top of page

VC12 Zhongwan


Zhongwan - Vaso Concepção 12

Cavidade Média


Ponto mu frontal do Estômago

Ponto de encontro hui do Fu

Ponto de encontro do Vaso Concepção com os canais do Intestino Delgado, Triplo Aquecedor e Estômago


Localização

Na linha média do abdome, 4 cun acima do umbigo e a meio caminho entre o umbigo e o ângulo esternocostal.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,8 a 1,5 cun.

Cuidado: em pacientes magros, o agulhamento profundo pode penetrar na cavidade peritoneal.


Ações

Harmoniza o Jiao médio e controla a rebelião

Tonifica o Estômago e fortalece o Baço

Regula o Qi e alivia a dor


Indicações

Todas as doenças do Estômago e do Baço, lesão interna do Estômago e do Baço, dor e plenitude epigástrica, dificuldade de ingestão, come pouco, mas fica facilmente cheio, náusea, refluxo estomacal, vômito, vômito com sangue, distensão abdominal, dor intensa no abdômen, plenitude abdominal súbita, distensão e plenitude focal, dor no baço, rigidez e dor na região costal lateral.

Lesão por preocupação, ansiedade e pensamento excessivo, lesão pelas sete emoções que levam à dor epigástrica.

Diarreia, comida não digerida (nas fezes), disenteria vermelha e branca, dificuldade em defecar, calor no Intestino Delgado, urina escura, turbulência repentina.

Taxação de deficiência, tez pálida, tontura pós-parto com sangue.

Dor no coração, vento de susto infantil crônico e agudo, perda de consciência, mania-depressão, epilepsia, interposição de língua.

Corpo frio, odor desagradável de queimado no nariz, Qi de leitão correndo, malária quente, dispnéia.


Comentários

Zhongwan VC12 (Cavidade do Meio), também conhecido como Zhongguan (Controlador do Meio), é o ponto mu frontal do Estômago e o ponto de encontro hui do Fu. O termo 'mu' significa reunir ou coletar, e os pontos front-mu são onde o Qi do Zang Fu se concentra na superfície anterior do corpo. Como a origem do Qi pós-celestial, o Estômago e o Baço são considerados como tendo um papel central entre os Zang Fu, transformando e distribuindo a essência dos alimentos e bebidas por todo o corpo. Por esta razão, pode-se dizer que o Estômago domina o Fu e o Baço domina o Zang. A estreita relação de Zhongwan VC12 com o Estômago, portanto, é ainda refletida em seu status como o ponto de encontro hui do Fu, da mesma forma que Zhangmen F13, o ponto mu frontal do Baço, é também o ponto de encontro hui do Zang.

Zhongwan VC12 é o ponto principal no abdômen para regular a função do Estômago. A Investigação dos Pontos ao Longo dos Canais afirma simplesmente que Zhongwan VC12 pode tratar "todas as doenças do Estômago e do Baço". Em comparação com pontos vizinhos como Liangmen E21, Shangwan VC13 e Xiawan VC10, que são predominantemente indicados em padrões de excesso, Zhongwan VC12 é igualmente aplicável em distúrbios caracterizados por excesso ou deficiência.

O Estômago é o 'mar de água e grãos' e suas principais funções são receber comida e bebida, 'apodrecer e amadurecer' e então descer esses produtos transformados.

Os distúrbios do Estômago podem ser de natureza deficiente ou excessiva, devido ao frio ou calor, patógenos exteriores ou desarmonia interior. Qualquer que seja a etiologia, a desarmonia do Estômago sempre se manifestará na perturbação de uma ou mais dessas funções. Se o Estômago não receber comida e bebida, haverá incapacidade de comer e dificuldade de ingestão; se o Estômago não "apodrece e amadurece" e não desce, haverá plenitude, distensão e dor; se o Qi do Estômago se rebelar para cima, haverá náusea, vômito, refluxo do estômago e soluço.

Os métodos tradicionais chineses de preservação da saúde há muito reconhecem a importância da harmonia emocional no bom funcionamento do estômago. A dissipação constante de Qi resultante da preocupação, ansiedade e pensamento excessivo pode esgotar o Estômago e o Baço e prejudicar a função do Estômago. O excesso de qualquer uma das sete emoções pode resultar na estagnação do qi, que então prejudica o estômago, levando à dor epigástrica. As mais prejudiciais de todas as emoções são a raiva, a frustração ou o ressentimento, especialmente se experimentadas durante a refeição. Neste momento o qi está focado no Estômago, tornando-o particularmente suscetível à estagnação do Qi. Em todos esses casos, Zhongwan VC12 é um ponto primário. Na prática, dor epigástrica ou distensão decorrente da estagnação do qi do Fígado pode ser acompanhada por dor ou distensão da região costal lateral. Zhongwan VC12 não é apenas indicado para este sintoma, mas a sensação de agulhamento de Zhongwan VC12 geralmente é transmitida para esta área.

O Estômago e o Baço estão intimamente relacionados. De acordo com o Tratado sobre o Baço e o Estômago de Li Dong-yuan "quando a deficiência do Estômago causa falha do taiyin em receber [o que é naturalmente devido a ele], o ponto mu do yangming do pé [Zhongwan VC12] o conduzirá" . Isso destaca a importante ação secundária do Zhongwan VC12 no fortalecimento do Baço em casos de deficiência. É indicado para diarreia, alimentos não digeridos (nas fezes), deficiência-taxação, tontura pós-parto e tez pálida.

Finalmente, Zhongwan VC12 é citado na Canção das Nove Agulhas para o Retorno do Yang para o tratamento do colapso do Yang caracterizado por perda de consciência, aversão ao frio, contrafluxo frio dos membros, lábios roxos etc.


Combinações

Vômito: Zhongwan VC12, Geshu B17 e Zhangmen F13 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Vômito de saliva clara (aquosa): Zhongwan VC12, Shanzhong VC17, Daling CS7 e Laogong CS8 (Grande Compêndio).

Estagnação de alimentos no meio do abdômen, pontadas que não cessam: Zhongwan VC12, Gongsun BP4, Jiexi E41 e Zusanli E36 (Coleção Completa).

Dor abdominal: Zhongwan VC12, Neiguan CS6 e Zusanli E36 (Grande Compêndio).

Dureza do abdômen: Zhongwan VC12 e Xiawan VC10 (Ode do Brilho Espiritual).

Dureza e dor na região costal lateral: Zhongwan VC12 e Chengman E20 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Massas abdominais no hipogástrio devido à estagnação do Qi e estagnação do sangue que são duras e grandes como um prato, com distensão epigástrica e comida não digerida (nas fezes): Zhongwan VC12 e Sanjiaoshu B22 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Alimentos não digeridos (nas fezes): Zhongwan VC12 e Sanyinjiao BP6 (Suplementando a Vida).

Diarréia incessante: Zhongwan VC12, Tianshu E25 e Zhongji VC3 (Grande Compêndio).

Sangue nas fezes: Zhongwan VC12, Zusanli E36 e Qihai VC6 (Antologia Gloriosa).

Dificuldade na defecação: Zhongwan VC12, Dazhong R4, Zhongliao B33, Guanyuan VC4, Chengjin B56, Taichong F3, Chengshan B57 e Taixi R3 (Suplementando a Vida).

Todas as doenças de mucosidade, vento de cabeça, dispneia e tosse, todos os tipos de tanyin (líquido de catarro): Zhongwan VC12 e Fenglong E40 (Esboço da Medicina).

Dispneia com incapacidade de andar: Zhongwan VC12, Qimen F14 e Shaglian IG9 (Grande Compêndio).

Icterícia com fraqueza dos quatro membros: Zhongwan VC12 e Zusanli E36 (Clássico do Dragão de Jade).

Icterícia por deficiência do baço: Zhongwan VC12 e Wangu ID4 (Ode do Dragão de Jade).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

572 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page