top of page

F2 Xingjian


Xingjian - Fígado 2

Movendo-se Entre


Ponto ying-nascente do canal do Fígado

Ponto Fogo do canal do Fígado


Localização

No dorso do pé, entre o primeiro e o segundo dedo, 0,5 cun proximal à margem da membrana interdigital.


Agulhamento

0,5 a 1 cun obliquamente em direção ao calcanhar, ou inserção perpendicular 0,5 cun a 0,8 cun.


Ações

Limpa o Fogo do Fígado

Espalha o Qi do Fígado

Pacifica o Vento do Fígado

Elimina o calor e estanca o sangramento

Beneficia o Jiao inferior


Indicações

Dor de cabeça, tontura, vermelhidão e dor nos olhos, lacrimejamento, doenças oculares.

Sangramento nasal, sede, calor ardente no rosto, tez verde-escura, cor verde mortal.

Garganta com obstrução dolorosa, garganta seca com agitação e sede, sensação de aperto na garganta, gosto amargo na boca, calor no corpo.

Propensão à raiva, tristeza, propensão ao susto, fecha os olhos e não tem vontade de olhar, medo excessivo e pouca força, propensão ao medo de ver fantasmas, loucura, insônia, palpitações, epilepsia, perda de consciência, medo infantil crônico e agudo vento.

Tendões contraídos, insolação, plenitude dos quatro membros, desvio da boca, tetania, hipertensão.

Dor e coceira nos órgãos genitais, dor no pênis, ereção involuntária súbita, os sete tipos de transtorno de shan, transtorno de shan frio, disfunção urinária dolorosa, enurese, retenção de urina, dificuldade para urinar, turbidez branca, leucorréia vermelha e branca, frio ou diarréia úmida (dong), constipação, distensão abdominal.

Sangramento uterino incessante, menorragia, menstruação inibida, menstruação precoce, plenitude abdominal inferior, massas abdominais (jia) em mulheres, lactação difícil.

Tosse com sangue, vômito, dor no coração e no fígado, distensão e dor no peito e na região costal lateral, dor no peito e nas costas, dor abaixo do coração, muitos suspiros, incapacidade de recuperar o fôlego o dia todo, dificuldade em recuperando o fôlego, falta de ar.

Quatro membros contracorrem com frio, perda e sede com desejo de beber, malária, língua de flor de lótus em crianças.

Dor lombar com dificuldade em flexionar e estender as costas, inchaço do joelho, dor na face interna da perna, calor na canela, qi da perna com vermelhidão e inchaço, dor e inchaço no peito do pé.


Comentários

O Fígado, encarregado do fogo ministerial, é conhecido como o 'zang indomável' e corresponde às energias da Primavera, crescimento e vigor. Embora a função de fluxo livre do Fígado auxilie a subida e descida do Qi de todos os zang Fu, sua própria direção do Qi é para cima, daí o ditado "O Fígado governa a ascensão". Uma vez que sua atividade Yang é por natureza exuberante, feroz e forte, o Fígado torna-se facilmente superaquecido e a ascensão normal do Qi do Fígado prontamente se inflama em excesso. O Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão diz "Quando o Fígado está em excesso, reduza Xingjian F2" enquanto de acordo com o Clássico das Dificuldades 2 pontos ying-spring são indicados para 'calor no corpo'. Xingjian F2, o ying-nascente e ponto de fogo do canal do Fígado, é portanto o ponto principal neste canal, na verdade em todo o corpo, para limpar o fogo do Fígado e descer o Yang do Fígado. Tem três esferas principais de atividade: a cabeça, as emoções e o Jiao inferior.

O canal primário do Fígado sobe ao longo do pescoço e face posterior da garganta até a nasofaringe e os tecidos ao redor do olho, e então sobe pela testa para se conectar com o Baihui VG20 no vértice. Xingjian F2, conseqüentemente, é muito usado clinicamente para tratar dor de cabeça, tontura, calor ardente da face, sangramento nasal, obstrução dolorosa da garganta e garganta seca, olhos vermelhos e doloridos, lacrimejamento e outras doenças oculares devido ao fogo do fígado subindo para a cabeça, embora é interessante notar que dor de cabeça, tontura e sangramento nasal são indicações modernas e não aparecem em nenhum dos principais textos clássicos de acupuntura. Quando extremo, o fogo do Fígado ou o Yang do Fígado podem originar a agitação do vento interior, e o Xingjian F2 é usado para tratar as consequências desse desenvolvimento como epilepsia, perda de consciência, vento assustador na infância, tendões contraídos, insolação e desvio do boca.

O Pivot Espiritual diz "O Fígado armazena o sangue e o sangue é a residência da alma etérea [hun]; quando o Qi do Fígado é deficiente, há medo, quando o excesso, há raiva", enquanto as Questões Essenciais dizem "A raiva fere facilmente o Fígado ". A distribuição livre e desobstruída do Qi do Fígado está intimamente relacionada com a interação harmoniosa das sete emoções. A repressão de qualquer uma das emoções fará com que o Qi do Fígado estagne e, depois de algum tempo, se transforme em fogo. Ao mesmo tempo, a estagnação do Qi do Fígado, e ainda mais o aumento do fogo do Fígado, tornará a pessoa propensa a experimentar sentimentos de irritabilidade e raiva. No estágio de estagnação do Qi, o reconhecimento e a expressão da emoção apropriada ajudarão a liberar o Qi e dissipar a estagnação, assim Fei Bo-xiong disse: "Alegria, raiva, melancolia, ansiedade, tristeza, medo e terror são comuns a todos. Dar vazão à alegria, à raiva e à melancolia, conforme a ocasião exige, é o que significa dar vazão às emoções adequadamente. Quando o fogo do Fígado está ardendo, no entanto, é como um fogo com suprimento ilimitado de combustível, e dar vazão à raiva e à raiva não apenas falhará em dissipará o fogo, mas o alimentará e encorajará continuamente. Ao mesmo tempo, a própria raiva prejudicará o corpo e, neste estágio, a moderação da emoção excessiva e não a expressão espontânea deve ser praticada. Assim, Cao Tong da dinastia Oing recomendou em Comum Provérbios sobre Gerontologia "Diante de algo exasperante, deve-se ponderar com calma o que é mais importante, a raiva ou a saúde.

Essa comparação permitirá que a pessoa elimine gradualmente sua raiva. Yi-ru da dinastia Qing, no entanto, disse: "Das sete emoções, a raiva é a mais difícil de controlar".

O tratamento com acupuntura procura suprimir e extinguir o fogo, e Xingjian F2 é o ponto principal para subjugar o fogo ardente do Fígado, dando origem a manifestações como raiva furiosa com rosto vermelho e sensação de aperto na garganta.

O Pivot Espiritual diz que "com raiva o Qi se rebela para cima e se acumula no peito". Se o fogo do Fígado e o Qi estagnado atacarem o peito e o Pulmão, eles causarão distensão e dor, falta de ar, suspiros e dificuldade em recuperar o fôlego. Se, como é comumente observado clinicamente, o fogo do Fígado e o qi estagnado são transmitidos ao Coração, haverá dor tanto no Fígado quanto no Coração, bem como distúrbios graves do espírito, manifestando-se como transtorno de mania, insônia, palpitações, etc. padrão profundamente estabelecido de repressão da raiva, geralmente decorrente de experiências da primeira infância, então o Qi estagnado e o fogo não terão uma saída apropriada e uma pessoa pode ficar triste e chorosa. Raiva, manifesta ou oculta, não é a única emoção associada ao Fígado, no entanto, conforme enfatizado pela declaração no Pivot Espiritual de que "quando o Qi do Fígado é deficiente, há medo". O Fígado e a Vesícula Biliar são associados na cultura chinesa com determinação e coragem.

Se o Fígado é deficiente, especialmente o sangue do Fígado, ou se uma pessoa é incapaz de reconhecer sua raiva e assim abraçar seu poder e coragem, pode haver medo e susto com um sentimento de falta de força e uma tendência a fechar os olhos e ter "sem vontade de olhar.

O Fígado armazena o sangue e o canal do Fígado converge com o Vaso Concepção no abdome inferior em Qugu VC2, Zhongji VC3 e Guanyuan VC4.

O Fogo do Fígado pode facilmente transmitir para o sangue uterino e induzir fluxo selvagem e imprudente, manifestando-se como sangramento uterino incessante, menorragia e menstruação precoce. Se o calor condensar o sangue e causar estagnação, ou se a estagnação do qi do Fígado for prolongada, massas uterinas (jia) podem se formar ou pode haver menstruação inibida. A perturbação do sangue pelo fogo do Fígado também pode causar tosse com sangue e hemorragia nasal.

O canal do Fígado circunda os órgãos genitais e penetra na parte inferior do abdome, enquanto o Fígado auxilia o livre movimento do qi por todo o corpo. Se houver estagnação de Qi ou conseqüente fogo ou umidade-calor no jiao inferior, especialmente na região genital ou na Bexiga, pode haver uma variedade de sintomas, como coceira e dor nos órgãos genitais, ereção repentina involuntária, disfunção urinária dolorosa, retenção de urina, micção difícil e turva, leucorréia e distúrbio de Shan. Se a estagnação do qi ligar os intestinos, pode haver constipação. Em todos esses casos, Xingjian F2 pode ser usado.

Uma condição especial para a qual o Xingjian F2 é indicado é o sintoma de mãos e pés frios em contracorrente, onde apenas as mãos e os pés estão frios, mas o corpo está quente. Isso pode ocorrer no padrão conhecido como 'calor verdadeiro, frio falso', onde o calor contido no interior impede que o yang qi circule para os membros. Apesar do frio aparente, os demais sintomas, assim como o pulso e a língua, são indicativos de calor e constrangimento. Na prática clínica, este sintoma é frequentemente encontrado em pacientes com estagnação do Qi do Fígado ao invés de calor, onde o qi estagnado impede a circulação adequada do qi para as extremidades.

De acordo com o Pivot Espiritual "O Fígado governa os tendões", o Xingjian F2 é indicado em muitas fontes clássicas para dores na região lombar. Embora mais comumente atribuída à deficiência do Rim ou obstrução dolorosa, a estagnação do qi do Fígado ou deficiência do sangue do Fígado também pode dar origem a dor lombar devido à contração e inflexibilidade dos tendões. No entanto, a frequência com que o Xingjian F2 aparece em combinações clássicas para dor lombar aponta mais para uma aplicação empírica do que teórica.

Finalmente, o Xingjian F2 é indicado para inchaço do joelho, dor na parte interna da perna, calor nas canelas e dor e inchaço no peito do pé, e a Canção dos Pontos para Doenças Diversas diz "para dores nas pernas e nos joelhos cobiçar Xingjian F2".


Combinações

Lacrimejamento: Xingjian F2 e Shenting VG24 (Suplementando a Vida).

Cegueira noturna do Qi do fígado: Xingjian F2 e Jingming B1 (Cem Sintomas).

Garganta seca com vontade de beber: Xingjian F2 e Taichong F3 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor do Fígado e do Coração: Xingjian F2 e Taichong F3 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor do Coração com tez verde como a morte, incapacidade de recuperar o fôlego durante todo o dia, dor do Fígado e do Coração: Xingjian F2 e Taichong F3 (Clássico Sistemático).

Dor no coração: Xingjian F2 e Yinxi C6 (Suplementando a Vida).

Epilepsia do susto, caminhada louca e loucura: Xingjian F2, Jinsuo VG8, Qugu VC2 e Yingu R10 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Retenção de urina e dor no pênis: Xingjian F2 e Ququan F8 (Suplementando a Vida).

Sede severa de desperdício e distúrbio de sede: Xingjian F2 e Yongquan R1 (Cem Sintomas).

Dor lombar com incapacidade de ficar em pé por muito tempo ou se mover: Xingjian F2 e Jingmen VB25 (Clássico Sistemático).

Dor lombar que irradia para a perna: Xingjian F2, Huantiao VB30 e Fengshi VB31 (Canção dos Pontos).

Dor lombar com incapacidade de dobrar e estender: Xingjian F2, Weiyang B39, Yinmen B37, Taibai BP3 e Yinlingquan BP9 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor lombar com dificuldade de movimentação: Xingjian F2, Fengshi VB31 e Weizhong B40 (Antologia Gloriosa).

Incapacidade das pernas para sustentar o corpo: Xingjian F2 e Tianzhu B10 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page