top of page

R5 Shuiquan


Shuiquan - Rim 5

Ponto Nascente


Ponto xi-fenda do canal do Rim


Localização

1 cun inferior a Taixi R3 em uma depressão anterior e superior à tuberosidade do calcâneo (o local de inserção do tendão de Aquiles no calcâneo).


Agulhamento

Inserção oblíqua-perpendicular direcionada para longe do osso, 0,3 a 0,5 cun.


Ações

Regula o Vaso Penetrador e o Vaso Concepção e beneficia a menstruação


Indicações

Amenorreia, menstruação irregular, dismenorreia, menstruação atrasada com opressão e dor abaixo do coração no início da menstruação, prolapso do útero.

Visão turva, miopia, dor abdominal, dificuldade para urinar, micção gotejante.


Comentários

Shuiquan Ré o ponto xi-fenda do canal do Rim.

Os pontos xi-fenda são onde o Qi e o sangue, que fluem relativamente superficialmente ao longo dos canais dos pontos jing-poço, se reúnem e mergulham mais profundamente. Os pontos xi-fenda em geral são indicados no tratamento de quadros agudos e dores, enquanto os pontos xi-fenda dos canais Yin têm uma ação adicional de tratamento de distúrbios do sangue.

Existe uma íntima relação entre os Rins, o útero, o sangue e a menstruação. As Questões Essenciais dizem "O vaso do útero se conecta com os Rins" e "Aos quatorze anos, o tian gui amadurece, o Vaso Concepção flui e o Vaso Penetrador se enche, a menstruação vem de acordo com seus tempos, assim a concepção é possível". O desenvolvimento normal do útero e do Vaso Concepção e do Vaso Penetrador depende do funcionamento saudável dos Rins e da maturação da essência do Rim. Ao mesmo tempo, a menstruação harmoniosa depende da formação adequada de sangue no corpo, especialmente o sangue do Fígado que flui para os vasos da Concepção e Penetração para formar a menstruação.

A estreita relação entre os Rins e o sangue do Fígado foi enfatizada na Medicina Compreensiva de acordo com o Mestre Zhang, que disse "[Quando] a essência não é descarregada, ela retornará ao Fígado e se transformará em sangue puro", enquanto os próprios Rins desempenham um papel importante na formação do sangue, afirmado inequivocamente em Mecanismos das Doenças Segundo o Mestre Sha "A fonte do sangue são os Rins".

Se os Rins estiverem deficientes, a função do Vaso Concepção e do Vaso Penetrador será perturbada e a formação do sangue prejudicada. Shuiquan R5, o ponto xi-fenda do canal do Rim e, portanto, capaz de tratar distúrbios do sangue, regula o qi e o sangue nos vasos do Rim, Concepção e Penetração. É indicado para uma variedade de distúrbios menstruais, como amenorreia, menstruação irregular, dismenorreia e menstruação atrasada (com opressão e dor abaixo do coração no início da menstruação), caracterizada por deficiência (de sangue ou Qi) ou excesso (estase de sangue).


Combinações

Amenorreia com muita opressão e dor abaixo do Coração: Shuiquan R5 e Zhaohai R6 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Menstruação irregular: Shuiquan R5 e Tianshu E25 (Cem Sintomas).

Prolapso uterino: Shuiquan R5, Zhaohai R6, Shenmai B62 e Ququan F8 (Suplementando a vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page