Pinheiro-bravo


O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.


O pinheiro-bravo é nativo dos países mediterrânicos e pode ser encontrado tanto ao nível do mar como em montanhas de certa altura. É uma das árvores mais difundidas em todo o mundo, às vezes considerada uma espécie invasora que desloca as nativas. Pode atingir 30 metros de altura, embora seja mais comum vê-lo torcido em áreas de vento forte. Da destilação de suas folhas e brotos, é extraído um óleo essencial usado para aliviar reumatismos e resfriados.


Nome científico: Pinus pinaster.

Nomes comuns: pinheiro-bravo, pinheiro-marítimo.

Parte da planta usada: folhas.

Composição: ácido diterpênico, terebintina, óleo essencial.

Ação farmacológica: rubefaciente, expectorante, mucolítico.

Indicações: neuralgia, resfriados, reumatismo.

Contraindicações: não usar durante a gravidez ou lactação.

Advertências: o óleo essencial pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis. Somente para uso externo.


Modo de uso: o óleo essencial pode ser adicionado a um óleo base para massagens antirreumáticas. Para o excesso de muco em resfriados, ferva um pouco de água e adicione algumas gotas de óleo essencial. Inale os vapores até que o muco se solte. Não mais do que uma vez por dia..


Um estudo sugere que o extrato de pinheiro-bravo pode melhorar os sintomas da rinite alérgica.


#fitoterapia #pinheirobravo #pinheiromaritimo #medicinatradicional #medicinaintegrativa #saudeintegrativa #plantasmedicinais

Referência bibliográfica:

  1. López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017

  2. Ross SM. Allergic Rhinitis: A Proprietary Extract of Pinus pinaster Aiton (Pycnogenol) Is Found to Improve the Symptoms Associated With Allergic Rhinitis. Holist Nurs Pract. 2016 Sep-Oct;30(5):301-4. doi: 10.1097/HNP.0000000000000170.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo