top of page

VG14 Dazhui


Dazhui - Vaso Governador 14

Grande Vértebra


Ponto de encontro do Vaso Governador com os seis canais Yang da mão e do pé

Ponto do Mar de Qi


Localização

Na linha média na base do pescoço, na depressão abaixo do processo espinhoso da sétima vértebra cervical.


Agulhamento

Inserção superior perpendicular-oblíqua 0,5 a 1 cun.

Cuidado: o canal espinhal fica entre 1,25 e 1,75 cun de profundidade em relação à superfície da pele, variando de acordo com a constituição do corpo.


Ações

Expele o vento e firma o exterior

Limpa o calor

Trata malária

Tonifica a deficiência

Pacifica o vento


Indicações

Lesão por resfriado levando a febre alta com agitação e vômito, aversão ao vento com calafrios, calafrios e febre, malária quente, malária crônica, obstrução dolorosa da garganta, plenitude torácica e região costal lateral com dispneia.

Sudorese deficiente, sudorese noturna, distúrbio ósseo fumegante, calor nos ossos, falta de força, falta de ar com incapacidade de falar, os cinco

taxas e as sete lesões, taxa de vento, dor nas cem articulações.

Epilepsia, vento de susto infantil crônico e agudo, hipertensão, insônia, vômito com sangue, hemorragia nasal que não para.

Rigidez da coluna, rigidez da nuca e pescoço com incapacidade de virar a cabeça.


Comentários

O Vaso Governador é conhecido como o 'mar dos canais Yang' e Dazhui VG14 é o ponto de encontro do Vaso Governador com os seis canais Yang da mão e do pé. Como consequência, Dazhui VG14 tem uma forte ação em:

I. limpar os fatores patogênicos e firmeza da parte externa Yang do corpo,

II. limpar o calor Yang e

III. tonificar o Qi e o Yang.

Quando fatores patogênicos externos atacam o corpo, eles geralmente se alojam primeiro na porção externa, conhecida nas teorias de seis canais e quatro níveis de doenças febris como estágio taiyang e nível defensivo, respectivamente.

Os sintomas típicos desse padrão são calafrios e febre, aversão ao vento, tremores e obstrução dolorosa da garganta. Se o patógeno penetrar no interior (estágio yangming ou nível de Qi), haverá febre alta com agitação. Se o patógeno residir entre o exterior e o interior (estágio shaoyang), haverá calafrios e febre alternados, simbolizados pela malária. O Dazhui VG14 é único em sua capacidade de eliminar patógenos de todos esses três estágios.

Zhang Zhong-jing, no Tratado sobre Lesões por Frio, que discute alguns pontos de acupuntura, recomenda agulhar Dazhui VG14 em combinação com Feishu B13 e Ganshu B18 para o tratamento de padrões de taiyang e shaoyang sobrepostos.

De acordo com o autor da dinastia Ming, Zhang Jing-yue, "a malária é uma doença exógena .... somente na condição de saúde delicada ou excesso de tensão ou estresse, é possível ser atacado pelo fator patogênico da malária". Em virtude de sua capacidade de eliminar fatores patogênicos de shaoyang e tonificar Qi e Yang, Dazhui VG14 é ideal para tratar tanto a raiz quanto a manifestação da malária.

Dazhui VG14 é um dos principais pontos de acupuntura para tratar distúrbios de sudorese. A transpiração por deficiência surge quando o vento patogênico ataca o exterior e leva à desarmonia do Qi nutritivo e do Qi defensivo, ou quando o Qi defensivo é deficiente e incapaz de firmar e controlar os poros. Em virtude de sua capacidade de tonificar o qi e regular o exterior, Dazhui VG14 é capaz de tratar ambas as formas de sudorese por deficiência. A sudorese noturna e o distúrbio ósseo fumegante são mais comumente vistos na defici~encia de Yin com calor, e aqui a ação de Dazhui VG14 é tanto para controlar os poros e limpar o calor e tonificar a deficiência.

Bailao (Cem Taxas) é um nome alternativo para este ponto encontrado na Gloriosa Antologia de Acupuntura e Moxabustão e outros clássicos. Este nome ilustra vividamente a capacidade de Dazhui VG14 para tratar deficiência e exaustão de todo o corpo, manifestando-se como falta de força, as cinco taxas e as sete lesões. Outra indicação que reflete a capacidade do Dazhui VG14 de tonificar e fortalecer o corpo é a falta de ar com incapacidade de falar. Isso é explicado no Pivot Espiritual que classifica Dazhui VG14 (juntamente com Renying E9, Shanzhong VC17 e Yamen VG15) como um ponto do 'mar de Qi'. Esta passagem afirma "Quando o mar de Qi é deficiente, há pouca energia insuficiente para a fala.

De acordo com as Estratégias de Tratamento para Síndromes Variadas "A síndrome de obstrução dolorosa ... é devida à deficiência de Qi nutritivo e defensivo e ao espaço entre a pele e os músculos sendo aberto, permitindo assim que o vento-frio-umidade entre no corpo deficiência". Não apenas a deficiência subjacente pode tornar uma pessoa propensa a obstruções dolorosas dessa maneira, mas se o vento úmido patogênico penetrar nos ossos e articulações, com o tempo pode levar à exaustão. Dazhui VG14, que é capaz de expulsar o vento, regular os poros e tonificar o Qi, é especificamente indicado para a dor das cem articulações (ou seja, todas as articulações) e para a taxação do vento (obstrução dolorosa crônica que leva à exaustão do Qi e do sangue ).

Como muitos pontos do vaso Governante, Dazhui VG14 é capaz de pacificar o vento interior (epilepsia e vento agudo de medo infantil) e beneficiar toda a coluna vertebral, particularmente na região do pescoço. Na prática clínica, Dazhui VG14 é frequentemente agulhado em direção a um ou outro ombro quando a dor no pescoço irradia lateralmente.

Após ascender ao vértice, o Vaso Governador e desce pela linha média do nariz. Dazhui VG14 é indicado para sangramento nasal que não para, uma indicação que espelha a prática popular de colocar uma chave ou outro pedaço de metal frio, ou uma esponja fria, na parte de trás do pescoço para estancar o sangramento nasal.


Combinações

Malária com muito calor e pouco frio: Dazhui VG14, Houxi ID3, Jianshi CS5 e Quchi IG11 (Grande Compêndio).

Malária com muito frio e pouco calor: Dazhui VG14, Houxi ID3 e Quchi IG11 (Grande Compêndio).

Malária: Dazhui VG14 e Yaoshu VG2 (Suplementando a Vida).

Malária fria do baço: Dazhui VG14, Jianshi CS5 e Rugen E18 (Grande Compêndio).

Sudorese espontânea: Dazhui VG14, Fuliu R7 e moxar Gaohuangshu B43 (Moxabustão Divina).

Hemorragia nasal: moxar Dazhui VG14 e Yamen VG15 (Segredos do Mestre do Riacho de Cinábrio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004


517 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page