Videira


O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.


A videira é uma planta tronco torcido, caules nodosos e flexíveis, folhas alternadas, pecioladas, grandes e divididas em cinco lóbulos pontiagudos, flores esverdeadas em cachos, e cujo fruto é a uva. Originária da Ásia, é cultivada em todas as regiões temperadas. A uva é uma das frutas com maior teor de antioxidantes naturais, principalmente as variedades de cor escura.


Nome científico: Vitis vinifera.

Nomes comuns: videira, vinha, cepa, parreira, vide.

Parte da planta utilizada: sementes, folhas.

Composição: antocianina, polifenol.

Ação farmacológica: adstringente, venotônico, antioxidante.

Indicações: hemorróidas, varizes, blefarite.

Contraindicações: alergia a algum dos seus componentes.


Modo de emprego:

Uso interno: aqueça 1/4 litro de água até ferver e despeje sobre 2 colheres de chá de cipó e deixe em infusão por 10 minutos. Tome 3 xícaras por dia após cada refeição.

Uso externo: forma de cremes que contêm compostos da videira.


Alguns estudos sugerem benefícios do uso da videira para melhora do perfil antropomético e dos marcadores inflamatórios em pacientes com sobrepeso ou obesidade, e pode reduzir a agregação plaquetária.


#fitoterapia #videira #uva #medicinatradicional #medicinaintegrativa #saudeintegrativa #plantasmedicinais

Referência bibliográfica:

Bazán-Salinas IL, Matías-Pérez D, Pérez-Campos E, Pérez-Campos Mayoral L, García-Montalvo IA.Reduction of Platelet Aggregation From Ingestion of Oleic and Linoleic Acids Found in Vitis vinifera and Arachis hypogaea Oils. Am J Ther. 2016 Nov/Dec;23(6):e1315-e1319. doi: 10.1097/MJT.0000000000000185.

López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017

Parandoosh M, Yousefi R, Khorsandi H, Nikpayam O, Saidpour A, Babaei H. The effects of grape seed extract (Vitis vinifera) supplement on inflammatory markers, neuropeptide Y, anthropometric measures, and appetite in obese or overweight individuals: A randomized clinical trial. Phytother Res. 2020 Feb;34(2):379-387. doi: 10.1002/ptr.6529. Epub 2019 Nov 11.










zaragatona


O psyllium é uma planta pertencente à família Plantago, cuja maioria possui reconhecido efeito laxante e favorece o trânsito intestinal. A parte utilizada é a semente da planta, que tem uma capacidade extraordinária de absorver líquidos. A celulose, por não ser digerida pelo sistema digestivo humano, aumenta muito o tamanho das fezes, auxiliando em casos de prisão de ventre e eliminando as toxinas acumuladas de forma muito eficaz.


Nome científico: Plantago afra L.


Nomes comuns: Erva daninha da pulga, Plantain do cão, Pomes.


Partes da planta utilizadas: Sementes.


Composição: Mucilagens, proteínas, gorduras.


Ação farmacológica: Laxante, antidiarreico, emoliente.


Indicações: Constipação, hemorróidas, fissura anal, diabetes, hiperglicemia.


Contra-indicações: Obstrução intestinal.


Como usar: Coloque uma colher de chá de psyllium em um copo grande de porcelana cheio de água. Deixe de um dia para o outro de molho. De manhã, mexa um pouco a mistura e se a temperatura ambiente estiver muito fria (inverno), aqueça por 1 minuto no micro-ondas. Beba de um gole, sem mastigar as sementes.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo