Nutrição energética na deficiência de Yin do Rim (Shen Yin Xu)


Nutrição energética na deficiência de Yin do Rim (Shen Yin Xu)

A deficiência de Yin do Rim, como um distúrbio profundo do Rim, está associada à deficiência de Essência (Jing), uma vez que a Essência faz parte do do Yin do Rim.

A deficiência de Yin do Rim causa deficiência de líquidos. Pode ocorrer no corpo, o Fogo interno (yin xu huo wang ou calor interno), o que esgota ainda mais os fluidos Yin (os sintomas incluem agitação, vermelhidão nas bochechas, boca seca e dor de garganta). Um sintoma importante da deficiência de Yin com o calor-vazio é a sudorese noturna, que causa perda da Essência nutritiva do Yin. A Medicina Tradicional Chinesa acredita que todos os fluidos corporais, como sangue ou suor, são substâncias nutritivas valiosas que precisam ser preservadas. A deficiência de Yin do Rim pode causar depressão, letargia, lentidão mental, esquecimento e envelhecimento prematuro.


Diagnóstico ocidental

Exaustão grave, síndrome de burnout, distúrbios de consumo crônico, espermatorreia, fraqueza constitucional e problemas crônicos da coluna lombar.


Patogênese

Todos os fatores que causam deficiência de Qi ou Yang do Rim e persistem ao longo do tempo acabam resultando na deficiência do Yin do Rim. A progressão da doença é exacerbada por distúrbios crônicos , febres prolongadas, uso excessivo de drogas e álcool, forte perda de sangue, estresse extremo e privação crônica do sono, como no trabalho noturno.


Sintomas

Um sintoma típico da deficiência de Yin, especialmente a deficiência do Yin do Rim, é a sudorese noturna , muitas vezes acompanhado pela sensação de calor nos cinco Xin (planta dos pés, palmas das mãos, região do esterno).

Os sintomas adicionais são boca seca, garganta seca, sede, dor nas costas, zumbido, perda auditiva, tontura, esquecimento, impotência, infertilidade, ejaculação precoce.

Língua: vermelha, rachada, sem saburra.

Pulso: vazio, rápido, em forma de corda


Terapia

Tonificar o Yin do Rim: R3, B23, R6, R7, R10

Preservar e apoiar o Yin: VC4, BP6


Evitar

Método de cozimento: aquecimento

Sabor: amargo-quente, amargo-morno, picante-quente, picante-morno

Bebidas: café, vinho tinto, muito chá preto e chá verde

Especiarias: especiarias de forma geral, sal

Evite também excesso de esforço físico e mental, dormir pouco, estresse e atividade sexual excessiva.


Recomendações

Natureza térmica: alimentos neutros, refrescantes que umedecem e produzem fluidos.

Método de cozimento: resfriamento

Sabor: salgado-neutro, salgado-fresco, doce-neutro, doce-fresco

Carnes: carne de porco, pato

Peixes e frutos do mar: ostras, polvo, carpa

Frutas: pera, frutas refrescantes, uvas

Legumes: refrescantes legumes, couve, aspargos, cenouras

Grãos: cevada, arroz, trigo

Nozes e sementes: gergelim preto, nozes

Outros: manteiga, nata, leite de ovelha e cabra


Prognóstico

Com a deficiência do Yin do Rim, todos os fatores de calor que podem causar exuberância Yang e impedir a regeneração do Yin do Rim precisam ser rigorosamente evitados. Isso inclui calor da dieta, estresse e excesso de esforço. Alimentos refrescantes e umedecidos que acumulam Yin do Rim e nutrem o corpo são importantes para o tratamento. A terapia deve incluir acupuntura, nutrição e ervas chinesas. A deficiência do Yin do Rim é um desequilíbrio profundo que requer vários meses de terapia para alcançar melhorias. A terapia nutricional para a deficiência de Yin pode apoiar a deficiência de Jing por meses ou até anos. O prognóstico para o tratamento da deficiência de Jing, no entanto, é desfavorável.


O efeito prejudicial do café amargo e quente é frequentemente subestimado. Grandes quantidades de café (seis a oito xícaras por dia) secam os líquidos e danificam o Yin do Rim com o tempo.

Fortalecer e enriquecer o o Yin do Rim e aquecer o Yang do Rim com alimentos adequados complementa todo o Yin e o Yang do corpo.

Como todas as doenças crônicas acabam enfraquecendo a energia do Rim, é aconselhável abordar a energia do Rim no tratamento de uma ampla variedade de distúrbios.


Referência:

Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004


0 visualização

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.