top of page

VC14 Juque


Juque - Vaso Concepção 14

Grande Portal


Ponto mu frontal do Coração


Localização

Na linha média do abdome, 6 cun acima do umbigo e 2 cun abaixo do ângulo esternocostal.

Em alguns pacientes, o processo xifóide pode se estender até esse ponto.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun, ou inserção oblíqua dirigida inferiormente 1 a 1,5 cun.

Atenção:

I. inserção profunda, especialmente em indivíduos magros, pode danificar o lobo esquerdo do fígado ou o coração se um deles estiver aumentado,

II. a inserção superior oblíqua em direção ao coração é contraindicada em todos os casos.


Ações

Regula o Coração e alivia a dor

Descende o Qi do Pulmão e desprende o peito

Transforma o catarro e acalma o espírito

Harmoniza o Estômago e desce a rebelião


Indicações

Dor no coração, dor súbita no coração, dor no coração devido ao frio, lesão pelo frio levando à agitação do coração, dor no peito irradiando para as costas, dor no peito irradiando para a região costal lateral, acúmulo de catarro no peito, qi rebelde , tosse, plenitude no peito com falta de ar, cuspindo sangue.

Mania-transtorno, mania-depressão, aversão ao fogo, tendência a amaldiçoar e repreender os outros, rancor e delírio, raiva, desorientação, perda de consciência, epilepsia com vômito de espuma, palpitações de medo, memória fraca, agitação e calor.

Distúrbio súbito de turbulência, distensão abdominal, dor abdominal súbita, distensão focal, constrição esofágica, náusea, vômito, refluxo estomacal, regurgitação ácida, obstrução do diafragma, icterícia, icterícia aguda, distúrbio de shan, distensão e plenitude da parte inferior do abdômen, dor devido às lombrigas.

Excesso mútuo das cinco fases, deficiência de Qi, doença febril, espasmo clônico.


Comentários

De acordo com as Questões Essenciais, os pontos mu frontais são onde o Qi do Zang Fu se reúne e se concentra, e Juque VC14, o ponto mu frontal do Coração, é indicado para distúrbios tanto do Zang do Coração quanto do espírito. A Introdução à Medicina de Li Ting, da dinastia Ming, afirma que o Juque VC14 trata os "nove tipos de dor no coração". De acordo com os princípios "sem movimento há dor" e "onde há desnutrição há dor", a dor no coração sempre envolve estagnação de Qi e sangue ou deficiência de Qi, sangue, Yin ou Yang.

Na prática clínica, esses padrões de excesso e deficiência frequentemente se combinam e, mesmo quando a manifestação é excessiva (por exemplo, estagnação do sangue ou obstrução do sangue por mucosidade), a raiz pode envolver deficiência. Seja qual for a etiologia ou padrão, como o ponto mu frontal do Coração Juque VC14 é o principal ponto local para esses distúrbios, particularmente, de acordo com muitas fontes clássicas, quando o frio ataca o Coração. Também é indicado para dores no peito, principalmente quando se irradia para as costas, sintoma do que se conhece como obstrução dolorosa no peito. Este distúrbio, caracterizado por estase de fleuma e sangue e circulação prejudicada de Yang Qi, também pode interromper a função do pulmão, resultando em tosse e falta de ar.

Qualquer desarmonia do Coração pode originar perturbação do espírito, mas a mais grave ocorre quando o catarro obscurece os portais do Coração. No contexto das indicações tradicionais do Juque VC14, quando predomina apenas a fleuma, pode haver perda de memória, desorientação, perda de consciência ou epilepsia com vômitos de espuma, enquanto se a fleuma se combinar com o calor, haverá várias manifestações de transtorno maníaco, como como ranting e delirante, grande raiva e fúria, uma tendência para amaldiçoar e repreender os outros, etc. Alternativamente, se

I. O sangue do coração é deficiente,

II. a estagnação do sangue impede a nutrição adequada do Coração por sangue fresco, ou

III. ou a deficiência do Yin do Coração ou a transformação da estagnação do sangue geram calor que agita o espírito, pode haver ansiedade, palpitações e uma sensação nervosa e agitada na fossa do epigástrio (abaixo do Coração). O Juque VC14 é o principal ponto local para o tratamento desses distúrbios.

A via principal do Vaso Concepção sobe do períneo até a região da boca. Apesar desse movimento ascendente do canal, os pontos do Vaso Concepção no peito e no abdome têm uma forte ação na descida do Qi, especialmente do Pulmão e do Estômago. Este movimento descendente é refletido na prática do 'pequeno circuito celestial' qigong que sobe o Qi através do vaso Governante e desce através do Vaso Concepção. Localizado na região entre o Pulmão e o Estômago, o Juque VC14 tem forte ação em subjugar o Qi rebelde nesses dois Zang Fu.

No que diz respeito ao Pulmão, Juque VC14 é indicado para Qi rebelde que se manifesta como tosse e plenitude no peito com falta de ar. Quanto ao Estômago, Juque VC14 é capaz de regular a rebelião do Qi manifestando-se como náusea, refluxo estomacal, vômito e regurgitação ácida e estagnação do Qi dando origem a distensão abdominal, constrição esofágica, distensão focal e obstrução do diafragma.

Finalmente o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão recomenda o Juque VC14 para superatuação mútua das cinco fases. Essa indicação extremamente ampla costuma ser interpretada como um reflexo do status do Coração, do qual Juque VC14 é o ponto mu frontal, como regente soberano de todos os Zang Fu.


Combinações

Agitação do Coração: Juque VC14 e Xinshu B15 (Suplementando a Vida).

Agitação e plenitude do coração: Juque VC14 e Yindu R19 (Suplementando a Vida).

Distensão e plenitude do Coração e Abdome: Juque VC14 e Shangwan VC13 (Suplementando a Vida).

Palpitações de susto com qi diminuído: Juque VC14, Shenmen C7 e Ligou F5 (Suplementando a Vida).

Desorientação cardíaca: Juque VC14, Tianjing TA10 e Xinshu B15 (Grande Compêndio).

Transtorno maníaco, delírio, fúria e maldição: Juque VC14 e Zhubin R9 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Rebelião de Qi com tosse, plenitude no peito e falta de ar com dor que irradia para as costas: 50 cones de moxa cada um no Juque VC14 e no Qimen F14 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Tosse: Juque VC14, Shanzhong VC17 e Quepen E12 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Vômito com plenitude no peito: Juque VC14, Shufu R27, Shencang R25 e Lingxu R24 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Distúrbio de agitação súbita: Juque VC14, Guanchong TA1, Zhigou TA6, Gongsun BP4 e Jiexi E41 (Clássico Sistemático).

Dor no diafragma por acúmulo de líquido difícil de suportar: Juque VC14 e Shanzhong VC17 (Cem Sintomas).


Referências bibliográficas:

Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page