top of page

VC5 Shimen


Shimen - Vaso Concepção 5

Portão de Pedra


Ponto mu frontal do Triplo Aquecedor


Localização

Na linha média do abdome inferior, 2 cun abaixo do umbigo e 3 cun acima da sínfise púbica.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,8 a 1,5 cun.

Nota: de acordo com vários textos clássicos, este ponto é contra-indicado para agulhamento e moxabustão durante a gravidez.

Cuidado: o agulhamento profundo pode penetrar na cavidade peritoneal.


Ações

Move e beneficia as passagens de água

Regula o Qi e alivia a dor

Regula o útero


Indicações

Dificuldade em urinar, dificuldade em urinar devido a lesão por frio, retenção de urina, disfunção do Qi com dor para urinar, disfunção do sangue com dor para urinar,, urina escura, edema.

Diarréia, comida não digerida (nas fezes), distúrbio disentérico, vômito com sangue e incapacidade de comer.

Dor em torção na parte inferior do abdome, distúrbio de shan com dor periumbilical intensa, distensão abdominal inferior, retração dos testículos, coceira genital, inchaço do pênis causando dor na parte inferior do abdome e região lombar, corrimento. Qi de leitão correndo atacando o Coração.

Fluxo persistente de lóquios, massas abdominais, sangramento uterino, dureza pétrea na parte inferior do abdome, doenças da mama, leucorréia.

Tributação por deficiência, origem inferior (yuan) deficiente e fria.


Comentários

Shimen VC5 é o ponto mu frontal do Triplo Aquecedor. O termo 'mu' significa reunir ou coletar, e os pontos mu frontal são onde o Qi do Zang Fu se reúne e se concentra na superfície anterior do corpo. As Questões Essenciais dizem que "o Triplo Aquecedor é o oficial encarregado da drenagem e controla as passagens da água, o Clássico das Dificuldades diz "o Triplo Aquecedor é o caminho da água e do grão" e o Clássico das Categorias afirma "quando o Jiao inferior não for tratada, há distúrbio hídrico nos intestinos e na bexiga". Shimen VC5 é indicado para estagnação de fluidos caracterizada por dificuldade para urinar ou retenção de urina, disfunção urinária dolorosa e edema, bem como para diarreia, alimentos não digeridos nas fezes e transtorno disentérico.

Shimen VC5 também é capaz de regular a estagnação do Qi e aliviar a dor na parte inferior do abdome e na região genital e é fortemente indicado no tratamento de condições como dor tortuosa na parte inferior do abdome, distúrbio de shan com dor periumbilical intensa, distensão abdominal e retração, inchaço e dor dos órgãos genitais.

Em chinês coloquial, uma mulher infértil é conhecida como 'mulher de pedra', enquanto o nome Shimen significa 'Portão de Pedra' ou 'Porta de Pedra'. Um nome alternativo para este ponto é Jueyun (Infertilidade). Esses nomes referem-se à qualidade única classicamente atribuída a esse ponto de induzir a infertilidade. Textos como o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão, o Clássico Sistemático de Acupuntura e Moxabustão, o Clássico Ilustrado de Pontos de Acupuntura no Homem de Bronze e o Suplemento Ilustrado do Clássico de Categorias, todos advertem que agulhar esse ponto pode tornar a mulher infértil por muito tempo. vida. Os textos modernos de acupuntura, no entanto, não fazem menção a esse aviso. O efeito de Shimen VC5 na regulação da função do útero e no ajuste da menstruação é ainda ilustrado por suas indicações para fluxo persistente de lóquios, massas abdominais, sangramento uterino e leucorréia.

Finalmente, embora indicado para deficiência-tributação e baixa origem (yuan) deficiente e frio, em comparação com seus pontos vizinhos Guanyuan VC4 e Qihai VC6, Shimen VC5 é notável pela ausência de indícios de deficiência, e é principalmente indicado para padrões em excesso.


Combinações

Incapacidade de urinar: Shimen VC5, Guanyuan VC4, Sanyinjiao BP6, Zhongji VC3 e Qugu VC2 (Suplementando a Vida).

Dureza e dor na parte inferior do abdome que irradia para os órgãos genitais com incapacidade de urinar: Shimen VC5, Weiyang B39 e Yinjiao VC7 (Suplementando a Vida).

Dor hipogástrica irradiando para os órgãos genitais: Shimen VC5 e Shangqiu BP5 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor espasmódica do hipogástrio: Shimen VC5 e Shuifen VC9 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Distúrbio shan hipogástrico: Shimen VC5, Tianshu E25, Shenque VC8 e Qihai VC6 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Distúrbio shan umbilical: Shimen VC5, Shenque VC8 e Tianshu E25 (Suplementando a Vida).

Mulheres que tiveram muitos filhos: Shimen VC5 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Hemorragia uterina profusa: Shimen VC5 e Yinjiao VC7 (Suplementando a Vida).

Sangramento uterino incessante: Shimen VC5, Zhongji VC3, Zigong (Extra) e Shenshu B23 (Grande Compêndio).

Qi de leitão correndo: ShimenVC5, Zhangmen F13 e Sanyinjiao BP6 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Qi de leitão correndo em mulheres: Shimen VC5, Zhongji VC3, Guanyuan VC4, Qimen F14, Sanyinjiao BP6 e Xuehai BP10 (Suplementando a Vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page