top of page

B27 Xiachangshu



Xiaochangshu - Bexiga 27

Ponto do Intestino Delgado


Ponto shu-dorsal do Intestino Delgado


Localização

1,5 cun lateral à linha média, ao nível do primeiro forame sacral posterior.

À medida que a linha interna do canal da Bexiga nas costas desce em direção ao sacro, ela se aproxima da linha média; a medição de 1,5 cun nesta área, portanto, será relativamente mais curta;


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun.


Ações

Separa o puro do turvo

Regula os Intestinos e a Bexiga

Drena a umidade turva e limpa a umidade-calor

Regula o Qi do intestino delgado


Indicações

Diarréia, disenteria, sangue e muco nas fezes, hemorróidas, dor de hemorróidas, prisão de ventre.

Urina amarela escura, enurese, retenção de urina, dificuldade para urinar e defecar, sangue na urina, leucorréia, emissão seminal.

Dor abdominal inferior, distúrbio doloroso de Shan, dor testicular que irradia para a região lombar. Perturbação e sede, boca seca difícil de suportar, agitação do coração com falta de ar, pés inchados.


Comentários

Xiaochangshu B27 é o ponto shu-dorsal do Intestino Delgado, onde o Qi do Intestino Delgado emana do interior para a superfície do corpo. De acordo com a Introdução à Medicina por Li Ting da dinastia Ming "O Intestino Delgado separa o puro do turvo; a água entra na abertura superior da Bexiga e os resíduos entram na abertura superior do Intestino Grosso".

Esta citação enfatiza o papel do Intestino Delgado como um intermediário entre o Estômago, que 'apodrece e amadurece' alimentos sólidos e líquidos, e o Intestino Grosso e a Bexiga, que eliminam os resíduos sólidos e líquidos, respectivamente.

É o Intestino Delgado que controla esse processo de separação do puro do turvo. Embora Xiaochangshu B27 seja o ponto shu-dorsal do Intestino Delgado, sua ação clínica se estende tanto ao Intestino Grosso quanto à Bexiga.

Nos distúrbios intestinais, drena principalmente a umidade turva e elimina o calor úmido e pode ser usado no tratamento de diarreia, distúrbios disentéricos e sangue e muco nas fezes devido a esta etiologia. Xiaochangshu B27 também pode ser usado para constipação e para hemorróidas e dores associadas.

Nas afecções da Bexiga também drena a Umidade e Umidade-Calor e elimina o Calor transmitido do Coração (interior-exteriormente acoplado ao Intestino Delgado), sendo indicado no tratamento de urina amarela escura, enurese, retenção de urina, sangue no urina e agitação do coração. Seguindo o princípio de que a umidade e o calor úmido podem ser drenados do corpo através da micção, Xiaochangshu B27 também é indicado para o calor úmido que afeta outras partes do jiao inferior com sintomas como leucorréia e emissão seminal. Se o calor úmido descer para os membros inferiores, pode haver inchaço nos pés.

Finalmente, Xiaochangshu B27 pode ser usado no tratamento do padrão de dor Qi do Intestino Delgado. Esta forma de distúrbio Shan doloroso que pode surgir devido a dieta inadequada, estagnação do Qi do Fígado ou exposição ao frio, leva à obstrução na circulação do Qi no Intestino Delgado.

Seus sintomas característicos são dor abdominal baixa ou dor testicular que pode irradiar para a região lombar.


Combinações

Dificuldade para urinar e defecar, gotejamento e retenção de urina: Xiaochangshu B27 e Changqiang VG1 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Urina escura: Xiaochangshu B27, Pangguangshu B28, Wangu ID4, Baihuanshu B30 e Yanggang B48 (Suplementando a Vida).

Urina escura: Xiaochangshu B27, Yanggang B48, Wangu VB12 e Baihuanshu B30 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Borborigmos, distensão abdominal e diarreia aquosa: Xiaochangshu B27, Sanjiaoshu B22, Xialiao B34, Yishe B49 e Zhangmen F13 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Distúrbio de Shan com dor lombar: Xiaochangshu B27, Zhonglushu B29 e Baihuanshu B30 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page