Nutrição e o ciclo de vida humano


Crianças e Jovens

As crianças devem ser introduzidas a bons hábitos alimentares o mais cedo possível. Uma dieta saudável que desenvolva o corpo e a mente é de vital importância para a saúde, especialmente quando se atinge fases mais tardias da vida. O fortalecimento do Aquecedor Central é uma prioridade, pois ainda é pouco desenvolvido nas crianças. Alimentos neutros a levemente quentes, de sabor doce, são ideais para crianças.


Terapia nutricional para as crianças

Milho, arroz, cevada, cenoura, erva-doce, maçã, mel, passas, aves, carne bovina, batatas, suco de uva, chá de erva-doce.

As crianças têm um desejo natural por alimentos doces e requerem o doce na visão da Medicina Tradicional Chinesa, porque é o melhor sabor para fortalecer o Aquecedor Central.

É importante esclarecer que o açúcar, especialmente o refinado, deve ser substituído por adoçantes naturais, como mel, xarope de bordo, suco de pera, melaço de cana de açúcar, manteiga de maçã e frutas doces e quentes. Popular entre as crianças são passas e tâmaras, exibidas de uma maneira visualmente atraente.


Evitar

Alimentos energeticamente frios, frescos, especiarias picantes, açúcar, produtos lácteos em excesso, alimentos gordurosos.

Uma dieta terapêutica é adequada para o tratamento de crianças com distúrbios já manifestos (hiperatividade, alergias, dores de cabeça) e é bem tolerada. Freqüentemente, a ingestão reduzida de alimentos ou substâncias específicas e/ou uma mudança de dieta são tudo o que é necessário para promover melhora duradoura nas crianças. A terapia nutricional também é importante para as crianças quando combinada com outros métodos de tratamento.


Meia idade

Durante a fase intermediária da vida, geralmente todos os alimentos são adequados. A dieta deve ser variada e de acordo com a constituição individual, as estações do ano e o clima. Diretrizes nutricionais gerais devem ser seguidas.


Evitar:

Uma dieta desequilibrada e excesso de carne, alimentos crus, gorduras, laticínios e café.


Idosos

Várias refeições menores ao longo do dia são recomendadas para pessoas idosas, pois seu Fogo digestivo é mais fraco e as refeições podem ser mais facilmente digeridas dessa maneira. A dieta deve prevenir a deficiência de Qi e de Sangue. O Aquecedor Central e o Jing devem ser suportados.


Alimentos recomendados para idosos

Alimentos bem cozidos, mingau, ovos, peixe, ensopados, sopas.


Evitar

Alimentos crus, gordurosos, oleosos ou assados, consumo excessivo de sal.


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

5 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.