top of page

VG20 Baihui


Baihui - Vaso Governador 20

Centenas de Reuniões


Ponto de encontro do Vaso Governador com os canais da Bexiga, Vesícula Biliar, Triplo Aquecedor e Fígado

Ponto do Mar de Medula


Localização

No vértice na linha média, na depressão 5 cun posterior à linha anterior do cabelo e 7 cun superior à linha posterior do cabelo. Este ponto também pode ser medido como 8 cun posterior à glabela e 6 cun superior à protuberância occipital externa.

I. Coloque as palmas das mãos nas linhas do cabelo anterior e posterior e estenda os dedos médios um em direção ao outro; Baihui VG20 está localizado 1 cun anterior ao local onde os dedos médios se encontram;

II. Se a linha anterior do cabelo for indistinta, coloque as palmas das mãos na glabela e na protuberância occipital externa e estenda os nadadores médios um em direção ao outro; Baihui VG20 está localizado 1 cun posterior ao local onde os dedos médios se encontram;

III. Estenda uma linha ao longo do longo eixo da orelha (do ponto médio do lóbulo ao ponto médio do ápice) em sua direção ligeiramente posterior até o topo da cabeça, onde Baihui VG20 pode ser encontrado.


Agulhamento

Inserção transversal 0,5 a 1 cun.


Ações

Pacifica o vento e subjuga o Yang

Aumenta o Yang e combate o prolapso

Beneficia a cabeça e os órgãos dos sentidos

Nutre o mar de medula

Beneficia o cérebro e acalma o espírito


Indicações

Vento na cabeça, dor de cabeça unilateral, dor no vértice, sensação de peso na cabeça, tontura, tontura com vento, tontura visual, zumbido, olhos salientes, cegueira, hipertensão, hipotensão.

Insolação, hemiplegia, opistótono, tetania, perda de consciência, vômito de espuma, epilepsia por vento, trismo.

Prolapso do reto, prolapso do útero.

Agitação e opressão, sensação de calor e opressão do Coração, susto, palpitações, memória fraca, falta de vigor mental, desorientação, muito choro, tristeza e choro com vontade de morrer, mania.

Obstrução do nariz, corrimento nasal, hemorragia nasal, incapacidade de saborear comida ou bebida.

Vermelhidão da face após consumo de álcool, calor no corpo, malária.


Comentários

O nome Baihui VG20 (Cem Encontros) reflete a localização deste ponto no topo da cabeça que é o encontro de todo o Yang Qi do corpo, e sua habilidade, de acordo com o Clássico de Suplementar a Vida com Acupuntura e Moxabustão para tratar as 'cem doenças'.

Como muitos pontos de acupuntura, Baihui VG20 também recebeu uma variedade de nomes alternativos em textos clássicos, refletindo diferentes aspectos de sua natureza. O nome Sanyangwuhui (Três Cinco Reuniões Yang) enfatiza que Baihui VG20 é o ponto de encontro do Vaso Governador com os três canais Yang da Bexiga, da Vesícula Biliar e do Triplo Aquecedor, bem como o canal do Fígado. Outro nome, Niwangong (Palácio da Bola de Lama), é usado na teoria do qigong. Niwan (bola de lama) refere-se ao aspecto material do espírito que está localizado no cérebro (ver também Shenting VG24) e, portanto, Baihui VG20 às vezes é considerado a localização do dantian superior (campo de cinábrio). Outros nomes incluem Tianshan (Montanha do Céu), refletindo sua localização no ponto mais alto do corpo, e Guimen (Portal Fantasma), refletindo sua influência nos distúrbios psicoemocionais.

Baihui VG20 está localizado no ápice da cabeça, o ponto mais alto e, portanto, mais Yang do corpo. Portanto, tem um efeito profundo na regulação do Yang, tanto para diminuir o excesso de Yang quanto para aumentar o Yang deficiente. O vento interior é um patógeno Yang caracterizado por um vigoroso movimento ascendente e é mais comumente gerado quando o movimento de expansão e elevação do Fígado excede seus limites normais. Baihui VG20, o encontro do Vaso Governador e do canal do Fígado, é capaz de descer tais manifestações de vento interior e ascensão de Yang como insolação, tontura, zumbido, dor de cabeça, vento frontal, dor no vértice, opistótono, trismo e perda de consciência. Vários clássicos diferentes afirmam que o Baihui VG20 deve ser sangrado em tais padrões de excesso. A pronunciada capacidade desse ponto de descer o excesso da cabeça não deve obscurecer sua importância na nutrição do cérebro. De acordo com o Pivot Espiritual, Baihui VG20 é um ponto do mar de medula "Seu ponto acima é o topo da cabeça; abaixo dele está Fengfu" e "Quando o mar de medula está em excesso, então há leveza do corpo e muita força e o eu de uma pessoa excede o nível normal; quando o mar de medula é insuficiente, há uma sensação de turbilhão no cérebro, zumbido, dor na parte inferior das pernas, tontura, comprometimento da visão, indolência e desejo de dormir " .

Além de tratar distúrbios na parte superior do corpo, o Baihui VG20 é capaz de aumentar o afundamento do Yang na extremidade inferior do Vaso Governador, levando ao prolapso do reto. Essa ação de aumentar o yang foi estendida na prática clínica moderna ao tratamento do prolapso do útero e da vagina. Para este propósito, o Baihui VG20 é frequentemente tratado por moxabustão. Zhu Dan-xi recomenda a aplicação de três cones de moxa ao Baihui VG20 para doenças crônicas com deficiência de Qi e diarréia incessante. Todas essas indicações refletem o princípio declarado no Clássico Interno do Imperador Amarelo "Quando a doença está abaixo, selecione [pontos] de cima".

Este efeito de aumentar o Yang é enfatizado na prática de qigong. A atenção é focada no dantian superior [ou Baihui VG20 ou Yintang (Ex-HN3)] em casos de afundamento de Qi, aversão ao vento e frio na cabeça, hipotensão etc., mas contra-indicado em casos de excesso de Yang , fogo ou vento. De acordo com a Ode dos Mistérios Eluciadados "Céu, terra e homem são os três poderes. Baihui VG20 ... ecoa o Céu, Xuanji VC21 ... ecoa o homem e Yongquan R1 ... ecoa a terra". É abrindo o Baihui VG20 que podemos absorver melhor a energia do céu, e através do foco no Yongquan R1 que podemos nos enraizar na energia da terra. É fortemente enfatizado, no entanto, que uma vez que Yang tem uma tendência natural de subir para a cabeça, a maioria das pessoas deve primeiro dominar a descida do Qi para o dantian inferior, no abdome inferior, ou para Yongquan R1, e circulando o Qi através do pequeno circuito celestial (os Vasos Governador e Concepção) antes de se concentrar indevidamente no dantian superior.

Um dos grupos de indicações mais marcantes encontrados nos textos clássicos para Baihui VG20 são os distúrbios do espírito e do Coração, por exemplo, calor e opressão do Coração, palpitações direitas, memória fraca, desorientação, tristeza e choro com desejo de morrer, etc. Conforme considerado detalhadamente na discussão introdutória ao Vaso Governador (acima), isso reflete a sobreposição entre diferentes teorias da medicina chinesa a respeito da residência do espírito, algumas escolas enfatizando o Coração e outras o cérebro. A Questão Essencial, por exemplo, afirma "O Coração armazena o espírito" e "A cabeça é a residência da inteligência"". Como afirmado acima, o Vaso Governador, e o Baihui VG20 em particular, tem uma relação especialmente próxima com o cérebro. Ao mesmo tempo, a via anterior do Vaso Governador sobe pelo Coração. O Vaso Governador, portanto, pode ser visto como o canal que integra essas duas teorias, e o Bailmi VG20 pode ser selecionado especialmente quando a perturbação psicoemocional se manifesta com indícios de desarmonia tanto do Coração (palpitações, opressão etc.) e a cabeça e o cérebro (peso na cabeça, epilepsia, tontura etc.).

A partir de Baihui VG20, o Vaso Governador começa a descer pela linha média da frente da cabeça, atravessando o nariz. Este ponto é, portanto, indicado para uma variedade de distúrbios nasais, incluindo secreção, obstrução e sangramento.

Finalmente, de acordo com o Pivot Espiritual, Baihui VG20 está listado como um de um grupo de vinte e cinco pontos para tratar a dor de cabeça causada pela inversão do Qi (fluxo de Qi desordenado e contrário): Qiangjian VG18, Houding VG19 , Baihui VG20, Qianding VG21, Xinhui VG22, Wuchu B5, Chengguang B6, Tongtian B7, Luoque B8, Yuzhen B9, Toulinqi VB15, Muchuang VB16 , Zhengying VB17, Chengling VB18 e Naokong VB19.


Combinações

Sonolência: Baihui VG20 e Xinhui VG22 (Suplementando a Vida).

Sonolência: Baihui VG20, Tianjin TA10, Erjian IG2, Sanjian IG3, Taixi R3, Zhaohai R6, Lidui E45 e Ganshu B18 (Grande Compêndio ).

Palpitações de susto: Baihui VG20, Shendao VG11, Tianjin TA10 e Yemen TA2 (Suplementando a Vida).

Agitação do Coração: Baihui VG20, Qiangjian VG18 e Chengdu B6 (Suplementando a Vida).

Mania: Baihui VG20, Jianshi CS5, Fuliu R7, Yingu R10 e Zusanli E36 (suplemento ilustrado).

Tendência ao choro excessivo: Baihui VG20 e Renzhong VG26 (Grande Compêndio).

Epilepsia do vento com olhos fixos para cima: Baihui VG20, Kunlun B60 e Sizhukong TA23 (Grande Compêndio).

Vento frontal: Baihui VG20, Naokong VB19 e Tianzhu B10 (Suplementando a vida).

Vento frontal: Baihui VG20, Xiaxi VB43, Shangxing VG23, Qianding VG21, Yanggu ID5, Hegu IG4, Guanchong TA1 e Kunlun B60 (Grande Compêndio).

Vento frontal unilateral ou generalizado: Baihui VG20, Qianding VG21, Shenting VG24, Shangxing VG23, Sizhukong TA23, Fengchi VB20, Hegu IG4, Zanzhu B2 e Touwei E8 (Grande Compêndio).

Dor de cabeça e olhos: Baihui VG20, Tongli C5 e Houding VG19 (Suplementando a Vida).

Dor de cabeça e nuca: Baihui VG20, Houding VG19 e Hegu IG4 (Grande Compêndio).

Trismo após insolação: Baihui VG20, Renzhong VG26, Jiache E6, Chengjiang VC24 e Hegu IG4 (Grande Compêndio).

Para a maioria dos tipos de dor de garganta aguda: primeiro agulhar Baihui VG20, em seguida, Taichong F3, Zhaohai R6 e Sanyinjiao BP6 (Ode of Xi-hong).

Zumbido: Baihui VG20, Tinggong ID19, Tinghui VB2, Ermen TA21, Luoque B8, Yangxi IG5, Qiangu ID2, Houxi ID3, Wangu ID4, Zhongzhu TA3, Yemen TA2, Shangyang IG1 e Shenshu B23 (Grande Compêndio).

Obstrução do nariz com incapacidade de distinguir a fragrância da falta: Baihui VG20, Shangxing VG23, Xinhui VG22 e Chengguang B6 (Suplementando a Vida).

Congestão nasal: Baihui VG20, Yuzhen B9, Toulinqi VB15, Shangxing VG23 e Danyang (Extra)(Suplementando a Vida).

Distúrbio disentérico: Baihui VG20 e Jiuwei VC15 (Ode do Brilho Espiritual).

Prolapso do reto em crianças: Baihui VG20, Changqiang VG1 e Dachangshu B25 (Grande Compêndio).

Prolapso do reto em crianças: primeiro moxar Baihu VG20 depois Jiuwei VC15 (Ode de Xi-hong).

Prolapso do reto: Baihui VG20, Dachangshu B25, Changqiang VG1, Jianjing VB21, Hegu IG4 e Qichong E30 (compilação).

Prolapso do reto: Baihui VG20, Shenque VC8 e Pangguangshu B28 (Compilação).

Prolapso do reto e hemorróidas: Baihui VG20, Erbai (Ex-UE2), Zhishi B52 e Changqiang VG1 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

802 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarze


bottom of page