top of page

B19 Danshu


Danshu - Bexiga 19

Ponto da Vesícula Biliar


Ponto shu-dorsal da Vesícula biliar


Localização

1,5 cun lateral à borda inferior do processo espinhoso da décima vértebra torácica (T10).

Localize no ponto mais alto visível dos músculos paravertebrais.


Agulhamento

Inserção oblíqua em direção à coluna vertebral, 0,5 a 1 cun, ou inserção transversal-oblíqua 1 a 1,5 cun.

Cuidado: o agulhamento perpendicular ou oblíquo longe da coluna apresenta um risco substancial de causar um pneumotórax.


Ações

Limpa o calor úmido do Fígado e da Vesícula Biliar

Limpa os fatores patogênicos do shaoyang

Tonifica e regula o Qi da Vesícula Biliar

Tonifica a deficiência


Indicações

Icterícia, olhos amarelos, gosto amargo na boca com língua seca, distensão e dor no peito e na lateral da região costal com incapacidade de virar, vômito, ingestão difícil, ânsia de vômito seca.

Palpitações de susto com sono inquieto, insônia.

Febre de sobrecarga óssea fumegante, febre, secura e dor de garganta, calafrios com ausência de sudorese, inchaço da axila, dor de cabeça.


Comentários

Danshu B19 é o ponto shu-dorsal do Fu da Vesícula Biliar, onde o Qi da Vesícula Biliar emana do interior para a superfície do corpo. É um ponto importante para limpar a umidade-calor da Vesícula Biliar e do Fígado que dá origem aos sintomas clássicos de icterícia com olhos amarelados, vômitos, distensão da região costal lateral e gosto amargo na boca. Umidade-calor na Vesícula Biliar e no Fígado pode surgir das seguintes formas:

I. a estagnação do Qi do Fígado gera calor e invade o Baço, suprimindo sua função de transporte e transformação e levando à formação de umidade,

II. A deficiência do baço leva à falha de sua função de transporte e transformação e subsequente formação de umidade que estagna e fermenta com o tempo e se transforma em calor úmido ou se combina com o calor estagnado do fígado pré-existente,

III. invasão de humidade-calor exterior,

IV. consumo de alimentos contaminados ou consumo excessivo de alimentos gordurosos, ricos ou picantes e álcool. Em todos os casos, o calor úmido prejudica a função da vesícula biliar de secretar bile, e qualquer que seja a etiologia, Danshu B19 é indicado.

De acordo com o Pivot Espiritual e as Questões Essenciais, "Taiyang é a abertura, yangming é o fechamento e shaoyang é o pivô". No Tratado Sobre as Lesões Causadas pelo Frio, de Zhang Zhong-jing, o padrão shaoyang denota o estágio em que o patógeno é "meio externo, meio interno".

Em outras palavras, o fator patogênico reside entre os níveis taiyang (exterior) e yangming (interior) e, nesse sentido, shaoyang é o pivô ou dobradiça entre o exterior e o interior. Quando o fator patogênico interrompe a função da Vesícula Biliar, dá origem à estagnação do Qi, comprometimento da função descendente do Estômago e aumento do calor da Vesícula Biliar. As manifestações clínicas do padrão shaoyang incluem febre e calafrios alternados, garganta seca, visão turva, gosto amargo na boca, plenitude e distensão do peito e da região costal lateral, além de vômitos e náuseas. Todos, exceto o primeiro desses sintomas, são indicações clássicas para Danshu B19.

De acordo com a teoria dos cinco elementos, a madeira é a mãe do fogo, e os distúrbios da madeira do Fígado ou da Vesícula Biliar podem coexistir ou ser transmitidos ao Coração que pertence ao fogo. No caso da Vesícula Biliar, existem dois padrões principais de desarmonia que podem originar distúrbios do Coração e do espírito:

I. Deficiência de Qi da Vesícula Biliar e

II. Calor-úmido da Vesícula Biliar combinado com Calor-fleuma do Estômago.

De acordo com as Questões Essenciais "a Vesícula Biliar é o funcionário correto de onde emana o julgamento".

Se houver susto súbito, ruído ou choque incomum ou abrupto, ou medo e susto contínuos, seja nos anos de formação da infância ou na idade adulta, o qi da Vesícula Biliar será prejudicado, causando palpitações, sono inquieto ou insônia , incapacidade de dormir sozinho, inquietação mental, suscetibilidade à timidez e ao medo e indecisão.

O Qi da Vesícula Biliar só pode ser danificado, entretanto, quando o Qi do Coração também estiver fraco. Isso foi enfatizado em Atingindo a Longevidade pela Preservação da Fonte, o clássico do século 17 de Gong Ting-xin, que disse "Suscetibilidade ao medo... Vesícula Biliar", e as Leituras Essenciais da Tradição Médica que explicam "Quando o Qi do Coração e da Vesícula Biliar é forte, o medo súbito e o perigo não causarão doenças. No entanto, se o qi for deficiente, será prejudicial".

No caso de umidade-calor da Vesícula Biliar combinada com Calor-fleuma do Estômago, pode haver insônia, palpitações e ansiedade acompanhadas de gosto amargo na boca, vômitos, distensão e dor no peito e na região costal lateral. No tratamento de ambos os padrões, Danshu B19 forma uma parte importante da prescrição de pontos.

Finalmente, Geshu B17 e Danshu B19 bilaterais são conhecidos como as 'quatro flores', indicados para febre das marés.


Combinações:

Olhos amarelos: Danshu B19 e Yanggang B48 (Cem Sintomas).

Olhos amarelos: Danshu B19, Naohu VG17, Yishe B49 e Yanggang B48 (Suplementando a Vida).

Dor na região costal lateral: Danshu B19 e Zhangmen F13 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Difícil ingestão: Danshu B19, Zigong VC19 e Zhongting VC16 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Boca seca e língua de difícil ingestão: Danshu B19, Shangyang IG1 e Xiaochangshu B27 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Palpitações por susto: Danshu B19 e Yangxi IG5 (Moxabustão Divina).

"Quando uma pessoa é frequentemente indecisa, a Vesícula Biliar está deficiente. O Qi fluirá para cima, dando origem a um gosto amargo na boca. Para tratar isso, use o mu frontal e o shu posterior da Vesícula Biliar" [i.e. Riyue VB24 e Danshu B19 (Questões Essenciais).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page