top of page

VB38 Yangfu


Yangfu - Vesícula Biliar 38

Assistência do Yang


Ponto jing-rio do canal da Vesícula Biliar

Ponto do Fogo do canal da Vesícula Biliar


Localização

Na face lateral da perna, 4 cun acima da proeminência do maléolo lateral, na borda anterior da fíbula.

I. A distância entre a ponta do maléolo lateral e a prega poplítea é de 16 cun; localize Yangfu VB38 na junção dos três quartos superiores e inferiores desta linha;

II. Acima da região de Xuanzhong VB39, a fíbula não é facilmente palpável porque é coberta pelo músculo fibular curto; portanto, sinta a borda anterior da fíbula acima da articulação do tornozelo onde é facilmente palpável e estenda uma linha em direção à cabeça da fíbula.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,7 a 1 cun.


Ações

Limpa o calor do canal da Vesícula Biliar

Harmoniza shaoyang

Beneficia os tendões e os ossos

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Dor de cabeça unilateral, dor no canto externo, obstrução dolorosa na garganta.

Gosto amargo na boca, suspiros, dor no peito e região costal lateral, calafrios e febre, sudorese com calafrios, dor no meio da fossa supraclavicular, inchaço e dor na axila, escrófula, malária, tez verde azulada (qing).

Vento com obstrução dolorosa e dormência, dor errante nas articulações, hemiplegia, tendões contraídos, dor nas cem articulações, dor e dormência do lado lateral do membro inferior, obstrução dolorosa do membro inferior, edema abaixo do joelho, qi da perna, sensação de a região lombar como se estivesse sentado na água, dor lombar intensa, dor lombar como um pequeno martelo no meio das costas, dor no maléolo lateral.


Comentários

Yangfu VB38 é o ponto fogo e jing-rio do canal da Vesícula Biliar. De acordo com o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão "quando a Vesícula Biliar estiver em excesso sede o Yangfu VB38". As principais ações do Yangfu VB38 são limpar a estagnação e o calor de todo o curso do canal da Vesícula Biliar, limpar o calor shaoyang e beneficiar os tendões e ossos de todo o corpo.

Na cabeça, Yangfu VB38 é um ponto importante para dor de cabeça unilateral, principalmente devido à estagnação do Qi do Fígado ou aumento do Fogo do Fígado ou Yang do Fígado que transmite ao longo do canal da Vesícula Biliar. Na parte superior do tórax, o canal da Vesícula Biliar passa anteriormente à axila.

Quando o Qi e a fleuma estagnam (e em alguns casos se transformam em calor), geralmente devido a causas emocionais, pode haver inchaço e dor na axila ou escrófula. No peito e na região costal lateral, Yangfu VB38 é indicado quando o Qi estagna e causa dor acompanhada de suspiros. Na parte inferior do corpo, Yangfu VB38 é indicado para dor que se estende ao longo do canal da Vesícula Biliar no lado lateral do membro inferior e no maléolo lateral. Se a dor em qualquer uma dessas regiões for intensa, uma cor verde-azulada (qing) pode ser vista na tez. Esta cor, frequentemente observada ao redor da boca, olhos, nariz ou têmporas, tem sido tradicionalmente associada a distúrbios do fígado, dor intensa ou frio no corpo.

De acordo com o Pivot Espiritual e as Questões Essenciais"Taiyang é a abertura, yangming é o fechamento e shaoyang é o pivô". O shaoyang é o pivô entre o interior e o exterior e Yangfu VB38 é indicado para os sintomas clássicos observados quando um fator patogênico se aloja nesta porção 'meio interior, meio exterior'. Estes incluem fases alternadas distintas de calafrios e febre, gosto amargo na boca, dor no peito e na região costal lateral e suspiros. A malária, para a qual este ponto é indicado, é um exemplo clássico do padrão shaoyang.

De acordo com o Pivot Espiritual "Quando a doença está no Yin dentro do Yang (tendões e ossos), perfure os pontos jingriver dos canais Yin". Embora esta passagem enfatize apenas os canais Yin, fica claro a partir de um exame das indicações de Yangfu VB38, o ponto jing-rio do canal da Vesícula Biliar, que é, no entanto, um ponto importante para obstrução dolorosa errante, contração e dor de os tendões e dor nas cem articulações (ou seja, todas as articulações do corpo). O canal primário da Vesícula Biliar desce de Zhangmen F13 para a região sacral, e Yangfu VB38 é indicado para uma sensação na região lombar como se estivesse sentado na água, dor lombar intensa e dor lombar como um pequeno martelo em no meio das costas.


Combinações

Inchaço da axila: Yangfu VB38, Zulinqi VB41, Diwuhui VB42, Weiyang B39, Shenmai B62 e Tianchi CS1 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Inchaço da axila: Yangfu VB38, Qiuxu VB40 e Zulinqi VB41 (Grande Compêndio).

Inchaço e nódulos em sabre na axila: Yangfu VB38, Xiaxi VB43 e Taichong F3 (Mil Fórmulas de Ducados).

Scrofula: Yangfu VB38, Shaohai C3, Tianchi CS1, Zhangmen F13, Zulinqi VB41, Zhigou TA6, Jianjing VB21 e Shousanli IG10 (Grande Compêndio).

Obstrução dolorosa do vento: Yangfu VB38 e Chize P5 (Grande Compêndio).

Obstrução dolorosa do vento: Yangfu VB38, Tianjing TA10, Chize P5, Shaohai C3 e Weizhong B40 (Grande Compêndio).

Obstrução óssea dolorosa e dormência da articulação do quadril e joelho: Yangfu VB38, Yangjiao VB35 e Yanglingquan VB34 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Paralisia da extremidade inferior: Yangfu VB38, Huantiao VB30, Yinlingquan BP9, Taixi R3 e Zhiyin B67 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page