top of page

VG15 Yamen


Yamen - Vaso Governador 15

Portão da Mudez


Ponto de encontro dos Vasos Governador e Yang de Conexão

Ponto do Mar de Qi


Localização

Na linha média da nuca, na depressão 0,5 cun inferior a Fengfu VG16, abaixo do processo espinhoso da primeira vértebra cervical (impalpável).

A linha do cabelo posterior é medida como 1 cun inferior a Fengfu VG16. Localize Yamen VG15 no ponto médio, ou seja, 0,5 cun acima da linha posterior do cabelo.


Agulhamento

Inserção perpendicular ligeiramente inferiormente, 0,5 a 1 cun.

Nota: de acordo com vários textos clássicos, este ponto é contra-indicado à moxabustão.

Cuidado: o canal espinhal fica entre 1,5 e 2 cun de profundidade em relação à superfície da pele, variando de acordo com a constituição do corpo. A inserção perpendicular profunda é, portanto, estritamente contra-indicada, assim como a inserção oblíqua superior em direção ao cérebro.


Ações

Beneficia a língua e trata a mudez

Elimina o vento

Beneficia o pescoço e a coluna


Indicações

Rigidez da língua com incapacidade de falar, perda da voz, língua em flor de lótus, flacidez da língua.

Peso da cabeça, vento de proa, perda de consciência por insolação, epilepsia, espasmo clônico, mania-depressão, perda de consciência, todos os tipos de calor Yang e exuberância de Qi.

Ausência de sudorese, calafrios e febre, sangramento nasal que não para.

Rigidez do pescoço, rigidez da coluna, entorse da coluna.


Comentários

Yamen VG15, na parte de trás do pescoço logo acima da linha do cabelo, fica diretamente oposto à raiz da língua e, de acordo com o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxibustão, um canal de Yamen VG15 (Portão da Muteza) liga-se a a raiz da língua. O Pivot Espiritual lista Yamen VG15 como um ponto do 'mar de Qi' e afirma: "Quando o mar de Qi é deficiente, há pouca energia insuficiente para a fala. Já no Clássico Sistemático de Acupuntura e Moxabustão, e reafirmado em textos posteriores, foi dito que a moxabustão neste ponto pode fazer com que uma pessoa fique muda, enquanto agulhar pode curar a mudez.

Essas referências clássicas forneceram a base para as afirmações feitas durante os anos turbulentos da Revolução Cultural de que o agulhamento profundo de Yamen VG15 poderia ter efeitos quase milagrosos no tratamento de crianças surdas-mudas. Foram publicadas fotografias de salas de aula inteiras de crianças anteriormente surdas-mudas cantando 'O Leste é Vermelho'. Como muitas das alegações extremas feitas durante esse período, isso foi posteriormente desacreditado; na verdade, foi confirmado que muitos pacientes sofreram lesões na medula espinhal devido ao agulhamento excessivamente profundo. Não obstante esta ressalva, Yamen VG15 é um dos poucos pontos de acupuntura classicamente indicados para perda da voz e mudez, bem como para rigidez e flacidez da língua, e a condição conhecida como língua de flor de lótus (distensão e proeminência de os vasos sanguíneos sob a língua), todos os quais podem impedir a fala normal. O Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão aconselha o uso de Yamen VG15 para "todos os tipos de calor Yang e exuberância de Qi", enquanto os Segredos de Um Oficial de Fronteira dizem que "drena todo o Yang Qi e calor". Nesse contexto, é interessante notar que muitos dos distúrbios da língua referidos surgem devido ao excesso de calor e exuberância de Yang.

A segunda ação principal do Yamen VG15 é eliminar o vento externo ou interno, causando sintomas como vento frontal, rigidez do pescoço, perda de consciência, epilepsia, espasmo clônico, calafrios e febre com ausência de sudorese. Além disso, a localização deste ponto no pescoço e o trajeto do vaso governante através da coluna o tornam adequado para o tratamento de torcicolo e coluna vertebral devido a qualquer etiologia.

Assim como o Dazhui VG14, o Yamen VG15 também é indicado para hemorragias nasais que não param.

Finalmente, Yamen VG15 é citado na Canção das Nove Agulhas para Retorno do Yang para o tratamento do colapso do yang caracterizado por perda de consciência, aversão ao frio, contrafluxo frio dos membros, lábios roxos etc.


Combinações

Perda da voz: Yamen VG15 e Kongzui P6 (Suplementando a Vida).

Perda súbita da voz: Yamen VG15 e Sanyangluo TA8 (Suplementando a Vida).

Flacidez da língua com incapacidade de falar: Yamen VG15 e Guanchong TA1 (Cem Sintomas).

Insolação, flacidez da língua e perda súbita da voz: Yamen VG15 e Fengfu VG16 (Espelho Dourado).

Rigidez da língua: Yamen VG15, Shaoshang P11, Yuji P10, Erjian IG2, Zhongchong CS9, Yingu R10 e Rangu R2 (Grande Compêndio).

Peso da cabeça: Yamen VG15, Tongtian B7 e Fuyang B59 (Suplementando a Vida).

Hemorragia nasal: moxar Yamen VG15 e Dazhui VG14 (Segredos do Mestre do Riacho de Cinábrio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page