top of page

B62 Shenmai


Shenmai - Bexiga 62

Embarcação de Extensão


Ponto de confluência com o Vaso Yang do Caminhar

Ponto fantasma de Sun Si-miao


Localização

No lado lateral do pé, aproximadamente 0,5 cun abaixo da borda inferior do maléolo lateral, em uma depressão posterior aos tendões fibulares.

Localize este ponto diretamente inferior à proeminência do maléolo lateral.


Agulhamento

Inserção oblíqua dirigida inferiormente, 0,3 a 0,5 cun.


Ações

Pacifica o vento interior e expele o vento exterior

Acalma o espírito e trata a epilepsia

Beneficia a cabeça e os olhos

Abre e regula o Vaso Yang do Caminhar

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Calafrios e febre, aversão ao vento com sudorese espontânea e dor de cabeça.

Tontura de vento, vento de cabeça, dor de cabeça, dor de cabeça lateral e mediana, vento forte de trovão, opistótono, olhos fixos para cima, trismo, epilepsia, epilepsia diurna, insolação com incapacidade de falar e hemiplegia, desvio da boca, olho e face, contrafluxo de Qi.

Olhos vermelhos, dor ocular que se origina no interior pode, assim, hemorragia nasal, surdez, zumbido.

Mania-depressão, palpitações, medo do coração, insônia.

Rigidez da nuca, rigidez e dificuldade em estender as costas, obstrução dolorosa fria da região lombar e quadril, dor na região lombar e na perna, dificuldade em estender e flexionar o joelho, vermelhidão e inchaço dos o maléolo lateral, vento de sapato de palha (vermelhidão, inchaço e dor na perna e no pé).

Sangue e dor em mulheres, plenitude do peito, inchaço do pescoço e axila.


Comentários

No Ode do Rio Obstruído, o uso de Shenmai B62 é referido como um dos 'oito métodos terapêuticos'. Nesta descrição da aplicação dos oito pontos confluentes dos vasos extraordinários para afetar sintomas e áreas específicas do corpo, Shenmai B62 é indicado "para expelir frio e calor e [tratar] cabeça unilateral e generalizada vento ... ".

Shenmai B62 é tanto um ponto do canal taiyang da Bexiga quanto o ponto de confluência do Vaso Yang do Caminhar, refletido em seu nome alternativo 'Yang Qiao' (Yang do Caminhar). O canal taiyang da Bexiga (Yang supremo) atravessa a cabeça e toda a extensão das costas, a área mais Yang do corpo. Ele se conecta com o Vaso Governador nos pontos Taodao VG13, Dazhui VG14, Naohu VG17 e Baihui VG20, onde entra no cérebro. O Vaso Yang do Caminhar atravessa o lado lateral do corpo e da cabeça, conecta-se com o Canal da Vesícula Biliar em Fengchi VB20 e entra no cérebro em Fengfu VG16.

Além disso, o canal divergente da Bexiga entra no Coração. Essa rede de caminhos de canais ajuda a explicar as principais ações e indicações desse ponto.

Vento é um fator patogênico Yang caracterizado por início súbito, mudanças rápidas, movimento constante ou anormal e tendência a atacar a cabeça e as partes superior e externa do corpo. O vento pode ser de origem exterior ou interior. O canal taiyang é o mais externo dos seis canais e geralmente é o primeiro canal a ser atacado pelo vento patogênico externo. Shenmai B62 é particularmente indicado para o padrão comumente visto de ataque de vento externo (geralmente em combinação com calor ou frio) com calafrios e febre, aversão ao vento, torcicolo e dor de cabeça. O vento interior, ao contrário, surge da desarmonia interior, principalmente do Fígado. Ele avança, perturbando o cérebro e levando a sintomas como trismo, opistótono, olhos fixos para cima, desvio da boca e dos olhos, insolação e hemiplegia. A capacidade de Shenmai B62 de pacificar o vento interior e tratar tais manifestações reflete a natureza Yang extrema deste ponto e suas conexões de canal com a cabeça e o cérebro, em vez de qualquer ação no zang do Fígado. Em outras palavras, Shenmai B62 trata a manifestação do vento em vez da raiz.

Shenmai B62 (o ponto de confluência com o Vaso Yang do Caminhar) é classicamente indicado para epilepsia diurna, em contraste com Zhaohai R6 (o ponto de confluência com o Vaso Yin do Caminhar) que é classicamente indicado para epilepsia noturna. A epilepsia envolve principalmente três fatores, ou seja, agitação do vento, perturbação do coração e do cérebro e fleuma. O fato de que o canal primário da Bexiga entra no cérebro e o canal divergente da Bexiga liga-se ao Coração, combinado com a habilidade do Shenmai B62 de pacificar o vento, explica seu efeito especial na epilepsia. Sob seu nome alternativo de Guilu (Caminho Fantasma), Shenmai B62 foi incluído em um grupo conhecido como os 'treze pontos fantasmas' listados por Sun Simiao para o tratamento de epilepsia e mania. Shenmai B62 é ainda indicado para distúrbios do coração e do espírito, como palpitações, insônia e mania-depressão.

O Pivô Espiritual afirma: "Quando o canal taiyang [Bexiga] entra no cérebro, ele é dividido em Yin do Caminhar e Yang do Caminhar; é aqui que o Yin e o Yang se encontram; o Yang entra no Yin e o Yin se move para fora, para o Yang, encontrando-se no canto interno do olho. Quando o Yang é abundante, os olhos estão abertos; quando o Yin é abundante, os olhos serão fechados e "[Quando] o Qi defensivo não entra no Yin, ele frequentemente permanecerá no Yang. [Quando] permanece no Yang, então o Yang Qi estará cheio, [quando] o Yang Qi estiver cheio, o vaso de Yang do Caminhar [se tornará] abundante, [quando] não entrar no Yin, então o Yin Qi ficará deficiente e portanto, os olhos não fecharão". Essas duas citações serviram tradicionalmente para explicar melhor a capacidade do Shenmai B62 para tratar a insônia.

Shenmai B62 compartilha com outros pontos distais do canal da Bexiga a capacidade de eliminar o calor e o excesso da cabeça, seja devido a patógenos externos, excesso de fogo, ascensão de Yang ou agitação do vento. É indicado para ventos de cabeça e dores de cabeça que afetam as porções da linha média (canal da Bexiga) e lateral (vaso Yang do Caminhar) da cabeça, para tontura, sangramento nasal, surdez e zumbido e, especialmente, para distúrbios oculares, pois ambos os canais da Bexiga e a ligação dos vasos da Motilidade Yang com o canto interno.

Shenmai B62 pode ser agulhado para vários outros distúrbios que afetam tanto o canal da Bexiga quanto o vaso Yang do Caminhar, por exemplo, dor na região lombar (canal da Bexiga) e no quadril (vaso Yang do Caminhar).

Finalmente, Shenmai B62 é indicado para inchaço da axila e pescoço. Essas indicações podem ser explicadas pelo trajeto do canal tendinoso da bexiga que sobe até a axila e depois emerge na fossa supraclavicular para cruzar o pescoço.


Combinações

Vento na cabeça e dor de cabeça: Shenmai B62 e Jinmen B63 (Ode para Esclarecer Mistérios).

Vento na cabeça, tontura visual e rigidez da nuca: Shenmai B62, Shousanli IG10 e Jinmen B63 (Doenças Diversas).

Loucura: Shenmai B62 e Jiexi E41 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Epilepsia noturna: moxa Shenmai B62 e Zhaohai R6 (Antologia Gloriosa).

Frieza e dor na medula óssea: Shenmai B62, Dazhu B11, Xuanzhong VB39, Fuliu R7, Lidui E45 e Shenshu B23 (Compilação).

Dor nas pernas e região lombar: Shenmai B62, Fengshi VB31, Huantiao VB30, Weizhong B40, Kunlun B60, Yinshi E33 e Chengshan B57 (Grande Compêndio).

Doenças abaixo do tornozelo: Shenmai B62 e Zhaohai R6 (Grande Compêndio).

Inchaço da axila: Shenmai B62, Diwuhui VB42, Yangfu VB38, Weiyang B39, Tianchi CS1 e Zulinqi VB41 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page