top of page

VC22 Tiantu


Tiantu - Vaso Concepção 22

Proeminência Celestial


Ponto de encontro dos Vasos Concepção e Yin de Conexão

Ponto da Janela do Céu


Localização

Na linha média, no centro da fossa supraesternal, 0,5 cun superior à fúrcula supraesternal.


Agulhamento

I. Inserção perpendicular 0,3 cun;

II. Com o pescoço estendido (remova o travesseiro da cabeça), agulhe primeiro perpendicularmente 0,2 a 0,3 cun, depois dirija a agulha inferiormente ao longo da borda posterior do manúbrio do esterno 0,5 a 1 cun.

Atenção: este segundo método não deve ser tentado por profissionais sem experiência clínica sob supervisão.


Ações

Descende o Qi rebelde e alivia a tosse e o chiado Beneficia a garganta e a voz


Indicações

Obstrução no peito, plenitude no peito, obstrução do Qi com dor no coração, dor no coração e nas costas, qi rebelde com tosse, asma, dispneia súbita, incapacidade de respirar, abscesso do pulmão com tosse purulenta e sanguinolenta.

Som estridente na garganta, acúmulo de catarro na garganta, globus hystericus, ulceração da garganta que impede comer, inchaço da garganta, sensação de frio na garganta, garganta seca, muita saliva, obstrução dolorosa da garganta, voz quebrada, perda súbita da voz, incapacidade de falar, inchaço do pescoço, bócio.

Constrição esofágica, vômitos, icterícia.

Veias roxo-esverdeadas sob a língua, sangramento nasal, sensação de calor na pele do rosto, rosto vermelho, inchaço da nuca e ombros, calafrios e febre, sensação de calor na pele do abdômen, urticária, dormência da carne do corpo.


Comentários

Em comum com muitos pontos do Vaso Concepção, o Tiantu VC22 tem uma forte ação na descida do Qi.

Localizado entre os pulmões e abaixo da garganta, sua principal aplicação é no tratamento de uma ampla variedade de distúrbios que afetam essas duas áreas.

Tiantu VC22 há muito é reconhecido como um ponto importante para tratar distúrbios pulmonares, por exemplo, a questão essencial recomendado para qi rebelde, incapacidade de respirar e falta de ar. Como outros pontos situados na parte superior do tórax (por exemplo Zhongfu P1), Tiantu VC22 é usado principalmente para tratar padrões de excesso caracterizados por rebelião ascendente do Qi do Pulmão, incluindo tosse, asma, dispneia súbita, incapacidade de respirar e Abscesso pulmonar com tosse sanguinolenta purulenta.

No que diz respeito aos distúrbios da garganta, o Tiantu VC22 pode ser usado em praticamente qualquer situação clínica, variando de secura, sensação de frio, inchaço e dor, até globus hystericus e ulceração grave que impede a alimentação.

É também um ponto importante para distúrbios da voz, incluindo voz rachada, perda de voz e incapacidade de falar. Na prática clínica moderna, a aplicação mais comum deste ponto é no tratamento da sibilância e da asma, principalmente quando acompanhada de acúmulo de mucosidade na garganta.

Tiantu VC22 é um ponto de encontro do Vaso Concepção com o Vaso Yin de Conexão. O Vaso Yin de Conexão sobe pela região do peito e, de acordo com o Clássico das Dificuldades, "se apenas o Vaso Yin de Conexão estiver doente, causará dor no coração". Tiantu VC22 é especificamente indicado para obstrução de Qi com dor no coração e dor no coração e nas costas.

Finalmente, Tiantu VC22 é um dos dez pontos listados no Pivot Espiritual que passaram a ser conhecidos como pontos Janela do Céu. Ele ilustra muitas das ações características desses pontos em sua capacidade de tratar bócio, Qi rebelde do Pulmão e do Estômago e início súbito de distúrbios (perda repentina da voz).


Combinações

Tosse com Qi rebelde: Tiantu VC22, Shanzhong VC17, Tianchi CS1, Jiexi E41 e Jianzhongshu ID15 (Suplementando a Vida).

Asma, incapacidade de dormir à noite e mente agitada: Tiantu VC22 e Shanzhong VC17 (Ode do Dragão de Jade).

Dispneia e tosse: Shanzhong VC17 e Tiantu VC22 (Ode do Dragão de Jade).

Tosse que atinge a voz (voz rouca): Tiantu VC22 e Feishu B13 (Cem Sintomas).

Perda de voz: Tiantu VC22, Lingdao C4, Yingu R10, Fuliu R, Fenglong E40 e Rangu R2 (Suplemento ilustrado).

Perda repentina da voz com trismo: Tiantu VC22, Lingdao C4 e TianchuangID16 (Suplementando a Vida).

Garganta inchada e dolorosa: Tiantu REN-22, Shaoshang LU-11 e Hegu L.1.-4 (Grande Compêndio).

Dor no coração com falta de ar: Tiantu VC22, Qimen F14, Changqiang VG1, Xiabai LP4 e Zhongchong CS9 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Sensação de calor da pele do rosto: Tiantu VC22 e Tianchuang ID16 (Supplementado a Vida)..


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page