top of page

P1 - Zhongfu


Zhongfu - Pulmão 1

Palácio do Meio


Ponto Mu frontal do Pulmão

Ponto de encontro dos canais do Pulmão e do Baço


Localização

Na face lateral do tórax, no primeiro espaço intercostal, 6 cun lateral à linha média, 1 cun inferior a Yunmen P2.

I. Peça ao paciente que estenda a mão para frente enquanto você aplica resistência na mão, para enfatizar o triângulo delto-peitoral. Primeiro localize Yunmen P2 no centro do triângulo, depois localize Zhongfu P1 no espaço intercostal aproximadamente 1 cun inferior e ligeiramente lateral a ele;

II. Para localizar o primeiro espaço intercostal, primeiro localize a cartilagem costal da segunda costela que está nivelada com o ângulo esternal e, em seguida, localize o primeiro espaço intercostal acima dela.


Agulhamento

Inserção transverso-oblíqua 0,5 a 1 cun medialmente ao longo do espaço intercostal.

Atenção: a inserção perpendicular ou oblíqua profunda apresenta um risco substancial de causar um pneumotórax.


Ações

Dissemina e descende o Qi do Pulmão e alivia a tosse e o chiado

Transforma a fleuma, elimina o calor e regula as passagens de água

Descende o Qi do Estômago


Indicações

Tosse, tosse com fleuma turva, tosse com sangue e pus, dispneia, sibilos, asma, peito cheio, dor no peito, respiração com ombros levantados, opressão do peito e dificuldade em respirar, Qi diminuído com incapacidade de deitar.

Calor no peito, aversão ao frio, calafrios e febre, sudorese.

Obstrução dolorosa na garganta, congestão nasal, inchaço da face.

Ingestão difícil, vômitos, vômitos pelo calor da vesícula biliar, ânsia de vômito, distensão abdominal.

Dor na pele, dor lombar, bócio, dor na parte superior das costas e ombro.


Comentários

Zhongfu P1 é o ponto mu frontal do Pulmão. O termo 'mu' significa reunir ou coletar, e os pontos mu frontais são onde o Qi do Zang Fu se reúne e se concentra na superfície anterior do corpo. Portanto, Zhongfu P1, como todos os pontos mu frontais, atua principalmente no Zang do Pulmão, em vez do canal do Pulmão.

De acordo com o Pivô Espiritual: "O Pulmão é a cobertura dos cinco Zang e dos seis Fu". Como o Zang superior, o Pulmão recebe, através da respiração, o Qi claro do céu (Qing Qi) da mesma forma que a cobertura de uma floresta recebe a luz e o ar essenciais para a vida. Através da inspiração, o Pulmão desce o Qi para os Rins e, através da expiração, o Pulmão dissemina o Qi para a superfície do corpo e expele o Qi residual. Diz-se, portanto, que o Pulmão domina a respiração e desce e dissemina o Qi.

Essas funções podem ser prejudicadas quando o Qi do Pulmão é deficiente ou quando o excesso de fatores patogênicos (sejam gerados internamente ou externamente) obstruem o Pulmão. O forte de Zhongfu P1 é limpar o excesso de todos os tipos do Pulmão, seja devido a fatores patogênicos externos (por exemplo, vento-frio ou vento-calor) que penetram no Pulmão, ou a desarmonia gerada internamente (por exemplo, fleuma turva ou fleuma-calor, estagnação do Qi etc.). Em todos esses casos, haverá dispneia, tosse ou sibilos e uma sensação opressiva de plenitude no peito, assim o Pivô Espiritual diz: "O Pulmão armazena o Qi ... . Esses sintomas geralmente são exacerbados ao deitar, o que coloca mais pressão na função descendente do Pulmão, além de permitir que a fleuma se acumule, assim, as Questões Essenciais dizem: "O Pulmão é a cobertura do Zang. Quando o Qi do Pulmão é abundante, o mai [pulso] é grande; quando o mai é grande, [o paciente] é incapaz de ficar deitado". De acordo com o Pivô Espiritual Pivot "O Qi do Pulmão se abre no nariz; quando o pulmão está em harmonia, o nariz distinguirá o perfumado do sujo". Zhongfu P1, embora usado principalmente para regular o Pulmão, é indicado quando os padrões do tipo excesso do Pulmão são acompanhados por distúrbios do canal pulmonar, como obstrução nasal e obstrução dolorosa da garganta.

De acordo com um ditado da medicina chinesa "O Pulmão é a fonte superior de água". O Pulmão pode ser comparado a uma tampa, por exemplo, a tampa de um bule. Quando a tampa está muito apertada, o chá não pode derramar, e quando o Pulmão na parte superior do corpo está em excesso, os fluidos permanecem acima e não são excretados abaixo. Zhongfu P1 é indicado para o inchaço agudo da face que ocorre quando o vento patogênico exterior obstrui a função do Pulmão de regular as passagens de água e os fluidos corporais descendentes.

O Pulmão e o Estômago dominam a descida, e a desarmonia de um pode afetar o outro. Se o Qi do Pulmão se acumular acima, pode influenciar negativamente a função descendente do Estômago, causando dificuldade de ingestão, vômitos, ânsia de vômito e distensão abdominal.

Por outro lado, a obstrução no Estômago pode prejudicar a função descendente do Pulmão levando a tosse, dispneia e sibilos.

O nome deste ponto 'Palácio do Meio' refere-se à origem do canal do Pulmão, que surge no Jiao médio (na região do Estômago) e desce até o Intestino Grosso antes de ascender para emergir em Zhongfu P1. Zhongfu P1, portanto, é especialmente indicado nesta dupla desarmonia do Pulmão e do Estômago. Curiosamente, Zhongfu P1 também é indicado para vômitos de calor da Vesícula Biliar, talvez refletindo a teoria dos cinco elementos de que o metal (o pulmão) é capaz de controlar a madeira (Vesícula Biliar).

De acordo com as Questões Essenciais "O Pulmão domina a pele... de todo o corpo". O Pivõ Espiritual afirma que "quando o patógeno está no Pulmão, haverá dor na pele, calafrios e febre, Qi rebelde, dispneia e sudorese". Zhongfu P1 é um dos poucos pontos de acupuntura indicados para a pele dolorida que pode comumente acompanhar doenças externas. Finalmente, as Questões Essenciais incluem Zhongfu P1 entre os oito pontos para eliminar o calor do peito (Quepen E12 bilateral, Dazhu B11, Zhongfu P1 e Fengmen B12).


Combinações:

  • Plenitude do tórax com constrição esofágica: Zhongfu P1 e Yishe B49 (Cem Sintomas).

  • Dor no peito: Zhongfu P1, Yunmen P2, Feishu B13, Qimen F14, Yinbai BP1, Hunmen B47 e Daling CS7 (Fórmulas dos Mil Ducados).

  • Inchaço da face e abdômen: Zhongfu P1, Jianshi CS5 e Hegu IG4 (Fórmulas dos Mil Ducados).

  • Enurese: Zhongfu P1, Guanmen E22 e Shenmen C7 (Fórmulas dos Mil Ducados).

  • Plenitude abdominal, falta de ar com um som de chocalho: moxa Zhongfu P1, Shanzhong VC17 e Shenque VC8 (Fórmulas dos Mil Ducados).

  • Ingestão difícil: Zhongfu P1, Kunlun B60, Chengman E20, Yuji P10 e Zhourong BP20 (Suplementação de Vida).

  • Constrição esofágica, com ingestão difícil e vômitos: Zhongfu P1 e Zhongting VC16 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Observações: imagens adaptadas de Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

1.074 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page