Verbasco


O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.


O verbasco é uma planta que está distribuída em todo o mundo, exceto na Oceania. Ele se adapta melhor às terras secas e aos vales não cultivados, encostas e estradas. É uma planta que atinge de 1,5 a 2 metros de altura. Suas folhas grandes têm cabelos aveludados. Na época de floração apresenta flores amarelas vistosas, que são a parte utilizada em fitoterapia e para uso medicinal. Tradicionalmente, o verbasco tem sido usado para problemas respiratórios.


Nome científico: Verbascum thapsus.

Nomes comuns: verbasco, barbasco, tipo, pavio, vela-de-bruxa.

Parte da planta usada: flores.

Composição:saponina, fenol, polissacarídeos.

Ação farmacológica: antiviral, antitússico, expectorante.

Indicações: gripe, asma, faringite, bronquite.

Contra-indicações: alergia a algum dos seus componentes.

Advertências: pode ter efeito laxante em indivíduos sensíveis.


Modo de uso: ferver um copo de água e adicionar uma colher de chá de verbasco. Deixar repousar 5 a 10 minutos e coe. Tomar 2 a 3 xícaras por dia antes das refeições.


Um estudo mostrou que o verbasco pode ser útil para auxiliar a cicatrização da episiotomia em mulheres.


#fitoterapia #verbasco #medicinatradicional #medicinaintegrativa #saudeintegrativa #plantasmedicinais


Referência bibliográfica:

  1. López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017

  2. Taleb S, Saeedi M. The effect of the Verbascum Thapsus on episiotomy wound healing in nulliparous women: a randomized controlled trial. BMC Complement Med Ther 2021 Jun 8;21(1):166. doi: 10.1186/s12906-021-03339-6.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo