialmente quando houver deficiência subjacente de Yang, pode haver uma forte torção na parte inferior do abdome irradiando para os órgãos genitais e súbito e doloroso distúrbio de shan. Esses sintomas são comumente atribuídos à desarmonia do Intestino Delgado (dor qi do Intestino Delgado), e este é o principal significado do status de Guanyuan VC4 como o ponto frontmu do Intestino Delgado.

Quando o calor úmido causa um nó na bexiga, pode haver vários tipos de distúrbios urinários caracterizados por frequência, urgência, dor e micção escura ou com sangue, bem como uma intensa sensação de calor no hipogástrio. Guanyuan VC4 pode ser usado para drenar esses fatores patogênicos em excesso. De acordo com Zhu Dan-xi "Quando os Rins estão deficientes, a Bexiga gerará calor", enquanto o Tratado Geral sobre a Etiologia e Sintomatologia das Doenças diz "No que diz respeito à disfunção urinária dolorosa, há deficiência renal e calor na bexiga". Guanyuan VC4 é especialmente indicado quando, como é comumente o caso, coexistem deficiência e excesso e há deficiência renal subjacente. Guanyuan VC4 também é um ponto importante no tratamento de distúrbios pós-parto, como dor e fluxo persistente de lóquios, que também são freqüentemente devidos a uma combinação de deficiência e excesso.

Finalmente, devido à sua poderosa capacidade de restaurar o yang, o Guanyuan VC4 é usado para tratar o colapso do Yang caracterizado por calafrios, falta de ar, pulso diminuto, sudorese profusa e inconsciência. Nesses casos, Guanyuan VC4, em combinação com Qihai VC6 e Shenque VC8, é tratado por moxabustão indireta contínua.


Combinações

Tontura de vento e dor de cabeça: Guanyuan VC4, Fengmen B12, Kunlun B60, Tianyou TA16 e Guanchong TA1 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Calor no corpo com dor de cabeça que vai e vem: Guanyuan VC4 e Shendao VG11 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Distensão da região costal lateral: Guanyuan VC4, Qimen F14 e Shaoshang P11 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Sensação de calor e dor no hipogástrio: Guanyuan VC4, Weizhong B40, Zhaohai R6 e Taixi R3 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Plenitude abdominal que irradia para as costas, inchaço unilateral e flacidez do testículo: Guanyuan VC4 [3 cones de moxa] e Dadun F1 [7 cones de moxa] (Grande Compêndio).

Qi de leitão de corredor em mulheres: Guanyuan VC4, Zhongji VC3, Sanyinjiao BP6, Shimen VC5, Xuehai BP10 e Qimen F14 (Suplementando a Vida).

Fluxo urinário vermelho e hesitante: Guanyuan VC4, Zhibian B54, Qihai VC6 e Yanggang B48 (Suplementando a Vida).

Incapacidade de urinar: Guanyuan VC4, Shimen VC5, Zhongji VC3, Qugu VC2 e Sanyinjiao BP6 (Suplementando a Vida).

Urina escura: Guanyuan VC4, Qihai VC6, Taixi R3, Yingu R10, Shenshu B23 e Pangguangshu B28 (Grande Compêndio).

Incontinência de fezes: Guanyuan VC4 e Dachangshu B25 (Grande Compêndio).

Dificuldade na deficiência: Guanyuan VC4, Dazhong R4, Zhongliao B33, Chengjin B56, Taichong F3, Chengshan B57, Taixi R3 e Zhongwan VC12 (Suplementando a Vida).

Diabetes incessante e transtorno disentérico: Guanyuan VC4 e Taixi R3 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page