top of page

ID3 Houxi


Houxi - Intestino Delgado 3

Riacho Posterior


Ponto shu-corrente do canal do Intestino Delgado

Ponto Madeira canal do Intestino Delgado

Ponto de confluência do Vaso Governador


Localização

Na borda ulnar da mão, na depressão substancial proximal à cabeça do quinto metacarpo.

Este ponto é mais fácil de localizar quando a mão é fechada em punho.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 2 cun, direcionada para Sanjian IG3.

Nota: agulha com a mão em punho frouxo, ou seja, com os ossos metacarpais no mesmo plano; isso é especialmente importante quando agulhas profundamente para o lado oposto da mão.


Ações

Beneficia o occipital, pescoço e costas

Ativa o canal e alivia a dor

Limpa o vento e o calor e trata a malária

Acalma o espírito e trata a epilepsia

Limpa o calor e beneficia os orifícios sensoriais

Regula o Vaso Governador


Indicações

Rigidez e dor no pescoço, dificuldade em virar o pescoço, dor de cabeça unilateral, dor de cabeça bilateral, dor nas costas e no ombro, dor no ombro, cotovelo e braço, contração do cotovelo, contração e dor dos dedos, dor da região lombar e joelhos, hemiplegia.

Malária, sudorese noturna, calafrios e febre, doença febril com ausência de sudorese, peito cheio, icterícia, micção escura e hesitante.

Epilepsia, mania-depressão, distúrbios do Vaso Governador.

Surdez, zumbido, obstrução visual superficial, vermelhidão e dor nos olhos, inchaço dos olhos com lacrimejo, sangramento nasal, dor de dente, inchaço da garganta e bochecha, vermelhidão, inchaço e dor de ambas as bochechas, perda da voz após insolação.


Comentários

Houxi ID3 é tanto o ponto de shu-corrente do canal do Intestino Delgado, que está acoplado interior-exteriormente ao canal do Coração, quanto o ponto de confluência do Vaso Governador. A maioria de suas ações e indicações pode ser explicada por sua relação com esses três canais. Na prática clínica, Houxi ID3 pode ser visto como tendo quatro esferas principais de ação.

Em primeiro lugar, é um ponto importante para tratar a dor, rigidez e contração ao longo de seus canais relacionados. O canal Taiyang (Intestino Delgado e Bexiga) atravessa as regiões occipital, pescoço, escápula e paravertebral, enquanto o Vaso Governador ascende ao longo da coluna vertebral do cóccix até a cabeça. Segundo o Clássico das D!culdades os pontos shu-corrente são indicados para "peso do corpo e dores nas articulações". Houxi ID3 é um ponto distal essencial no tratamento da cefaleia occipital (embora também seja usado para cefaleia unilateral e bilateral) e rigidez e dor do pescoço, seja aguda ou crônica e seja devido a fatores patogênicos externos ou desarmonia interna. Tem uma influência significativa na coluna como um todo, sendo um ponto distal importante e frequentemente utilizado para dor na parte superior da coluna e escápula, bem como no tratamento de entorse lombar aguda na linha média ou região lombar lateral. Houxi ID3 também é importante para distúrbios das articulações dos dedos, especialmente os dedos mínimo e anelar, e pode ser agulhado profundamente em direção ao Sanjian ID3 quando todos os quatro dedos são afetados. Houxi ID3 é igualmente importante no tratamento da dor e contração do braço, cotovelo e ombro.

A segunda ação principal do Houxi ID3 é dissipar a doença febril. Isso pode ser explicado pelo fato de que o canal taiyang do Intestino Delgado pertence ao fogo, o taiyang é o mais externo dos seis canais, e o Vaso Governador e governa todos os canais Yang e, portanto, a porção externa do corpo como um todo. Houxi ID3 é especialmente indicado no tratamento da malária, e para quando o ataque de vento-frio ou vento-calor patogênico exterior provoca calafrios e febre acompanhados de fortes dores no pescoço ou na coluna. Um reflexo adicional de sua ação de limpeza de calor está no tratamento da transpiração noturna, particularmente em combinação com Yinxi C6.

Na Ode do Rio Obstruído, o uso de Houxi ID3 é referido como um dos "oito métodos terapêuticos". Nesta descrição da aplicação dos oito pontos confluentes dos vasos extraordinários para afetar sintomas e áreas específicas do corpo, Houxi ID3 é indicado para doenças do Vaso Governador e para mania-depressão.

A terceira ação do Houxi ID3, portanto, é acalmar o espírito e tratar tanto a mania-depressão quanto a epilepsia.

A primeira é devida à fleuma e ao calor da fleuma que perturbam e agitam o espírito, e a segunda à perturbação do espírito e do cérebro pelo vento e fleuma patogênicos. De acordo com Sun Si-miao, o famoso médico do século "a cabeça é o líder supremo, o lugar onde o espírito do homem se concentra", enquanto no século 16, Li Shi-zhen afirmou que "o cérebro é a residência do original espírito". Uma vez que o canal do Intestino Delgado está relacionado interior-exteriormente ao Coração que armazena o espírito, e Houxi ID3 é o ponto confluente do Vaso Governante que entra no cérebro, este ponto tem sido considerado importante no tratamento da epilepsia. As Músicas Mais Preciosas que o Jade, por exemplo, recomenda-o para os cinco tipos de epilepsia.

Em quarto lugar, em comum com os pontos Shaoze ID1 e Qiangu ID2, Houxi ID3 é capaz de limpar o calor externo e interno do canal do Intestino Delgado na cabeça (especialmente os ouvidos e os olhos) e beneficiar os orifícios sensoriais .

Assim, é indicado para distúrbios como zumbido e surdez, obstrução visual superficial, vermelhidão, dor e inchaço dos olhos com lacrimejamento, sangramento nasal e dor e inchaço das bochechas.


Combinações

Rigidez do pescoço com incapacidade de virar a cabeça: Houxi ID3 e Tianyou TA16 (Suplementação de Vida).

Dor de cabeça: Houxi ID3, Tianzhu B10, Taodao VG13, Dazhu B11 e Kongzui P6 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor de cabeça e olhos: Houxi ID3 e Waiguan TA5 (Moxabustão Divina).

Dor no antebraço: Houxi ID3, Shousanli IG10 e Quchi IG11 (Suplementação de Vida).

Contração do cotovelo: Houxi ID3, Chize P5, Jianyu IG15, Xiaohai ID8, Jianshi CS5, Daling CS7 e Yuji P10 (Grande Compêndio).

Dor no ombro e nas costas: Houxi ID3, Wangu ID4, Fengmen B12, Jianjing VB21, Zhongzhu TA3, Zhigou TA6 e Weizhong B40 (Grande Compêndio).

Malária com muito calor e pouco frio: Houxi ID3, Dazhui VG14, Jianshi CS5 e Quchi IG11 (Grande Compêndio).

Malária com muito frio e pouco calor: Houxi ID3, Dazhui VG14 e Quchi IG11 (Grande Compêndio).

Sudorese noturna profusa: Houxi ID3 e Yinxi C6 (Cem Sintomas).

Os cinco tipos de epilepsia: Houxi ID3, Jiuwei VC15 e Shenmen C7 (Músicas Mais Preciosas que o Jade).

Epilepsia: Houxi ID3, Neiguan CS6, Shenmen C7, Xinshu B15 e Yinbai BP1 (Coleção Completa).

Convulsões epilépticas, andar louco, incapacidade de dormir, agitação do Coração: Houxi ID3, Zanzhu B2, Xiaohai ID8 e Qiangjian VG18 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Mania, deseja ascender a lugares altos e cantar, descarta roupas e corre por aí: Houxi ID3, Shenmen C7 e Chongyang E42 (Grande Compêndio).

Mania súbita: Houxi ID3, Jianshi CS5 e Hegu IG4 (Grande Compêndio).

Surdez: Houxi ID3, Qiangu ID2 e Pianli IG6 (Suplementação de Vida).

Sangramento nasal com respiração sufocada: Houxi ID3, Chengling VB18, Fengchi VB20, Fengmen B12 e Yixi B45 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Icterícia: Houxi ID3 e Laogong CS8 (Cem Sintomas).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page