Boldo


O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.


O boldo é uma árvore nativa do Chile central. Suas folhas, de forte aroma vegetal, são utilizadas para fins culinários e medicinais, principalmente na América Latina. Pode ultrapassar os 15 metros de altura. De crescimento muito lento, levando várias dezenas de anos para atingir o tamanho adulto, geralmente é encontrado como um arbusto ou uma árvore pequena. Floresce entre agosto e setembro em seu habitat nativo. As inflorescências apresentam-se em pequenos cachos de cerca de 12 pequenas flores esbranquiçadas.


Nome científico: Peumus boldus Molina.

Nomes comuns: boldo, boldo-do-chile

Parte da planta usada: folhas

Composição: tanino, flavonóides, alcalóides, óleo essencial.

Ação farmacológica: espasmolítica, digestiva, anti-helmíntica.

Indicações: espasmos intestinais, dispepsia, parasitas intestinais.

Contraindicações: não consumir boldo em caso de obstrução biliar ou lesão hepática grave.


Modo de emprego: aqueça 1/4 litro de água até ferver. Adicione 1 colher de chá de boldo e deixe em infusão por 10 minutos. Tome 3 xícaras por dia antes das refeições.


#fitoterapia #boldo #boldodochlie #medicinatradicional #medicinaintegrativa #saudeintegrativa #plantasmedicinais


Referência bibliográfica:

  1. López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo