top of page

VC3 Zhongji


Zhongji - Vaso Concepção 3

Pólo Médio


Ponto mu frontal da Bexiga

Ponto de encontro do Vaso Concepção com os canais do Baço, Fígado e Rim


Localização

Na linha média do abdome inferior, 4 cun abaixo do umbigo e 1 cun acima da sínfise púbica.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun.

Cuidado: a inserção profunda penetrará em uma bexiga cheia, que deve ser esvaziada antes do tratamento.


Ações

Beneficia a Bexiga, regula a transformação do Qi e drena a umidade-calor

Drena a umidade e trata a leucorréia

Beneficia o útero e regula a menstruação

Dissipa a estagnação e beneficia o Jiao inferior

Fortalece os Rins


Indicações

Dor intensa na parte inferior do abdome com retenção de urina (na gravidez), micção frequente, micção escura, dor uretral, os cinco tipos de disfunção urinária dolorosa, edema.

Prurido genital com sensação de calor, dor nos órgãos genitais, leucorréia vermelha e branca, emissão seminal, emissão seminal com sonhos.

Dor e inchaço do útero infantil (colo do útero), infertilidade, menstruação irregular, amenorréia, menorragia, prolapso uterino, massas abdominais (zheng jia), retenção da placenta, retenção de lóquios, fluxo persistente de lóquios.

Massas abaixo do umbigo, dor intensa em torção abaixo do umbigo, os sete tipos de distúrbio de shan, sensação de frio na parte inferior do abdome, sensação de calor no abdome, dor intensa repentina na parte inferior do abdome e nas costas.

Acúmulo de Qi frio subindo para invadir o Coração, Qi de leitão correndo subindo para o Coração causando incapacidade de respirar.

Dor lombar, deficiência de Yang Qi, deficiência de origem inferior (yuan), perda de consciência, fome com incapacidade de comer.


Comentários

Zhongji VC3 é o ponto mu frontal da Bexiga e um ponto de encontro do Vaso Concepção com os canais do Baço, do Fígado e do Rim. O termo 'mu' significa reunir ou coletar, e os pontos mu frontal são onde o Qi do Zang Fu se reúne e se concentra na superfície anterior do corpo. Zhongji VC3, portanto, tem uma ação direta no Fu da bexiga. Distúrbios urinários caracterizados por retenção, dor, frequência e urgência urinária podem ser de natureza excessiva ou deficiente. Padrões de excesso incluem acúmulo de umidade ou umidade-calor e estagnação de Qi, e podem ser complicados pela presença de pedras ou sangramento. Os padrões de deficiência envolvem principalmente a deficiência de Qi e Yang. Devido à sua capacidade de regular a função de transformação do Qi da Bexiga, drenar umidade e calor e fortalecer os Rins, Zhongji VC3 é um ponto primário no tratamento de uma variedade de distúrbios urinários envolvendo qualquer uma dessas desarmonias. Na prática clínica, no entanto, Zhongji VC3 é preferido para padrões de excesso, enquanto Guanyuan VC4 é favorecido para padrões de deficiência. Em virtude de sua capacidade de promover uma micção suave, Zhongji VC3 também é indicado para edema.

A capacidade do Zhongji VC3 de drenar umidade e calor se estende à região genital, onde é um ponto importante para coceira, inchaço e dor, bem como leucorréia e emissão seminal. O Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão recomenda especificamente Zhongji VC3 para dor e inchaço do colo do útero.

O Baço controla o sangue, o Fígado armazena o sangue e os Rins e o Vaso Concepção dominam o útero e a concepção. Zhongji VC3, como ponto de encontro de todos esses canais, é capaz de regular o útero e a menstruação e é indicado principalmente para padrões de excesso que dão origem a massas abdominais (zheng jia), menstruação irregular ou ausente, infertilidade e, principalmente, retenção de a placenta ou lóquios.

Os três canais Yin das pernas do Baço, Fígado e Rim passam e dominam o abdome inferior. Como ponto de encontro do Vaso Concepção com esses três canais, o Zhongji VC3 tem, portanto, forte ação sobre o abdome inferior como um todo, predominantemente nos padrões de excesso envolvendo estagnação e acúmulo de frio ou calor. É indicado para massas, transtorno de Shan e dor severa em torção e sensações de calor e frio no abdome.

Zhongji VC3 também é usado para a condição conhecida como Qi de leitão correndo, particularmente quando devido à deficiência de Yang do Rim com invasão de frio. De acordo com o Essencial Vindo do Gabinete Dourado "O distúrbio do leitão correndo surge da parte inferior do abdome; sobe para a garganta com tanta ferocidade que o paciente sente que está perto da morte.

Ele ataca e depois remite. É provocada pelo medo e susto".

Finalmente, Zhongji VC3 é indicado para deficiência de Yang Qi e deficiência de origem inferior (yuan). No entanto, são tão grandes as propriedades tonificantes do Guanyuan VC4 que, na prática clínica, este último ponto é quase invariavelmente utilizado para esse fim. Como também o Guanyuan VC4, o Zhongji VC3 é indicado para dores lombares, refletindo o princípio de selecionar pontos da frente do corpo para tratar as costas.


Combinações

Incapacidade de urinar: Zhongji VC3, Qugu VC2, Shimen VC5, Guanyuan VC4 e Sanyinjiao BP6 (Suplementando a Vida).

Dificuldade em urinar e emissão seminal: Zhongji VC3, Ligou F5, Lougu BP7, Chengfu B36 e Zhiyin B67 (Suplementando a Vida).

Emissão seminal: Zhongji VC3, Zhiyin B67 e Ququan F8 (Suplementando a Vida).

Dor no pênis: Zhongji VC3, Taixi R3, Yuji P10 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Inchaço súbito, vermelhidão e dor na vagina: Zhongji VC3, Huiyin VC1 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Infertilidade: Zhongji VC3 e Zigong (Extra) (Grande Compêndio).

Sangramento uterino: Zhongji VC3 e Zigong (Extra) (Grande Compêndio).

Sangramento uterino incessante: Zhongji VC3, Shimen VC5, Zigong (Extra) e Shenshu B23 (Grande Compêndio).

Menstruação irregular: Zhongji VC3, Sanyinjiao BP6, Daimai VB26, Qihai VC6 e Shenshu B23 (Grande Compêndio).

Menstruação inibida: Zhongji VC3, Sanyinjiao BP6 e Zulinqi VB41 (Grande Compêndio).

Infertilidade: Zhongji VC3 e Shangqiu BP5 (Grande Compêndio).

Retenção da placenta: sedar Zhongji VC3 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Retenção da placenta: Zhongji VC3 e Jianjing VB21 Grande Compêndio).

Retenção da placenta: Zhongji VC3, Jianjing VB21 e Sanyinjiao BP6 (Encontro com a Fonte).

Diabetes incessante: Zhongji VC3, Tianshu E25 e Zhongwan VC12 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page