top of page

R3 Taixi


Taixi - Rim 3

Transmissão Suprema


Ponto shu-riacho do canal do Rim

Ponto yuan-fonte do canal do Rim

Ponto Terra do canal do Rim


Localização

Na depressão entre o maléolo medial e o tendão de Aquiles, ao nível com a proeminência do maléolo medial.

Localize no centro da depressão, a meio caminho entre a proeminência do maléolo medial e a borda posterior do tendão de Aquiles.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun ou junção a Kunlun B60.


Ações

Nutre o Yin do Rim e elimina o calor de deficiência

Tonifica o Yang do Rim

Ancora o Qi e beneficia o Pulmão

Fortalece a coluna lombar


Indicações

Surdez, zumbido, dor de cabeça e tontura, dor de dente, sangramento nasal, dor de garganta, sensação de calor na boca, catarro na boca que parece cola, perda de peso e sede, doença quente com sudorese abundante, malária crônica, emagrecimento.

Tosse, tosse com sangue, tosse sem prazer em comer, pieira, dispneia, asma, dor no peito.

Insônia, sonhos excessivos, memória fraca, sensação de calor nas palmas das mãos, dor aguda no coração.

Emissão seminal, impotência, ejaculação precoce, sobrecarga sexual, menstruação irregular.

Micção frequente e abundante, enurese, calor no hipogástrio com urina amarela, distensão abdominal, defecação difícil, distúrbio de shan frio, lesões cutâneas úmidas e pruriginosas na parte interna da coxa.

Dor lombar, dor no abdome e região costal lateral, lesão por frio com inversão contracorrente das mãos e pés, frieza nos membros inferiores, dormência e dor nas pernas, inchaço e dor no tornozelo, inchaço e dor no calcanhar .


Comentários

Os Rins ocupam uma posição única entre os Zang Fu, tanto armazenando a essência Yin quanto conservando e controlando o fogo ming meng. Os Rins são, portanto, a raiz do Yin e Yang de todo o corpo. Devido a este papel fundamental, a deficiência dos Rins pode tanto causar quanto resultar da desarmonia de qualquer um dos outros Zang Fu.

O Pivot Espiritual recomenda o uso dos pontos do shu-riacho no tratamento de distúrbios do Zang, e diz "Quando os cinco zang estiverem doentes, selecione [a partir] dos doze [pontos] yuan-fonte ".

Taixi R3, o shu-riacho e o ponto yuan-fonte, é, portanto, o ponto principal do canal do Rim para tratar a desarmonia do Zang do Rim, que devido à natureza única dos Rins sempre envolve deficiência, principalmente do Yin do Rim ou Yang do Rim.

A deficiência de Yin do Rim pode afetar apenas os Rins, ou falhando em nutrir o Fígado, Coração ou Pulmão, todos os quais são alcançados pelo canal do Rim, afetando também estes Zang. A deficiência de Yin pode se manifestar de duas maneiras principais: falha em nutrir e umedecer, ou falha em conter o fogo. A arte de tratar a deficiência de Yin reside na avaliação cuidadosa da importância relativa desses dois aspectos e na ênfase apropriada em nutrir o Yin e resfriar o fogo.

Taixi R3 é o ponto principal para tratar a deficiência de Yin que afeta as áreas do corpo alcançadas pelo canal do Rim ou dominadas pelo Rim, especificamente a garganta, intestinos, cérebro, dentes e ouvidos. O canal principal do Rim sobe para a garganta e, se o calor da deficiência queimar e secar essa região, pode haver dor de garganta crônica de baixo grau, que geralmente piora com o cansaço, no final do dia e à noite. Os Rins dominam os dois Yin inferiores (ânus e uretra), e se fluidos deficientes e calor deficiente ressecam os intestinos, haverá dificuldade de defecação, ilustrada pela imagem gráfica de Wu Ju-tong no Diferenciação Sistemática dos Distúrbios de Calor "Quando os fluídos são deficientes não há água suficiente para fazer o barco se mover". O Pivot Espiritual afirma "O cérebro é o mar de medula". A essência do Rim produz medula para encher o cérebro e a medula espinhal e, nos casos em que o mar de medula é deficiente, haverá dor de cabeça e tontura. Segundo um ditado da medicina chinesa "Os dentes são o excedente dos ossos".

Se os Rins falharem em nutrir os dentes e o calor da deficiência subir para esta área, haverá dor de dente crônica acompanhada de frouxidão dos dentes. O Pivot Espiritual diz "Qi do Rim se abre nos ouvidos, quando o Rim está em harmonia, os ouvidos podem ouvir os cinco sons".

A deficiência dos Rins, portanto, pode resultar em zumbido e surdez. Em todos esses casos, o Taixi R3 é o ponto primordial para tonificar e nutrir os Rins.

A íntima relação entre o Yin do Rim e o Yin do Fígado, e a essência do Rim e o sangue do Fígado, é enfatizada no ditado "os Rins e o Fígado compartilham a mesma origem, e a declaração em Medicina Compreeensiva Segundo o Mestre Zhang "[Quando ] a essência não for descarregada ela retornará ao Fígado e se transformará em sangue claro". Taixi R3 é comumente usado em prescrições para tratar desarmonia Rim-Fígado (seja por falha da água em nutrir a madeira, ou por lesão no Rins de doença hepática prolongada) dando origem a sintomas como dor de cabeça, tontura, zumbido e surdez.

Os Rins pertencem à água e o Coração ao fogo, e ambos pertencem a shaoyin. O Coração armazena o espírito e os Rins armazenam a vontade. Quando os Rins e o Coração funcionam harmoniosamente, o fogo do Coração e a água do Rim, o espírito e a vontade, apóiam-se mutuamente. Quando o Coração e os Rins perdem a harmonia, o Yang do Coração é incapaz de descer para aquecer os Rins, e o Yin do Rim é incapaz de nutrir o Yin do Coração e conter o Fogo do Coração. Essa perda de contato entre a água e o fogo perturba o espírito e dá origem a insônia, sonhos excessivos e memória fraca, geralmente do tipo grave e crônico. Taixi R3 é um ponto importante para fortalecer os Rins e capacitá-los para apoiar o Coração.

O Pulmão é a cobertua e os Rins são a raiz.

O Pulmão desce Qi e fluidos para os Rins abaixo, os Rins ancoram o Qi e vaporizam os fluidos para umedecer o Pulmão acima. A desarmonia Rim-Pulmão geralmente se manifesta de duas maneiras principais:

I. A deficiência de Yin do Rim falha em umedecer e resfriar o Pulmão, dando origem a sintomas como respiração ofegante, tosse seca e escarro com sangue, e

II. os Rins falham em receber e ancorar o qi do Pulmão, dando origem a sintomas como dispneia, tosse e asma.

Taixi R3 é indicado em ambos os padrões de "excesso acima e deficiência abaixo" e foi especificamente recomendado por Sun Si-miao no Suplemento das Fórmulas de Mil Ducados para Tosse Renal.

Embora subdivididos em Yin do Rim e Yang do Rim, os Rins são naturalmente um Zang. Embora na prática clínica a deficiência de Yin ou Yang geralmente predomine, quando um aspecto dos Rins está deficiente, é frequente que o outro também se torne deficiente. Isso é claramente explicitado tanto pelas Questões Essenciais que afirmam "A lesão do Yin atingirá o Yang, a lesão do Yang atingirá o Yin", quanto pelas Leituras Essenciais em Medicina, que dizem "Sem Yang, o Yin não pode gerar; sem Yin, Yang não pode se transformar". É um princípio antigo de tonificar os Rins que, na deficiência de Yang do Rim, deve-se também nutrir o Yin do Rim e que, ao nutrir o Yin do Rim, deve-se também prestar atenção ao Yang do Rim. Assim, as Questões Essenciais dizem "[Para] doençasYang trate o Yin, [para] doenças Yin trate o Yang", e Zhang Jing-yue ecoa isso em sua declaração "Nutrir o Yin para ajudar o Yang é uma maneira hábil de fortalecer o Yang ". Por esta razão, quase todos os pontos de acupuntura que tonificam os Rins irão beneficiar tanto o Yin do Rim quanto o Yang do Rim. Taixi R3, o principal ponto do canal do Rim para tonificá-lo, exemplifica esse princípio.

Quando o Yang do Rim falha em aquecer o corpo e transformar os fluidos, pode haver frieza nos membros inferiores, dor nas costas e sintomas urinários, como micção frequente e abundante e incontinência. A estreita relação entre os Rins e a libido e a função sexual é evidenciada pela aplicação do Taixi R3 no tratamento da impotência, emissão seminal e atividade sexual (esgotamento geral e esgotamento devido à atividade sexual excessiva).

De acordo com as Questões Essenciais "Os Rins dominam a hibernação e são a raiz do armazenamento selado e a residência da essência; sua radiância se manifesta no cabelo e preenche os ossos". Os canais primários do Rim, que conectam o luo e os canais tendinosos sobem pela coluna, e qualquer padrão de deficiência do Rim pode levar à desnutrição dos tendões, músculos e ossos, especialmente na região lombar, a "residência" dos Rins. O Taixi R3 tem sido usado há muito tempo para o tratamento da dor lombar por deficiência renal e também é indicado para dores no calcanhar, que podem ser causadas por deficiência renal. lesão traumática ou obstrução dolorosa. No tratamento da dor no calcanhar, o Taixi R3 deve ser aplicado para obter uma sensação que irradia fortemente para a região do calcanhar.

O Vaso Penetrador e o Vaso Concepção são ambos nutridos e têm sua raiz nos Rins, e as Questões Essenciais dizem que "o vaso do útero se conecta com os Rins". Taixi R3 pode ser usado quando a deficiência do Rim leva à desarmonia desses vasos extraordinários, resultando em menstruação irregular, embora seja interessante notar que esta é uma indicação moderna e que nenhuma indicação ou combinação ginecológica aparece em nenhum dos principais textos clássicos.

Finalmente, Taixi R3 é citado na Canção das Nove Agulhas para Retorno do Yang para o tratamento do colapso do Yang caracterizado por perda de consciência, aversão ao frio, contrafluxo frio dos membros, lábios roxos etc.


Combinações

Garganta seca e calor na boca com saliva como cola: Taixi R3 e Shaoze ID1 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Inchaço do interior da garganta: Taixi R3 e Rangu R2 (Suplementando a Vida).

Inchaço da garganta: Taixi R3 e Zhongzhu TA3 (Suplementando a Vida).

Tosse com qi rebelde e agitação: Taixi R3, Zigong VC19 e Yutang VC18 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor lombar por deficiência renal: Taixi R3, Shenshu B23, Weizhong B40 e Baihuanshu B30 (Grande Compêndio).

Sonolência: Taixi R3, Dazhong R4, Shouwuli IG13, Zhaohai R6 e Erjian IG2 (Suplementando a Vida).

Sonolência: Taixi R3, Zhaohai R6, Baihui VG20, Tianjing TA10, Erjian IG2, Sanjian IG3, Lidui E45 e Ganshu B18 (Grande Compêndio).

Diarréia incessante e distúrbio disentérico: Taixi R3 e Guanyuan VC4 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Defecação difícil: Taixi R3 e Chengshan B57 (Suplementando a Vida).

Urina escura: Taixi R3, Yingu R10, Shenshu B23, Qihai VC6, Pangguangshu B28 e Guanyuan VC4 (Grande Compêndio).

Dor no pênis: Taixi R3, Yuji P10, Zhongji VC3 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Dor do tornozelo interno e externo: Taixi R3 e Kunlun B60 (canção para manter sua manga).

Paralisia da extremidade inferior: Taixi R3,

Yinlingquan BP9, Huantiao VB30, Yangfu VB38 e Zhiyin B67 (Grande Compêndio).

Vento de sapato de palha (vermelhidão, inchaço e dor na perna e no pé): Taixi R3, Kunlun B60 e Shenmai B62 (Canção do Dragão de Jade).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Komentar


bottom of page