top of page

B1 Jingming


Jingming - Bexiga 1

Olhos brilhantes


Ponto de encontro dos canais da Bexiga, Intestino Delgado, Estômago, Vesícula Biliar e Triplo Aquecedor com os Vasos Governador, Yin do Caminhar e Yang do Caminhar


Localização

0,1 cun medial e superior ao canto interno do olho, perto da borda medial da órbita.


Agulhamento

I. Inserção perpendicular 0,2 a 0,3 cun;

II. Cuidado: o seguinte método de agulhamento não deve ser tentado por pessoas que não tiveram supervisão clínica apropriada: peça ao paciente para fechar os olhos e direcioná-los o mais longe possível para o lado que está sendo agulhado, ou seja, quando o agulhamento for esquerdo Jingming B1 , o paciente deve olhar para a esquerda e vice-versa. Com o dedo indicador de uma das mãos, empurre suavemente o globo ocular para o lado lateral e segure-o firmemente.

Insira a agulha lentamente perpendicularmente com a outra mão, sem levantar, empurrar ou girar a uma profundidade de 0,5 a 1 cun. Imediatamente após a retirada da agulha, pressione firmemente com uma bola de algodão por cerca de um minuto para evitar hematomas.

Nota: de acordo com vários textos clássicos e modernos, este ponto é contra-indicado à moxabustão.


Ações

Beneficia os olhos

Expele o vento e elimina o calor


Indicações

Vermelhidão, inchaço e dor nos olhos, lacrimejamento quando exposto ao vento, vermelhidão e coceira no canto interno do olho, visão turva, visão turva, cegueira noturna, fotofobia, daltonismo, tontura visual, miopia, obstrução visual superficial, aversão a frio com dor de cabeça.


Comentários

Jingming B1 (Olhos Brilhantes) é o ponto de encontro de todos os canais Yang (exceto o Intestino Grosso) e os Vasos Governador, Yang do Caminhar e Yin do Caminhar. Embora a patologia das doenças oculares seja complexa e variada, elas podem ser resumidas como devidas a

I. fatores patogênicos externos (principalmente vento e calor), ou

II. a padrões de deficiência ou excesso de desarmonia interior. Yang governa o exterior e, devido à sua localização e ao fato de que a maioria dos canais Yang se encontram neste ponto, Jingming BL1 é o principal ponto local para o tratamento de praticamente qualquer doença ocular de origem externa.

Era tradicionalmente indicado para vermelhidão, inchaço, dor, lacrimejamento, coceira e visão turva. Da mesma forma, Jingming B1 é um ponto local essencial para o tratamento de doenças oculares devido à desarmonia interior, seja qual for a patologia, e foi tradicionalmente indicado para cegueira noturna, fotofobia, visão turva, tontura visual etc., e nos tempos modernos para glaucoma , atrofia do nervo óptico, pterígio, astigmatismo, neurite óptica, hemorragia retiniana e catarata precoce.


Combinações

Cegueira noturna do Qi do Fígado: Jingming B1 e Xingjian F2 (Cem Sintomas).

Vermelhidão, inchaço e dor insuportável em ambos os olhos com fotofobia: agulha Jingming B1 e Yuwei (Extra) e sangrar Taiyang (Ex-HN5) (Canção do Dragão de Jade).

Quando Jingming B1 for ineficaz no tratamento de doenças oculares, combine-o com Hegu IG4 e Guangming VB37 (Ode of Xi-hung).

Lacrimejamento na exposição ao vento: Jingming B1, Touwei E8, Fengchi VB20 e Toulinqi VB15 (Grande Compêndio).

Obstrução visual superficial: Jingming B1, Hegu IG4 e Sibai E2 (Grande Compêndio).

Obstrução ocular interna: Jingming B1, Tongziliao VB1, Hegu IG4 e Zulinqi VB41 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page