Dicang - Estômago 4
Celeiro da Terra
Ponto de encontro dos canais do Estômago e do Intestino Grosso com o vaso Yang do Caminhar e do Vaso Concepção
Localização
0,4 cun lateral ao canto da boca.
Este ponto situa-se na continuação do sulco nasolabial; peça ao paciente para sorrir se o sulco não estiver visível.
Agulhamento
Inserção transversal para unir pontos como Jiache E6, Yingxiang IG20, Chengqiang VC24, entre outros.
Ações
Elimina o vento do rosto
Ativa o canal e alivia a dor
Indicações
Desvio da boca, dor na bochecha, neuralgia do trigêmeo, baba, vazamento de comida e bebida pela boca, dormência dos lábios e da face, dor de dente, contração dos músculos faciais, perda da fala.
Movimento incessante do globo ocular, incapacidade de fechar o olho, espasmos das pálpebras, coceira no olho, dificuldade para visualizar objetos distantes, cegueira noturna.
Distúrbio de atrofia com incapacidade de andar, inchaço da perna, incapacidade de comer.
Comentários
O clássico do século 12, o Livro Secreto de Bian, que afirma "use Dicang E4 em todos os casos em que o vento traiçoeiro entra no ouvido, boca e olho e leva ao desvio".
Dicang E4 é um importante ponto local para eliminar o vento da face e é frequentemente utilizado no tratamento de paralisia facial, seja por vento patogênico exterior ou por sequelas de insolação, principalmente quando a boca é acometida com sintomas como sialorreia e desvio. Dicang E4 também é importante no tratamento de dores faciais, como neuralgia do trigêmeo. A dor da face costuma ser diferenciada em:
I. invasão dos canais da face pelo vento e frio,
II. queima do fogo do Estômago e do Fígado, e
III. calor devido à deficiência de yin.
Devido à sua localização, Dicang E4pode ser agulhado qualquer que seja o padrão.
Para ambas as aplicações, Dicang E4 é comumente unido a pontos como Jiache E6, Quanliao ID18, Yingxiang IG20 e Chengjiang VC24 por agulhamento transversal.
O Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão recomenda agulhar o Dicang E4 esquerdo para doenças do lado direito da face e vice-versa. Este princípio de agulhamento contralateral é discutido no Pivô Espiritual que afirma "Inserção contralateral, ou seja, se a esquerda é afetada, a direita é tratada, e se a direita afetada, a esquerda é agulhada", e as Questões Essenciais que diz " Quando males invadem os canais, se o lado esquerdo estiver em excesso, a doença ocorre no lado direito, e vice-versa . Embora a prática comum enfatize agulhar o lado doente, essas declarações sublinham o importante princípio de tratar o lado saudável, onde o Qi é abundante, em casos crônicos e aqueles que envolvem grande deficiência.
É interessante notar o uso de Dicang E4 para distúrbios nas pernas, refletindo o princípio declarado no Clássico Interno do Imperador Amarelo "Quando a doença está abaixo, selecione [pontos] de cima". Enquanto o uso de pontos na parte inferior do corpo para tratar doenças da parte superior do corpo é extremamente comum, o inverso é relativamente raro. Outros exemplos são Baihui VG20 para distúrbios anais, Renzhong VG26 e Renying E9 para dor lombar e Shuaigu VB8 para vômito.
Combinações
Desvio da boca: Dicang E4 e Jiache E6 (Ode do Dragão de Jade).
Desvio da boca: Dicang E4 e Lieque P7 (Suplementação de Vida).
Desvio da boca e dos olhos: Dicang E4, Jiache E6, Renzhong VG26, Chengjiang VC24, Tinghui VB2 e Hegu IG4 (Suplemento Ilustrado).
Pernas murchas e mancas: Dicang E4 e Taiyuan P9 (Fórmulas dos Mil Ducados).
Referências bibliográficas:
Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678
Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008
Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004
Comments