top of page

TA5 Waiguan


Waiguan - Triplo Aquecedor 5

Passagem Externa


Ponto luo de conexão do canal do Triplo Aquecedor

Ponto de confluência com o vaso Yang de Conexão


Localização

2 cun proximal a Yangchi TA4, na depressão entre o rádio e a ulna, no lado radial dos tendões extensores comuns dos dedos.

O ponto está localizado entre o rádio e os tendões extensor comum dos dedos, próximo à borda do rádio.


Agulhamento

I. Inserção ligeiramente oblíqua em direção ao lado ulnar ou inserção oblíqua proximal ou distal em direção ao cotovelo ou punho, respectivamente, 0,5 a 1,5 cun,

II. Unidos por meio de agulhamento ao Neiguan CS6.

Cuidado: o movimento do braço ou da mão do paciente após a agulhagem neste ponto pode resultar em uma agulha torta.


Ações

Expele o vento e libera o exterior

Beneficia a cabeça e as orelhas

Abre o vaso Yang de Conexão

Limpa o calor

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Lesão por frio, calafrios e febre, sudorese com calor no exterior, doença febril.

Dor de cabeça, vento forte, vento frontal, dor de cabeça por deficiência renal, dor de cabeça unilateral, dor no vértice, dor de cabeça frontal, dor na nuca, tontura, tontura por inversão de catarro, tontura por vento, hipertensão.

Surdez, deficiência auditiva, zumbido, dor de ouvido, coceira no ouvido, vermelhidão, dor e inchaço da raiz do ouvido.

Vermelhidão, dor e inchaço dos olhos, frio e dor nos olhos, obstrução visual superficial, lacrimejamento por exposição ao vento, lacrimejamento frio.

Inchaço e dor na bochecha, rigidez da língua com dificuldade para falar, dor de dente, ulceração da boca, lábios rachados, sangramento nasal, escrófula, caxumba.

Constipação, dor abdominal, opressão e aperto no peito, dor na região costal lateral, vômito com sangue, nódulos de calor nos cinco Zang e seis Fu.

Dor no ombro e nas costas, rigidez do pescoço, dor nas costelas e região costal lateral, dormência e dor no cotovelo e braço, contração do cotovelo, flacidez do cotovelo, dor e sensação de peso no cotovelo e pulso, inchaço e vermelhidão do braço, paralisia e dormência do braço, hemiplegia, dor intensa nos dedos com incapacidade de agarrar objetos, frio, dormência e dor nas mãos e pés, tremores nas mãos, vermelhidão, inchaço e dor no tornozelo, dor dos dedos dos pés, dor nas cem juntas.


Comentários

Waiguan TA5, o ponto confluente do vaso Yang de Conexão, é o ponto distal mais importante e frequentemente usado do canal Sanjiao com ampla aplicação clínica.

O vaso Yang de Conexão, que não tem pontos próprios, liga os seis canais Yang e o Vaso Governador. Yang corresponde ao exterior enquanto Yin corresponde ao interior, e os canais Yang como um todo, portanto, relacionam-se mais com a parte externa do corpo.

De acordo com o Clássico de Dificuldades "quando o vaso Yang de Conexão estiver doente, haverá calafrios e febre severos", enquanto a Canção de Pontos para Doenças Diversas diz "use Waiguan TA5 para todo vento, frio, calor de verão e umidade patógenos, dores de cabeça e febre". No Ode do Rio Obstruído, o uso de Waiguan TA5 é referido como um dos 'oito métodos terapêuticos'. Nesta descrição da aplicação dos oito pontos confluentes dos vasos extraordinários para afetar sintomas e áreas específicas do corpo, Waiguan TA5 é indicado para lesões por frio no exterior acompanhadas de dor de cabeça. Essas referências clássicas enfatizam duas das principais aplicações do Waiguan TA5, a saber:

I. dissipar fatores patogênicos externos, e

II. tratando a dor de cabeça.

Fatores patogênicos externos atacam primeiro a porção superficial do corpo, dando origem aos sintomas típicos de calafrios e febre, e nesse estágio de progressão o princípio do tratamento é liberar o exterior. Na prática clínica atual, algumas autoridades enfatizam a capacidade especial de Waiguan TA5 para resolver vento-calor e Hegu IG4 para resolver vento-frio, enquanto outros têm a visão oposta. Isso inevitavelmente levanta a questão de quando usar Waiguan TA5 e quando usar Hegu IG4. Embora não haja uma resposta clara, vale a pena notar que enquanto Hegu IG4 é classicamente indicado para calafrios e febre acompanhados de ausência de sudorese (característica de vento-frio), a única referência a sudorese e Waiguan TA5 em fontes clássicas é 'suar com calor no exterior' (característica de vento-calor). Hegu IG4 pertence ao canal yangming que domina a porção central da face e é fortemente indicado para fatores patogênicos que dão origem a espirros e secreção nasal, enquanto Waiguan TA5 pertence ao canal do Triplo Aquecedor que atravessa a porção lateral da pescoço e é indicado para inchaço das glândulas (incluindo escrófula e caxumba).

Quando o vento e a umidade atacam o corpo, além de calafrios e febre, geralmente há dor nas articulações, e o Clássico do Dragão de Jade recomenda Waiguan TA5 para 'calafrios e febre e dor nas cem articulações'. Em termos da teoria dos quatro níveis de doenças febris, Waiguan TA5 trata predominantemente patógenos nos níveis defensivo e Qi. Em termos da teoria Sanjiao de diferenciação de febres, ela se concentra no padrão Jiao superior mais externo (Pulmão), em vez do padrão Pericárdio. Isso contrasta com os pontos de seu canal acoplado de Pericárdio, que tratam predominantemente patógenos nos níveis nutritivos e sanguíneos de acordo com a teoria dos quatro níveis, e o padrão do Pericárdio de acordo com a teoria de Sanjiao.

Além de calafrios e febre, Waiguan TA5 é indicado para vento-frio ou vento-calor que atacam os olhos e ouvidos e causam sintomas como vermelhidão, dor e inchaço, lacrimejamento, surdez e zumbido, etc.

Waiguan TA5 é classicamente indicado para muitos tipos diferentes de dor de cabeça, incluindo dores de cabeça temporais, vértices, frontais e occipitais, bem como dores de cabeça devido a deficiência renal, vento de cabeça e 'vento de trovão' (dor de cabeça forte com um som trovejante na cabeça ). A ampla ação do Waiguan TA5 em vários tipos de dor de cabeça pode ser explicada por vários fatores diferentes:

I. como dito acima, Waiguan TA5 é um ponto importante para expelir fatores patogênicos e pode ser usado no tratamento de cefaléia por penetração de vento-frio, vento-calor ou vento-umidade; II. o vaso Yang de Conexão liga todos os canais Yang (a região occipital é governada pelo Vaso Governador e canal taiyang, a região temporal pelo vaso Yang de Conexão e o canal shaoyang, e a região frontal pelo canal yangming);

III. o canal do Triplo Aquecedor se conecta especificamente com pontos importantes para dores de cabeça como Benshen VB13 até Fengchi VB20, Touwei E8 e Fengfu VG16;

IV. os canais shaoyang (Triplo Aquecedor e Vesícula Biliar) estão ligados de acordo com a teoria dos seis canais, e o canal do Triplo Aqeucedor cruza o canal da Vesícula Biliar nos pontos Tongziliao VB1, Shangguan VB3, Hanyan VB4, Xuanli VB6 e Jianjing VB21 , enquanto os canais da Vesícula Biliar e do Fígado são acoplados interior-exteriormente. Waiguan TA5 é, portanto, um ponto especialmente importante no tratamento de dores de cabeça devido à desarmonia do Fígado, especialmente quando isso dá origem a uma dor de cabeça temporal unilateral (região de shaoyang). Para este propósito, o Waiguan TA5 é frequentemente combinado com os pontos do canal da Vesícula Biliar, como Zulinqi VB41 (predominantemente para dores de cabeça devido à estagnação do Qi do Fígado, incluindo dores de cabeça pré-menstruais) e Yangfu VB38 e Xiaxi VB43 (predominantemente para dores de cabeça devido ao fogo do Fígado ou aumento do Yang do Fígado).

O canal Yang de Conexão passa atrás da orelha, enquanto o canal do Triplo Aquecedor circunda e entra na orelha.

Waiguan TA5 é, portanto, um ponto importante no tratamento de vários distúrbios do ouvido, incluindo zumbido, surdez, dor de ouvido e coceira no ouvido e, juntamente com Zhongzhu TA3, é um dos principais pontos distais no tratamento de distúrbios dessa região .

O canal do Triplo Aqeucedor pertence ao fogo e seu caminho interno passa por todos os três Jiao. De acordo com os Métodos de Acupuntura e Moxabustão do Espelho Dourado da Medicina, Waiguan TA5 resolve o nó de calor nos cinco Zang e seis Fu. Sua ação na eliminação do calor do Jiao médio e inferior se reflete em sua capacidade de tratar constipação, dor abdominal, dor na região costal lateral e vômitos, mas é especialmente eficaz no tratamento de distúrbios de calor na cabeça (inchaço e dor na região bochecha, sangramento nasal, dor de dente, ulceração da boca, lábios rachados, etc.) e limpar calor e veneno de fogo do canal Sanjiao no pescoço (escrófula e caxumba).

Waiguan TA5 também é um ponto vital no tratamento de uma ampla variedade de distúrbios do canal que afetam o ombro, braço, cotovelo, pulso, mão e dedos. A esse respeito, ele age quase como um ponto do canal yangming do Intestino Grosso da mão e é frequentemente incorporado com Jianyu IG15, Quchi IG11 e Hegu IG4 no tratamento de dores obstrução, distúrbio de atrofia e hemiplegia do membro superior. A ação do Waiguan TA5 na região do cotovelo é enfatizada no Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão, que dá indicações específicas para excesso e deficiência dos pontos de conexão luo. No caso do Waiguan TA5 são contração do cotovelo (excesso) e flacidez do cotovelo (deficiência).

Finalmente, Waiguan TA5 é o ponto de conexão luo do canal Sanjiao de onde o canal luo se eleva para convergir com o canal Pericárdio no peito. Embora isso fortaleça a relação Triplo Aquecedor-Pericárdio, com exceção da opressão e aperto no peito, não há indicações específicas dessa ligação. Na prática clínica, no entanto, os pontos Neiguan CS6 e Waiguan TA5 são frequentemente unidos por agulhamento para dor no peito que irradia para as costas.


Combinações

Dor de cabeça e olhos: Waiguan TA5 e Houxi ID3 (Moxabustão Divina).

Deficiência auditiva e surdez: Waiguan TA5 e Huizong TA7 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Deficiência auditiva e surdez: Waiguan TA5 e Tinghui VB2 (Suplementando a Vida).

Surdez: Waiguan TA5, Zhongzhu TA3, Shangyang IG1, Erheliao TA22, Tinghui VB2, Tinggong ID19, Hegu IG4 e Zhongchong CS9 (Espelho Precioso).

Surdez e zumbido: Waiguan TA5 e Tianchuang ID16 (Suplementando a Vida).

0 Dor abdominal: Waiguan TA5 e Daling CS7 (Canção do Dragão de Jade).

Dor abdominal e constipação: Waiguan TA5, Zhigou TA6 e Daling CS7 (Ode do Dragão de Jade).

Dor da região costal lateral: Waiguan TA5, Zhigou TA6 e Zhangmen F13 (Grande Compêndio).

Incapacidade de dobrar o cotovelo e os dedos: Waiguan TA5, Zhongzhu TA3, Quchi IG11 e Shousanli IG10 (Grande Compêndio).

Distúrbio de atrofia e dormência do braço: Waiguan TA5, Tianjing TA10 e Quchi IG11 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Sabre protuberâncias da axila: Waiguan TA5, Zhigou TA6, Yuanye VB22 e Zulinqi VB41 (Suplemento ilustrado).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

617 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page