top of page

VG1 Changqiang


Changqiang - Vaso Governador 1

Forte Longo


Ponto luo de conexão do Vaso Governador

Ponto de encontro do Vaso Governador com o Vaso Concepção e os canais da Vesícula Biliar e do Rim


Localização

Na linha média, a meio caminho entre a ponta do cóccix e o ânus.

Este ponto pode ser localizado e agulhado com o paciente:

I. deitado de frente,

II. deitado de lado com os joelhos dobrados, ou

III. primeiro sentado nos calcanhares e depois inclinado para a frente e apoiando o peso da parte superior do corpo nos cotovelos com a cabeça nas mãos.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun.


Ações

Trata hemorróidas

Beneficia os dois Yin inferiores

Ativa o canal e alivia a dor

Acalma o espírito


Indicações

Hemorróidas, os cinco tipos de hemorróidas, hemorróidas crônicas, defecação difícil, diarreia fria ou úmida (dong), sangue nas fezes, prolapso do recto.

Os cinco tipos de disfunção urinária dolorosa, micção difícil, retenção de urina, urina escura, emissão seminal devido ao medo e susto.

Dor na região lombar, sensação de peso no sacro, peso na cabeça, agitação da cabeça, rigidez na coluna, dor no coração.

Mania, epilepsia do medo, olhos arregalados, andar louco, tetania, espasmo clônico, vômito com sangue.


Comentários

Changqiang VG1 é o primeiro ponto e o ponto de conexão luo do Vaso Governador, e todas as suas indicações refletem os caminhos e funções do meridiano principal do Vaso Governador e os pontos de conexão luo.

O Vaso Governador circunda o ânus, e Changqiang VG1 é um ponto local importante no tratamento de hemorróidas, prolapso do reto e distúrbios da defecação. O Vaso Governador entra nos Rins e sua via anterior contorna os órgãos genitais.

Changqiang VG1 é, portanto, também indicado para vários distúrbios da micção, como disfunção urinária dolorosa, dificuldade para urinar e retenção de urina, bem como sobrecarga sexual e o sintoma incomum de emissão seminal induzida por medo e susto, emoções que são classicamente consideradas como ferir os Rins e o Coração.

O Vaso Governador sobe ao longo de toda a extensão da coluna vertebral e entra no cérebro, enquanto seu canal luo de conexão se espalha no occipital. Assim como dores lombares e sacrais e rigidez da coluna, Changqiang VG1 é indicado para peso na cabeça.

O Pivot Espiritual dá as indicações específicas para distúrbios do canal de conexão luo do Vaso Governador. Se for excessiva, há rigidez da coluna vertebral e, se deficiente, há peso na cabeça e agitação da cabeça.

Embora o Coração seja citado com mais frequência como a residência do espírito, desde seus primórdios a medicina chinesa tem sido capaz de sustentar a crença concomitante de que a cabeça e o cérebro também influenciam o espírito (ver discussão introdutória acima). "a cabeça é a residência da inteligência" e Sun Simiao, nas Fórmulas dos Mil Ducados disse "A cabeça é o líder supremo, o lugar onde se concentra o espírito do homem".

Uma vez que o Vaso Governador entra no cérebro e sua via anterior sobe através do Coração, Changqiang VG1 é indicado para tais manifestações de espírito desordenado como mania, andar louco e epilepsia de medo, bem como para dor no Coração.

De acordo com a teoria do qigong, existem três portões ou passagens importantes (sanguan) na prática da circulação do Qi através do Vaso Governador. Essas portas, pelas quais é mais difícil circular o qi, são a Passagem do Cóccix (Weiluguan) na região de Changqiang VG1, a Passagem Lombar (Jiajiguan) na região de Mingmen VG4 e a Passagem Occipital (Yuzhenwan ) na região de Yuzhen B9.

Changqiang VG1 recebeu uma grande variedade de nomes diferentes. Diz-se que seu mais conhecido, Changqiang (Forte Longo), refere-se ao Vaso Governador (do qual este é o primeiro ponto) que é longo e forte, ou à capacidade deste ponto de tornar o pênis longo e forte.

Nomes alternativos incluem Longhuxue (Ponto do Dragão e do Tigre), Chaotiandian (Cúmulo que Olha para o Céu) e Shangtianti (Escada para o Céu).


Combinações

Os cinco tipos de hemorróidas: Changqiang VG1, Weizhong B40, Chengshan B57, Feiyang B58, Yangfu VB38, Fuliu R7, Taichong F3, Xiaxi VB43, Qihai VC6 e Huiyin VC1 (Grande Compêndio).

Os nove tipos de hemorróidas (com sangramento): Changqiang VG1 e Chengshan B57 (Ode do Dragão de Jade).

Hemorróidas crônicas: Changqiang VG1, Erbai (Ex-UE2) e Chengshan B57 (Grande Compêndio).

Prolapso do reto e hemorróidas: Changqiang VG1, Erbai (Ex-UE2), Baihui VG20 e Zhishi B52 (Grande Compêndio).

Prolapso do reto: Changqiang VG1, Dachangshu B25, Baihui VG20, Jianjing VB21, Hegu IG4 e Qichong E30 (Compilação).

Prolapso do reto em crianças: Changqiang VG1, Baihui VG20 e Dachangshu B25 (Grande Compêndio).

Dificuldade para urinar e defecar, gotejamento e retenção de urina: Changqiang VG1 e Xiaochangshu B27 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Constipação quente, constipação de Qi: primeiro agulhar Changqiang VG1, depois Dadun F1 e Yanglingquan VB34 (Canção dos Pontos).

Vento intestinal (sangue nas fezes): Changqiang VG1 e Chengshan B57 (Cem Sintomas).

Epilepsia do medo da infância: Changqiang VG1 e Shenzhu VG12 (Suplementando a Vida).

Convulsões epilépticas na infância, vômitos e diarreia, susto e medo: Changqiang VG1 e Qimai TA18 (Clássico Sistemático).

Dor no coração com falta de ar: Changqiang VG1, Qimen F14, Tiantu VC22, Xiabai P4 e Zhongchong CS9 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

221 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page