top of page

B20 Pishu


Pishu - Bexiga 20

Ponto do Baço


Ponto shu-dorsal do Baço


Localização

1,5 cun lateral à borda inferior do processo espinhoso da décima primeira vértebra torácica (T11).

Localize no ponto mais alto visível dos músculos paravertebrais.


Agulhamento

Inserção oblíqua em direção à coluna vertebral, 0,5 a 1 cun, ou inserção transversal-oblíqua 1 a 1,5 cun.

Cuidado: o agulhamento perpendicular ou oblíquo longe da coluna apresenta um risco substancial de causar um pneumotórax.


Ações

Tonifica o Qi e Yang do Baço

Resolve umidade

Eleva o Qi do Baço e retém o sangue

Regula e harmoniza o Qi do Jiao médio


Indicações

Distensão e dor no abdome, distensão focal, massas abdominais (ji ju), falta de apetite, permanece magro apesar de comer muito, Qi frio do Baço, comida não digerida (nas fezes), diarreia, distúrbio disentérico, vento de medo crônico na infância, infância deficiência nutricional, distensão do tambor, sobrecarga por deficiência, icterícia, corpo amarelado com plenitude abdominal e vômitos, dor na região costal lateral.

Sangue nas fezes, sangue na urina, vômito com sangue, menorragia, hemorragia crônica, prolapso uterino.

Edema, sonolência, lassidão e peso do corpo sem vontade de mover, sem vontade de mover os quatro membros.

Malária com calafrios e febre, dor lombar, dor no ombro e nas costas, bocejos, tosse, dor na pele, urina branca e turva. espasmo clônico.


Comentários

Pishu B20 é o ponto shu-dorsal do Zang do Baço, onde o Qi do Baço emana do interior para a superfície do corpo, e como todos os pontos shu-dorsal (especialmente os do Zang) tem uma forte ação sobre regulando e tonificando seu Zang Fu correspondente no nível mais profundo.

De acordo com as Obras Completas de Ling-yue "Ming men é o mar de essência [e] sangue, o Baço é o mar de água e grãos, juntos eles são a raiz dos cinco Zang e seis Fu". A principal função do Baço é dominar o transporte e transformação dos produtos de comida e bebida. Esta atividade vital, a base do qi pós-natal do corpo, requer atividade e calor Yang contínuos e, portanto, patologicamente, o Baço sofre principalmente de deficiência de Qi e Yang. Essa tendência está subjacente a todos os padrões de desarmonia do Zang Baço.

A deficiência de Qi do Baço pode resultar de deficiência constitucional, dieta irregular, pensamento excessivo ou excesso de trabalho, exercício insuficiente ou excessivo ou doença prolongada.

A deficiência do Qi do Baço e o comprometimento da função de transporte e transformação darão origem a sintomas como lassidão, falta de apetite, diarréia com alimentos não digeridos nas fezes e comprometimento nutricional infantil, e Pishu B20 é um ponto essencial no tratamento de tais distúrbios.

Pishu B20 é especificamente indicado para o sintoma de permanecer magro apesar de comer muito. O Tratado sobre o Baço e o Estômago de Li Dong-yuan oferece uma discussão interessante sobre as várias relações possíveis entre apetite e obesidade ou magreza, dizendo

I. que se o Baço e o Estômago estiverem ambos em excesso, a ingestão de alimentos é grande e a pessoa engorda facilmente;

II. se ambos são deficientes, ou há incapacidade de comer e a pessoa é magra ou, alternativamente, a pessoa engorda facilmente (mas fraca), apesar da baixa ingestão de alimentos, sendo esta última condição devida ao acúmulo de fleuma-umidade;

III "Há também casos de magreza apesar da grande ingestão de alimentos. [Neste caso] o fogo oculto na fase Qi no Estômago resulta em grande ingestão de alimentos, enquanto o vazio do Baço leva à carne murcha.

Isso é conhecido como languidez alimentar. Shu-he disse: 'Grande ingestão de alimentos não é incompatível com músculos fracos'". explica bem isso.

O importante papel que a umidade desempenha na patologia do Baço tem sido discutido em muitos clássicos.

De acordo com as Questões Essenciais "O Baço detesta umidade', "Umidade, inchaço e plenitude pertencem ao Baço" e "Quando o Baço está doente, a umidade é gerada", enquanto as Histórias de Caso do Guia de Padrões Clínicos por Ye Tian-shi da dinastia Qing afirma "O Baço gosta de secura, enquanto o Estômago gosta de umidade".

A origem da humidade pode ser interior ou exterior.

A deficiência interior do Qi do Baço e o comprometimento da função de transporte e transformação podem dar origem a uma separação incompleta do claro e do turvo e à subseqüente formação de umidade interior. Esta umidade pode ser transportada para todas as partes do corpo em virtude da função do Baço de distribuir Qi, mas especialmente para as partes inferiores, já que 'a natureza da umidade é pesada e turva'. Alternativamente, se umidade externa ou umidade-calor atacarem o corpo, especialmente em casos de deficiência subjacente do Baço, a função do Baço pode ser rapidamente comprometida. A umidade dá origem a sintomas como peso do corpo, lassidão, sonolência, diarréia, distúrbio disentérico, icterícia yin e edema. Pishu B20 é um ponto essencial tanto para tonificar o qi do Baço quanto para resolver a umidade, seja de origem interna ou externa.

Dois outros padrões que podem se desenvolver a partir da deficiência de Qi do Baço são

I. falha do Baço em reter o sangue, e

II. afundamento do Qi do Baço.

De acordo com o Tratado sobre Distúrbios do Sangue "Quando o Yang do Baço está deficiente, ele é incapaz de reunir o sangue", enquanto o Suplemento das Fórmulas dos Mil Ducados afirma "O Baço coleta o sangue, quando o Baço está deficiente, ele é incapaz de unir o sangue". Parte da função do baço de controlar o sangue é reter o sangue nos vasos. A fraqueza desta função levará à hemorragia em qualquer parte do corpo, dando origem a indícios como sangue na urina ou nas fezes, menorragia, vômito de sangue e, de fato, qualquer tipo de hemorragia crônica. Quando a função do Baço de aumentar o qi é prejudicada, pode haver afundamento ou prolapso do útero. Pishu B20, através de sua ação de tonificar e, portanto, elevar o Qi do Baço, é capaz de tratar ambas as condições.

Um outro sintoma importante da desarmonia do Baço é a estagnação no Jiao médio, manifestando-se como plenitude abdominal, distensão e dor, ou dor na região costal lateral. Existem três causas principais dessa desarmonia:

I. A deficiência de Qi do Baço leva à circulação prejudicada do qi, e o princípio do tratamento aqui é tonificar e fazer circular o Qi,

II. a formação e retenção de umidade no Jiao médio pode obstruir a circulação do Qi, e o princípio do tratamento neste caso é resolver a umidade e circular o Qi,

III. Desarmonia do Fígado-Baço, devido ao excesso do Fígado que superage no Baço, ou deficiência do Baço que falha em conter o Qi agressivo normal do Fígado.

O Qi agressivo do Fígado prejudica a função de transporte e transformação do Baço, levando à estagnação. O princípio do tratamento neste caso é harmonizar o Fígado e o Baço. Em todos esses padrões, Pishu B20 é um ponto primário.

Uma forma particular de estagnação abdominal para a qual o Pishu B20 é indicado é conhecida como distensão focal. Isso é caracterizado principalmente por uma sensação de bloqueio e distensão graves, ou pelo aparecimento de um inchaço como uma tigela virada para cima. É uma das conhecidas como as 'cinco acumulações' e pertence ao Baço.

Uma vez que Pishu B20 tonifica o Baço e regula o jiao médio, também pode ser usado para tratar a desarmonia dupla comumente encontrada do Estômago e do Baço com distensão do epigástrio e abdômen, náuseas e vômitos e diarreia.

Finalmente, o Suplemento Ilustrado ao Clássico das Categorias afirma que Pishu B20 é um dos cinco pontos (Feishu B13, Xinshu B15, Ganshu B18, Pishu B20 e Shenshu B23) que "drenam calor dos cinco Zang".


Combinações

Deficiência do Baço com alimentos não digeridos (nas fezes): Pishu B20 e Pangguangshu B28 (Cem Sintomas).

Come muito, mas permanece magro: Pishu B20 e Weishu B21 (Grande Compêndio).

Dor abdominal sem prazer em comer: Pishu B20 e Weishu B21 (Suplementando a Vida).

Tristeza Abaixo do Coração: Pishu B20 e Tinggong ID19 (Cem Sintomas).

Vômito de sangue e sangramento externo espontâneo: Pishu B20, Yinbai BP1, Ganshu B18 e Shangwan VC13 (Grande Compêndio).

Perda de uso dos quatro membros: Pishu B20, Jiquan C1 e Riyue VB24 (Suplementando a Vida).

Dor aguda em ambas as regiões costais laterais: Pishu B20, Ganshu B18 e Zhishi B52 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004


293 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page