top of page

VC17 Shanzhong


Shanzhong - Vaso Concepção 17

Centro do Peito


Ponto mu frontal do Pericárdio

Ponto de encontro hui do Qi

Ponto do Mar de Qi

Ponto de encontro do Vaso Concepção com os canais do Baço, Rim, Intestino Delgado e Triplo Aquecedor


Localização

Na linha média do esterno, em nível de depressão com a junção do quarto espaço intercostal e o esterno.

I. Primeiro localize a cartilagem costal da segunda costela que está nivelada com o ângulo do esterno, depois localize o segundo espaço intercostal abaixo dela e conte até o quarto espaço;

II. Este ponto pode estar localizado diretamente entre os mamilos nos homens.


Agulhamento

I. Inserção transversal dirigida superior ou inferiormente ao longo do canal 0,5 a 1 cun;

II. Inserção transversal direcionada lateralmente para os seios, 1 a 1,5 cun, para distúrbios mamários.

Nota: de acordo com vários textos clássicos, este ponto é contra-indicado para o agulhamento.


Ações

Regula o Qi e desvincula o peito

Desce a rebelião do Pulmão e do Estômago

Benefícios reunindo o Qi

Beneficia os seios e promove a lactação


Indicações

Falta de ar com qi rebelde, incapacidade de falar, dispneia, chiado, ruído na garganta, tosse, asma, plenitude e opressão do peito e diafragma, obstrução do peito, dor no peito e no coração, tosse com sangue, peito obstrução dolorosa, abscesso pulmonar com tosse purulenta.

Ingestão difícil, regurgitação ácida, constrição esofágica, vômito de saliva espumosa (aquosa).

Lactação insuficiente, abscesso mamário, distensão e dor na mama.

Bócio, obstrução dolorosa do vento, perda de consciência.


Comentários

Shanzhong VC17 também é conhecido como Shangqihai (Mar Superior de Qi) e Danzhong (outro nome para o Pericárdio).

Esses nomes alternativos refletem o status de Shanzhong VC17 como o ponto de encontro hui do Qi e o ponto mu frontal do Pericárdio. O termo 'mu' significa reunir ou coletar, e os pontos front-mu são onde o Qi do Zang Fu se reúne e se concentra na superfície anterior do corpo.

De acordo com o Pivot Espiritual, Shanzhong VC17 é o 'mar de Qi' (vinculando-se com Dazhui VG14, Yamen VG15 e Renying E9). Esta passagem afirma "Quando o mar de Qi está em excesso, há plenitude no peito, respiração urgente e tez vermelha. Quando o mar de Qi está deficiente, há pouca energia insuficiente para a fala". Essas indicações refletem a capacidade do Shanzhong VC17 de regular o qi no peito, bem como tratar a falta de ar com incapacidade de falar.

O Pivot Espiritual diz que o Qi reunido se acumula no 'mar superior', com seu caminho inferior fluindo para Qichong E30 e seu caminho superior entrando nas passagens respiratórias. Localizado no centro do peito, Shanzhong VC17 tem um forte efeito sobre o Qi reunido, que por sua vez supervisiona as funções do Pulmão de dominar o Qi e controla a respiração e a fala, e a função do Coração de governar o sangue e os vasos sanguíneos.

De acordo com o Suplemento Ilustrado do Clássico das Categorias, Shanzhong VC17 pode tratar "todos os tipos de Qi ascendente e dispnéia". Quando o Pulmão falha em descer o Qi e controlar a respiração, seja devido ao ataque de patógenos externos ou à desarmonia interior, haverá várias manifestações de acúmulo ou rebelião do qi, como tosse, dispneia, respiração ofegante, asma e plenitude e opressão do peito . Shanzhong VC17 é um ponto local importante para aliviar tal acúmulo de Qi no peito e para descer a rebelião do qi do pulmão. Quando o Qi reunido está deficiente, tanto o Qi do Pulmão quanto o do Coração estarão deficientes. No Pulmão haverá falta de ar, enquanto que se o qi do Coração falhar em mover o sangue e os vasos sanguíneos no peito, haverá obstrução dolorosa no peito e dor no Coração e no peito com plenitude e opressão.

Shanzhong VC17 é um dos principais pontos para regular o Qi de coleta.

A ação do Shanzhong VC17 na rebelião descendente do qi se estende até o jiao médio e é capaz de restaurar a harmonia do estômago em casos de ingestão difícil, regurgitação ácida, constrição esofágica e vômito.

Localizado a meio caminho entre os seios, o Shanzhong VC17 é um ponto principal no tratamento da lactação insuficiente. De acordo com Observações da Mulher por Zhang Jing-yue "Qi e sangue nos Vassos Concepção e Penetrador em mulheres se transformam em sangue menstrual quando desce e em leite quando sobe; produção atrasada ou insuficiente de leite após o parto é devido à deficiência de Qi e sangue", enquanto o livro Cuidados Literais dos Pais afirma "Soluços, choro, tristeza, raiva ou depressão levam à obstrução da passagem do leite". Essas duas citações ilustram os dois principais padrões subjacentes à lactação insuficiente, ou seja,

I. deficiência de Qi, e

II. estagnação de sangue e de Qi.

Em ambos os casos, Shanzhong VC17 pode ser usado em combinação com outros pontos adequados e é frequentemente encontrado em combinação com Shaoze ID1 em combinações clássicas. Da mesma forma, Shanzhong VC17 é freqüentemente usado clinicamente no tratamento de distensão e dor da mama e abscesso mamário. Quando qualquer um desses distúrbios da mama for unilateral, a agulha em Shanzhong VC17 pode ser direcionada para o lado afetado para induzir a sensação de qi na mama, enquanto se o distúrbio for bilateral, a agulha pode ser direcionada primeiro para um lado e depois para o outro.


Combinações

Dispneia e tosse: Shanzhong VC17 e Tiantu VC22 (Ode do Dragão de Jade).

Tosse: Shanzhong VC17, Quepen E12 e Juque VC14 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Tosse por Qi rebelde: Shanzhong VC17, Tianchi CS1, Tiantu VC22, Jiexi E41 e Jianzhongshu ID15 (Suplementando a Vida).

Asma, incapacidade de dormir à noite e mente agitada: Shanzhong VC17 e Tiantu VC22 (Ode do Dragão de Jade).

Falta de ar e dificuldade em recuperar o fôlego com incapacidade de falar: Shanzhong VC17 e Huagai REN-20 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Plenitude abdominal, falta de ar com som estridente: moxa Shanzhong REN-17, Zhongfu LU-1 e Shenque REN-8 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Obstrução dolorosa no peito, dor no coração e plenitude do coração e abdômen: Shanzhong VC17 e Tianjing TA10 (Suplementando a vida).

Dor no diafragma por acúmulo de líquido difícil de suportar: Shanzhong VC17 e Juque VC14 (Cem Sintomas).

Vômito de catarro e saliva aquosa, tontura que não cessa: Shanzhong VC17, Yangxi IG5, Gongsun BP4 e Fenglong E40 (Coleção Completa).

Vômito de saliva clara (aquosa): Shanzhong VC17, Zhongwan VC12, Daling CS7 e Laogong CS8 (Grande Compêndio).

Ausência de lactação: moxa Shanzhong VC17 e reforço Shaoze ID1 (Grande Compêndio).

Ausência de lactação: Shanzhong VC17, Shaoze ID1 e Hegu IG4 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page