Secagem e conservação das plantas medicinais


A secagem das plantas medicinais dependende de qual parte vai ser utilizada.


Flores, folhas ou plantas inteiras

As flores, as folhas ou as plantas inteiras devem ser amarradas em um buquê e penduradas de cabeça para baixo em um varal. O local deve ter boa ventilação e estar à sombra. É importante deixar secar por 3 a 4 semanas.


Raízes, casca e frutos

As raízes, as cascas e os frutos podem ser colocados em recipientes com uma malha metálica ou com tecido em algodão. As raízes são cortadas em fatias, as cascas podem ser deixadas em pedaçoes pequenos e os frutos são deixados inteiros. É importante deixar por um mês em um local ventilado e sombreado.


Após a secagem das plantas medicinais, elas devem ser armazedas em um local limpo e seco, como potes de vidro de geléia ou algo similar.

A planta seca deve ser introduzida aos poucos, apertando ligeiramente para retirar um pouco do ar. A planta deve ser colocada até a borda do pote e, após isso, o recipiente deve ser fechado com a tampa.

Os potes devem ser guardados na parte inferior dos armários da cozinha, que é a área mais fria. Caso este local não possua porta, os potes devem ser cobertos por um pano ou uma caixa de papelão.

Em geral, plantas medicinais bem conservadas mantêm suas propriedades por 1 ano. Após esse tempo, é preferível jogá-los fora e coletar outros frescos.


Referências bibliográficas:

  1. López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo