top of page

Os doze pontos Estrela do Céu de Ma Dan-Yang


Ma Dan-Yang, médico da dinastia Jin, foi o criador dos Onze Pontos Estrela do Céu, uma lista do que ele considerava os pontos de acupuntura mais importantes do corpo. Ele apareceu pela primeira vez impresso no Clássico do Dragão de Jade. Xu Feng, que incluiu essa música em seu trabalho Complete Collection of Acupuncture and Moxabustion, adicionou um décimo segundo ponto (Taichong F3) e esse grupo de doze pontos é hoje conhecido como os Doze Pontos Estelas do Céu de Ma Dan-Yang.

Os pontos, com indicações de Ma Dan-Yang (e no caso de Taichong F3 de Xu Feng) são:

  • Lieque P7: dor de cabeça unilateral, obstrução dolorosa do vento e dormência de todo o corpo, obstrução da fleuma na parte superior do corpo e trismo.

  • Hegu IG4: dor de cabeça, inchaço da face, malária com calafrios e febre, cárie dentária, hemorragia nasal e trincas com incapacidade de falar.

  • Quchi IG11: cotovelo dolorido, hemiplegia com incapacidade de fechar a mão, incapacidade de fazer um arco, flacidez dos tendões para que uma pessoa não possa pentear o cabelo, obstrução dolorosa na garganta como se fosse morrer, febres recorrentes, desordens da pele devido ao vento.

  • Zusanli E36: estômago frio, borborigmo e diarréia, inchaço da perna, dor no joelho e na panturrilha, lesão por frio, fraqueza, emagrecimento, infecção parasitária de todos os tipos.

  • Neiting E44: calafrio mortal nas mãos e pés, aversão a vozes, erupções cutâneas, dor de garganta, bocejos contínuos, dor de dente, malária com incapacidade de comer.

  • Tongli C5: incapacidade de falar apesar do desejo de fazê-lo, irritação e raiva, batimentos cardíacos, quando em excesso há peso dos quatro membros, a cabeça, bochechas e rosto ficam vermelhos, quando deficiente há incapacidade de comer , perda repentina de voz e um rosto sem expressão.

  • Weizhong B40: dor lombar com incapacidade de se endireitar, dor lombar intensa que irradia para as costas com dor e rigidez dos tendões e ossos, obstrução dolorosa do vento que reaparece com frequência, dificuldade em alongar e dobrar o joelho.

  • Chengshan B57: dor lombar, hemorróidas, dificuldade em defecar, Qi da perna, inchaço do joelho, cãibras e espasmos e dor com cólera, tremores.

  • Kunlun B60: cãibras na região lombar e sacro, dispneia súbita, plenitude do coração, incapacidade de andar ou mesmo dar um passo, assim que se move ele geme.

  • Huantiao VB30: vento frio e obstrução dolorosa úmida, dor irradiando do quadril para a panturrilha, suspirando de dor ao virar.

  • Yanglingquan VB34: inchaço e dormência do joelho, obstrução dolorosa pelo frio, hemiplegia, incapacidade de levantar a perna

  • Taichong F3: epilepsia, distensão da garganta e do coração, ambas as pernas incapazes de andar, os sete tipos de transtorno Shan, flacidez unilateral e inchaço do testículo, visão turva, dor lombar.


Referências bibliográficas:

Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page