top of page

CS4 Ximen


Ximen - Pericárdio 4 (Circulação-Sexo 4)

Portão Xi-fenda


Ponto xi-fenda do canal do Pericárdio


Localização

No aspecto flexor do antebraço, 5 cun proximal a Daling CS7, na linha que conecta Daling CS7 e Quze CS3, entre os tendões do palmar longo e flexor radial do carpo.

I. Na ausência do tendão do palmar longo, localize este ponto no lado ulnar do tendão do flexor radial do carpo;

II. Divida a distância entre a dobra cubital e Daling CS7 ao meio e localize este ponto 1 cun distal a este ponto médio.


Agulhamento

Inserção perpendicular, 0,5 a 1 cun ou inserção proximal oblíqua, 1 a 1,5 cun.


Ações

Revigora o sangue e dissipa a estase

Resfria o sangue e estanca o sangramento

Acalma o espírito

Atenuação das condições agudas


Indicações

Dor no peito, dor no coração, dor no coração com vômito, vômito com sangue, tosse com sangue, sangramento nasal, cinco palmas agitadas e quentes.

Agitação, insônia, melancolia, medo e pavor das pessoas, insuficiência do Qi espiritual, epilepsia.

Malária crónica, hemorróidas crônicas.


Comentários

Ximen CS4 é o ponto xi-fenda do canal Pericárdio.

Os pontos xi-fenda são onde o Qi e o sangue, que fluem relativamente superficialmente ao longo dos canais dos pontos jing-poço, se reúnem e mergulham mais profundamente. Os pontos xi-fenda em geral são indicados no tratamento de quadros agudos e dores, enquanto os pontos xi-fenda dos canais Yin têm uma ação adicional de tratamento de distúrbios do sangue. Ximen CS4 é um ponto importante para tratar tanto a estase aguda do sangue quanto o calor no sangue.

Através de suas ações duplas de revigorar o sangue e moderar condições agudas, o Ximen CS4 é um ponto primário para tratar a estagnação do sangue no peito e no coração, causando dor aguda que pode irradiar para o pescoço, costas ou braço esquerdo, ou ser acompanhada de vômito. Seu importante papel no tratamento da dor cardíaca foi enfatizado nos clássicos e é confirmado pela prática clínica e pesquisa modernas.

Em virtude de sua capacidade de eliminar o calor do sangue e interromper o sangramento, o Ximen CS4 é indicado para sangramento quente e imprudente no Jiao superior, causando sangramento nasal e vômitos ou tosse com sangue.

O segundo grupo principal de indicações para Ximen CS4 inclui uma variedade de distúrbios mentais e emocionais, como agitação do coração, insônia, melancolia e medo e medo das pessoas. A relação entre Ximen CS4 e distúrbios emocionais é expressa através de seu efeito no sangue e no Qi do Coração. O Coração rege o sangue e abriga o espírito, havendo, portanto, uma relação recíproca entre o sangue e a perturbação do espírito. Por um lado, quando o sangue está estagnado e não flui livremente, a nutrição essencial não chegará ao Coração e a função do Coração de abrigar o espírito pode ser interrompida. Por outro lado, distúrbios emocionais podem levar à estagnação do sangue. O Pivot Espiritual afirma "... Internamente uma pessoa pode ser ferida por preocupação e raiva; quando isso ocorre, o Qi se rebelará para cima; quando o Qi se rebelar, os seis shu [pontos dos seis canais] não fluirão, o Qi quente não vai circular e internamente o sangue coagulado vai coagular e não se espalhar...". Ao resolver a estagnação do sangue, o Ximen CS4 é capaz de tratar a desarmonia emocional e resolver a estagnação do sangue do Coração resultante dela.

A estagnação do sangue no coração ocorre mais comumente como resultado da deficiência de Qi e Yang do coração. Esses padrões freqüentemente dão origem a sentimentos de medo, melancolia e um espírito diminuído, normalmente observados em pacientes após um infarto do miocárdio ou cirurgia cardíaca (cujo choque pode prejudicar ainda mais o qi do Coração). Ximen CS4 é capaz de regular o qi do coração, assim como o sangue, e é classicamente indicado para deficiência do Qi do espírito.

Finalmente, pode haver sintomas de agitação mental e emocional, bem como hemorragia, quando o calor entra nos níveis nutritivos ou sanguíneos durante uma doença febril e sobe para perturbar o espírito. Assim, o Tratado sobre Doença Febril Calor Epidêmica afirmava "Quando o sistema nutritivo é invadido pelo calor, o sangue é consumido, o espírito é perturbado e há insônia". O Ximen CS4 é capaz de acalmar o espírito nesses casos, eliminando o calor dos níveis nutritivos e sanguíneos.


Combinações

Dor no coração: Ximen CS4, Quze CS3 e Daling CS7 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor no coração com ânsia de vômito, agitação e plenitude: Ximen CS4 e Jiquan C1 (Suplementando a Vida).

Tosse com sangue: Ximen CS4 e Daling CS7 (Clássico Sistemático).

Medo e medo das pessoas, qi espiritual insuficiente: Ximen CS4 e Dazhong R4 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor no peito e região costal lateral: Ximen CS4, Dabao BP21, Sanyangluo TA8, Yangfu VB38 e Zulinqi VB41.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page