top of page

VG4 Mingmen

Mingmen - Vaso Governador 4

Portão da Vida


Localização

Na linha média da região lombar, na depressão abaixo do processo espinhoso da segunda vértebra lombar.

Este ponto está localizado um espaço intervertebral acima da linha que conecta os pontos mais altos das duas cristas ilíacas (nível com a borda inferior de L3).


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun.

Cuidado: o canal espinhal fica entre 1,25 e 1,75 cun de profundidade em relação à superfície da pele, variando de acordo com a constituição do corpo.

Nota: de acordo com vários textos clássicos, este ponto é contra-indicado à moxabustão em menores de 20 anos.


Ações

Limpa o calor

Regula o Vaso Governador

Tonifica os Rins

Beneficia a coluna lombar


Indicações

Calor no corpo como fogo, ausência de suor, ossos fumegantes, calor dos cinco Zang, malária com calafrios e febre alternados.

Balançar a cabeça com a boca aberta, zumbido, tontura, opistótono, cefaléia lancinante, epilepsia infantil, medo e susto.

Emissão seminal, turbidez branca, leucorréia vermelha e branca, distúrbio de shan.

Prolapso do reto, hemorróidas, sangue nas fezes.

Rigidez da coluna lombar, dor na coluna lombar com irradiação para o abdômen, dor lombar por deficiência renal, todos os tipos de dor lombar devido a deficiência, rigidez da coluna vertebral com incapacidade de flexionar e estender as costas, obstrução dolorosa e fria das mãos e pés.


Comentários

O Clássico das Dificuldades disse que "À esquerda está o Rim, à direita está o ming men", enquanto de acordo com Zhang Jing-yue "Ming men reside entre os Rins". A localização exata de ming men (Portão da Vida) foi descrita de forma diferente em diferentes épocas, mas como seu nome deixa claro, Mingmen VG4, localizado entre os pontos shu dorsais do Rim, é um ponto importante para influenciar o ming men e o fogo ministerial ao qual está intimamente relacionado. Além de influenciar o fogo ming men, o Mingmen VG4 é um ponto do Vaso Governador, conhecido como o "mar dos canais Yang", e, portanto, tem um forte efeito regulador sobre o Yang Qi e o exterior. porção do corpo. Essas duas considerações ajudam a explicar o fato de que as indicações dadas para Mingmen VG4 em textos clássicos enfatizam o tratamento de distúrbios de calor, sejam eles internos ou externos, excessos ou deficiências. Mingmen VG4 é capaz de drenar calor manifestando-se como 'calor no corpo como fogo', distúrbio ósseo fumegante e malária. Segundo o Clássico das Dificuldades, o fogo ministerial é a "raiz dos cinco Zang". Mingmen VG4 é especificamente indicado para o calor dos cinco Zang e compartilha esta indicação especial com Xinshu B15, o ponto shu dorsal do Coração que domina o fogo soberano.

Um nome alternativo para este ponto é Jinggong (Palácio da Essência). O Vaso Governador sobe pela medula espinhal e entra no cérebro (o mar da medula), bem como entra nos Rins. O Mingmen VG4 é indicado para manifestações de deficiência da essência do Rim, como agitação da cabeça, zumbido e tontura, e isso reflete a habilidade do Mingmen VG4 tanto para fortalecer os Rins quanto para abrir o Vaso Governador e auxiliar a ascensão da essência. De acordo com o Clássico das Dificuldades "Quando o Vaso Governador está doente, podem ocorrer sintomas como opistho tonos e desmaios". O Mingmen VG4 é capaz de pacificar o vento no Vaso Governador, refletido em indicações como opistótono, cefaléia lancinante e epilepsia.

O Vaso Governador domina a coluna vertebral, o pilar do corpo, e como reflete sua localização, o Mingmen VG4 tem sua ação mais forte na região lombar. Pode ser usado para rigidez e enrijecimento da coluna lombar e é fortemente indicado nas fontes clássicas para dores lombares por qualquer tipo de deficiência, principalmente dos Rins.

De acordo com o Clássico das Dificuldades "O ming men é a residência da essência... e armazena o sêmen no homem e se conecta com o útero na mulher". A via anterior do vaso Governador circunda os órgãos genitais, e o Mingmen VG4 é indicado para distúrbios como emissão seminal, turbidez branca e leucorréia.

O Vaso Governador circunda o ânus e, como vários dos pontos inferiores deste canal, o Mingmen VG4 é indicado para prolapso do reto, hemorróidas e sangue nas fezes.

Apesar da percepção comum de Mingmen VG4 como um ponto importante para tonificar e aquecer o fogo ming men, é notável que não haja indicações clássicas claras para deficiência de Yang do Rim (comparado, por exemplo, com Shenshu B23, Guanyuan VC4 e Qihai VC6).

Curiosamente, no entanto, as combinações clássicas para este ponto enfatizam muito mais fortemente suas propriedades tonificantes Yang (veja abaixo).

Finalmente, de acordo com a teoria do qigong, existem três portões ou passagens importantes (sanguan) na prática da circulação do qi através do Vaso Governador. Essas portas, pelas quais é mais difícil circular o Qi, são a Passagem do Cóccix (Weiluguan) na região de Changqiang VG1, a Passagem Lombar (Jiajiguan) na região de Mingmen VG4 e a Passagem Occipital (Yuzhenwan ) na região de Yuzhen B9.


Combinações

Calor no corpo como fogo e dor de cabeça: Mingmen VG4 e Zhongchong CS9 (Suplementando a Vida).

Dor lombar em idosos: Mingmen VG4 e Shenshu B23 (Compilação).

Incontinência de urina e fezes em idosos: moxar Mingmen VG4 e Shenshu B23 (Ode do Dragão de Jade).

Impotência: Mingmen VG4, Shenshu B23, Qihai VC6 e Rangu R2 (Suplemento Ilustrado).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

496 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page