top of page

B15 Xinshu


Xinshu - Bexiga 15

Ponto do Coração

Ponto shu-dorsal do Coração


Localização

1,5 cun lateral à borda inferior do processo espinhoso da quinta vértebra torácica (T5).

Localize no ponto mais alto visível dos músculos paravertebrais.


Agulhamento

Inserção oblíqua em direção à coluna vertebral, 0,5 a 1 cun, ou inserção transversal-oblíqua 1 a 1,5 cun.

Cuidado: o agulhamento perpendicular ou oblíquo longe da coluna apresenta um risco substancial de causar um pneumotórax.


Ações

Tonifica e nutre o Coração

Regula o Qi do Coração

Acalma o espírito

Desvincula o peito e resolve a estagnação do sangue

Limpa o fogo do coração


Indicações

Dor no coração, opressão no peito com inquietação, dor no peito estendendo-se para as costas, sensação de preocupação e opressão no peito com incapacidade de recuperar o fôlego, palpitações, palpitações de medo, pulso irregular, deficiência de Qi do Coração em crianças.

Memória fraca, ansiedade, choro de tristeza, medo e cautela com deficiência cardíaca, insônia, sonhos excessivos, desorientação, atraso no desenvolvimento da fala, mania-depressão, epilepsia, demência, caminhada louca, emissão seminal.

Tosse, tosse com sangue, vômito, vômito com sangue, distensão abdominal, dificuldade para engolir, sudorese noturna, vermelhidão dos lábios acompanhada de sudorese.

Falta de força na raiz da língua, lacrimejamento, dor ocular, insolação, hemiplegia, icterícia, sangramento nasal, turbidez branca.


Comentários

Xinshu B15 é o ponto shi-dorsal do Coração, onde o Qi do Coração emana do interior para a superfície do corpo, e em comum com todos os pontos shu-dorsais (especialmente os do Zang Yin) Xinshu B15 tem forte ação na regulação e tonificação de seu Zang Fu correspondente no nível mais profundo. É usado igualmente para tonificar a deficiência (o Coração é o único entre os Zang Fu que geralmente sofre de todos os quatro tipos principais de deficiência: sangue, Yin, Qi e Yang) e para resolver o excesso de fatores patogênicos, como estagnação do sangue, fogo e obstrução por mucosidade.

De acordo com as Questões Essenciais "O Coração é o monarca do qual o espírito emana' e "O Coração armazena o espírito". Como o armazenamento é uma função Yin, é principalmente o sangue do Coração e o Yin que têm a função de nutrir o Coração e fornecendo a base material para o Coração abrigar o espírito. A deficiência de sangue e Yin do Coração pode se originar de causas físicas, como perda de sangue, doença crônica e excesso de trabalho, ou de causas emocionais. Fei Bo-xiong disse: "As sete emoções prejudicam os cinco órgãos Yin seletivamente, mas todos eles afetam o Coração". De acordo com as Questões Essenciais "O Coração armazena o espírito... quando o espírito é insuficiente, há tristeza". Quando o sangue do Coração ou Yin são deficientes, o espírito desnutrido e desenraizado perde sua harmonia e torna-se inquieto e inquieto, resultando em sintomas como ansiedade, memória fraca, medo, insônia, sonhos excessivos e choro de tristeza. a Tradição Médica "Aquilo que é armazenado pelo Coração internamente é sangue, externamente é emitido como suor; suor é o fluido do Coração". Xinshu B15 também é indicado para suor noturno devido à deficiência de sangue do Coração ou Yin do Coração e, portanto, é ideal para tratar o padrão comumente encontrado de sonho excessivo, ou acordar com ansiedade, acompanhado de sudorese.

O Coração controla o pulso, e quando o qi do coração é deficiente e incapaz de regular o sangue, pode haver palpitações ou pulso irregular, especialmente se o sangue do Coração também estiver deficiente. Neste último caso, é mais provável que as palpitações sejam acompanhadas de ansiedade, em contraste com as palpitações causadas puramente por deficiência de qi, que geralmente não estão relacionadas a alterações emocionais. De fato, palpitações podem acompanhar qualquer padrão de desarmonia do Coração, seja excesso ou deficiência, e em todos esses casos o Xinshu B15 pode ser selecionado.

As referências à relação entre o Coração, o sangue e seus vasos abundam nos clássicos. As Questões Essenciais dizem que "Todo sangue pertence ao Coração", "O Coração domina os vasos sanguíneos de todo o corpo" e "O Coração armazena o Qi dos vasos sanguíneos". O Clássico das Categorias afirma "Os vasos são os caminhos do qi do sangue, o movimento dos vasos depende do Qi", enquanto no Pivot Espiritual diz "Quando o Qi do canal shaoyin da mão se esgota, os vasos não estão abertos , assim o sangue não fluirá; quando o sangue não fluir, a circulação acabará por parar... e o sangue morrerá". Todas as declarações acima enfatizam a estreita relação entre a circulação do sangue e o Qi e o Yang do Coração. Clinicamente, essa relação se manifesta mais claramente na região do tórax. Quando o Yang do Coração é deficiente e incapaz de circular o sangue no peito e no Coração, pode haver consequente estagnação do sangue do Coração, causando dor e opressão. Na prática clínica, este padrão é muitas vezes complicado pela deficiência de Qi, sangue ou Yin, ou estagnação de Qi ou fleuma. Seja qual for o padrão, Xinshu B15 é um ponto essencial.

A ação do Xinshu B15 no tratamento da estase sanguínea reflete sua capacidade de tratar padrões de deficiência e excesso do Coração com igual efeito. De acordo com uma série de clássicos, é um ponto importante para limpar o calor do tipo excesso ou deficiência do Coração. O efeito de limpeza de calor de Xinshu B15 se estende ao tratamento de sangramento, e quando o fogo do Coração fere os vasos sanguíneos do Pulmão ou Estômago, pode haver tosse ou vômito de sangue. Uma explicação diferente desses sintomas é oferecida pela Investigation Nos Pontos Ao Longo dos Canais, que diz que Xinshu B15 é indicado para "Sangue do Coração incapaz de entrar no Fígado; na parte superior, há movimento selvagem, na parte inferior, há sangue nas fezes".

A ação de limpeza de calor de Xinshu B15 encontra sua expressão mais importante no tratamento de distúrbios psicoemocionais do tipo excesso. Quando o fogo do Coração fica fora de controle, ele agita e excita o espírito, levando a sintomas como insônia severa e sonhos excessivos.

Quando o fogo do Coração se combina com a fleuma e obstrui os portais do Coração, haverá graves desordens do espírito, como epilepsia, demência, loucura e mania-depressão.

A ação de limpeza de calor de Xinshu B15 se estende além do próprio Coração, e o Suplemento Ilustrado ao Clássico das Categorias afirma que Xinshu B15 é um dos cinco pontos (Feishu B13, Xinshu B15, Ganshu B18 , Pishu B20 e Shenshu B23) que "drenam o calor dos cinco Zang".

A emissão seminal pode se apresentar em vários padrões diferentes e é amplamente diferenciada em emissão seminal acompanhada de sonhos e emissão seminal sem sonhos. A emissão seminal com sonhos pode ser devido ao fogo do coração, deficiência do coração e do baço, deficiência do coração e do rim, fogo ministerial ou calor úmido. Mesmo nos casos em que o Coração não está diretamente envolvido, porém, se a emissão seminal for acompanhada de sonhos eróticos, o Xinshu B15 é indicado.

Finalmente, em comum com a maioria dos pontos shu-dorsais do Yin, o Xinshu B15 é capaz de tratar os tecidos e órgãos dos sentidos associados ao seu Zang correspondente. A língua é o 'broto' do Coração e o Xinshu B15 é indicado para o desenvolvimento lento da fala em crianças e falta de força na raiz da língua. Xinshu B15 também é indicado para lacrimejamento e dor ocular. Essas indicações, entretanto, refletem distúrbio do canal do coração, e não do Zang do Coração.


Combinações

Chorando de dor: Xinshu B15, Shenmen C7, Jiexi E41 e Daling CS7 (Suplementando a Vida).

Tristeza, ansiedade e desorientação: Xinshu B15, Tianjing TA10 e Shendao VG11 (Suplementando a Vida).

Desorientação do coração: Xinshu B15, Tianjing TA10 e Juque VC14 (Grande Compêndio).

Demência: Xinshu B15, Shenmen C7, Shaoshang P11 e Yongquan R1 (Grande Compêndio).

Epilepsia: Xinshu B15, Neiguan CS6, Houxi ID2, Shenmen C7 e Yinbai BP1 (Coleção Completa).

Agitação do Coração: Xinshu B15 e Juque VC14 (Suplementando a Vida).

Tossindo e cuspindo sangue: Xinshu B15, Ganshu B18, Quepen E12, Juque VC14 e Jiuwei VC15 (Suplementando a Vida).

Fraqueza dos Rins e região lombar acompanhada de emissão seminal: Xinshu B15 e Shenshu B23 (Ode do Dragão de Jade).

Depressão no peito: Xinshu B15 e Dazhu B11 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page