top of page

VC24 Chengjiang


Chengjiang - Vaso Concepção 24

Recipiente de Fluidos


Ponto de encontro do Vaso Concepção com o Vaso Governador e os canais do Intestino Grosso e Estômago

Ponto Fantasma de Sun Si-miao


Localização

Acima do queixo, na depressão no centro do sulco mentolabial.

O sulco mentolabial corre horizontalmente, aproximadamente a meio caminho entre o queixo e o lábio inferior.


Agulhamento

I. Inserção transversal oblíqua dirigida superiormente 0,2 a 0,3 cun;

II. Inserção transversal ao longo do lábio inferior para unir com Dicang E4.


Ações

Extingue o vento e beneficia o rosto

Regula o Vaso Concepção


Indicações

Hemiplegia, desvio da boca e dos olhos, trismo, epilepsia do vento, rigidez da cabeça e da nuca, tetania, mania-depressão.

Dor e dormência na face, inchaço da face, dor nos dentes e gengivas, perda súbita da voz, lábios roxos, produção excessiva de saliva aquosa, boca seca, perda de apetite e sede com grande desejo de beber, hemorragia nasal.

Urina escura, sudorese, transtorno de shan em homens, massas abdominais (zheng jia) em mulheres.


Comentários

Chengjiang VC24 é um ponto de encontro do Vaso Concepção com os canais yangming da mão e do pé (Intestino Grosso e Estômago). O canal yangming domina a região facial, Chengjiang VC24 está localizado logo abaixo da boca e o próprio vaso da Concepção contorna a boca, conecta-se com o vaso Governador em Yinjiao VG28 e termina abaixo do olho em Chengqi E1. A principal aplicação clínica de Chengjiang VC24, portanto, é no tratamento de distúrbios faciais, especialmente dor e dormência da face e desvio da boca e dos olhos (ou seja, paralisia facial). A paralisia facial pode ser devida ao vento externo, que ataca e obstrui os canais da face, ou ao vento interno que se agita para cima e leva à desnutrição dos canais. Esses dois padrões correspondem mais ou menos exatamente à paralisia facial do sistema nervoso central e periférico na medicina moderna. No tratamento desse distúrbio, Chengjiang VC24 é geralmente associado por agulhamento em pontos como Dicang E4 ou Jiache E6. A capacidade do Chengjiang VC24 de extinguir o vento, especialmente na região da face e mandíbula, estende-se ao tratamento de hemiplegia, trismo e epilepsia.

Como o próprio nome 'Recipiente de Fluído' indica, Chengjiang VC24 é capaz de afetar a produção de fluidos na boca e é indicado para produção excessiva de saliva aquosa, boca seca e distúrbios de desperdício e sede com grande desejo de beber.

ChengjiangVC24 é um ponto de encontro dos Vasos Concepção e Governador e fica diretamente oposto ao gargalo que é atravessado pelo Vaso Governador. Vários clássicos, por exemplo, a Ode dos Fundamentos da Compreensão, recomendam-no para rigidez e dor na nuca.

Como ponto terminal do Vaso Concepção, Chengjiang VC24 é indicado para distúrbios da porção inferior do canal, como urina escura, distúrbio de shan em homens e massas abdominais em mulheres. Finalmente, o Chengjiang VC24 foi incluído sob seu nome alternativo Guishi (Mercado Fantasma) por Sun Si-miao entre seus treze pontos fantasmas para o tratamento de epilepsia e mania-depressão.


Combinações

Desvio da boca e dos olhos: Chengjiang VC24, HeguUG4, Jiache E6, DicangE4, Renzhong VG26 e Tinghui BP2 (Suplemento ilustrado).

Trismo após insolação: reduzir Chengjiang VC24, Hegu IG4, Jiache E6, Renzhong VG26 e Baihui VG20 (Grande Compêndio).

Perda de voz: Chengjiang VC24 e Fengfu VG16 (Suplementando a Vida).

Hemorragia nasal incessante: Chengjiang VC24 e Weizhong B40 (Clássico Sistemático).

Desordem de perda e sede com grande desejo de correr: Chengjiang VC24, Yishe B49, Rangu R2 e Guanchong TA1 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Desordem de perda e sede: Chengjiang VC24, Jinjin (Ex-HN13), Yuye (Ex-HN14), Renzhong VG26, Lianquan VC23, Quchi IG11, Laogong CS8, Taichong F3, Xingjian F2, Shangqiu SBP5, Ranggu R2 e Yinbai BP1 (Grande Compêndio).

Úlceras na boca: Chengjiang VC24 e Laogong CS8 (Compilação).

Rigidez e dor na cabeça e nuca com rotação difícil: Chengjiang VC24 e Fengfu VG16 (Ode do Dragão de Jade).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page