top of page

E29 Guilai


Guilai - Estômago 29

Retorno


Localização

No abdome inferior, 2 cun lateral à linha média e 4 cun inferior ao umbigo, nivelado com Zhongji VC3.

A linha de 2 cun está localizada a meio caminho entre a linha média e a borda lateral palpável do músculo reto abdominal ao nível do umbigo.


Agulhamento

Inserção perpendicular 1 a 1,5 cun. Atenção: a inserção profunda pode penetrar na cavidade peritoneal em pacientes magros ou pode penetrar em uma bexiga cheia; o paciente deve, portanto, ser solicitado a esvaziar a bexiga antes de agulhar.


Ações

Aquece o Jiao inferior

Regula a menstruação e beneficia a região genital


Indicações

Amenorreia, menstruação irregular, massas uterinas (ji), prolapso uterino, inchaço, dor e constipação da vagina, infertilidade, leucorréia.

Retração dos testículos, dor no pênis, impotência, emissão seminal, micção noturna, os sete tipos de distúrbio shan, dor hipogástrica.


Comentários

O nome deste ponto 'Guilai' (Retorno) é normalmente entendido como se referindo à sua capacidade de restaurar a condição do útero e dos genitais ao normal.

De acordo com as Questões Essenciais "Qi e sangue desejam calor e não gostam de frio; quando [há] frio eles coagulam; quando [há] calor eles se dispersam e fluem". O Pivô Espiritual afirma "O sangue [vasos], nutritivo e defensivo [Qi] do homem circula sem parar, da mesma forma que as estrelas fazem na região superior e os rios na região inferior. nos canais como hóspede, o sangue coagulará; quando o sangue coagula os canais não se movem".

A ação dominante de Guilai E29 é aquecer o Jiao inferior, mais particularmente o útero nas mulheres e a região genital em homens e mulheres. O frio pode ser de natureza excessiva ou deficiente. No que diz respeito ao excesso de frio, o útero (juntamente com o Estômago, Baço e Intestinos) pertence ao grupo dos Zang Fu ou Fu extra que pode sofrer penetração direta do frio patogênico exterior (ou seja, sem sintomas e sinais iniciais de um resfriado exterior padrão como calafrios e febre, dores no corpo, etc.). A lesão do útero pelo frio pode ser devido a roupas inadequadas ou sentar em chão frio, ou ao consumo excessivo de alimentos e bebidas frias, especialmente durante a menstruação ou após o parto. O frio patogênico causa estagnação do Qi e coagulação do sangue no útero e interrompe a função dos vasos da Concepção e Penetração, dando origem a distúrbios como amenorreia, menstruação irregular, massas uterinas etc. Guilai E29 é um dos principais pontos para aquecer o útero e expulsar o frio patogênico.

No que diz respeito à deficiência de frio, Guilai E29 também é um ponto importante para o tratamento de distúrbios devido ao declínio do Yang do Rim que gera frio, dando origem a menstruação irregular, amenorreia, infertilidade etc.

A capacidade de Guilai E29 para tratar tais distúrbios deriva de sua ação de aquecer e beneficiar o útero, em vez de tonificar diretamente o Yang do Rim. Guilai E29 também é indicado para executar qi de leitão, que pode surgir quando a deficiência de Yang do Rim leva ao acúmulo de frio no Jiao inferior (ver Qichong E30).

A amenorreia pode ser devido a padrões excessivos ou deficientes (estagnação de Qi e estase de sangue, frio patogênico, estagnação de fleuma, deficiência de sangue, deficiência de rim ou patógeno de calor que consome sangue Yin). Devido à sua ação de 'retornar' a menstruação, Guilai E29 é comumente utilizado no tratamento da amenorreia devido a qualquer um desses padrões.

A região genital em homens e mulheres é igualmente suscetível ao ataque pelo frio patogênico, dando origem a uma variedade de sintomas caracterizados por dor e retração dos testículos, pênis ou vagina. Além de poder aquecer e espalhar o excesso de frio nessa região, Guilai E29 pode firmar e aquecer o jiao inferior e é usado no tratamento de distúrbios como impotência, emissão seminal, leucorréia e micção noturna devido ao declínio da ming. homens atiram.

Embora as manifestações clínicas sejam um pouco diferentes em cada uma das situações acima, a maioria será caracterizada por aversão ao frio e preferência e melhora com o calor. Como Guilai E29 é indicado principalmente para padrões de frio, é particularmente adequado para tratamento por agulhamento combinado e moxabustão.


Combinações

Testículo flácido e inchado sem dor: Guilai E29, Dadun F1 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Testículo retraído: Guilai E29 e Wushu VB27 (Suplementação de Vida).


Referências bibliográficas:

Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page