top of page

VC1 Huiyin


Huiyn - Vaso Concepção 1

Encontro de Yin


Ponto de encontro dos Vasos Concepção, Penetrador e Governador

Ponto fantasma de Sun Si-miao


Localização

No períneo, a meio caminho entre o ânus e o escroto nos homens, e o ânus e a comissura labial posterior nas mulheres.

Nos homens, o escroto pode precisar ser levantado da ponta.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun.

Nota: de acordo com o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão, este ponto é contra-indicado para agulhamento.

Atenção: contra-indicado na gravidez.


Ações

Regula o Yin anterior e posterior

Drena o calor úmido

Acalma o espírito

Promove a ressuscitação e revive do afogamento


Indicações

Dificuldade para urinar e defecar, enurese, emissão seminal, impotência, doenças genitais, suor nos genitais, dor na cabeça do pênis, sensação de frio na cabeça do pênis, inchaço dos testículos, inchaço e dor na vagina, prolapso do reto, hemorróidas, dor no ânus e na córnea, sensação de calor na uretra, coceira e dor no períneo, distúrbios de Shan.

Amenorréia, menstruação irregular, prolapso uterino.

Coma, sufocamento por água (afogamento), mania-depressão.

Dor na pele do abdômen, coceira na pele do abdômen.


Comentários

Huiyin VC1 (Encontro do Yin) deriva seu nome de sua localização na área entre o ânus e a genitália externa (os dois Yin inferiores) e o fato de que o períneo é onde os Vasos Concepção e Penetrador se encontram (com o Vaso Governador). Também está diretamente abaixo e oposto ao Baihui VG20 (o ponto em que todo o Yang se reúne) e, portanto, o local profundo, escuro, oculto e protegido onde o Yin se encontra. Isso se reflete na importância do Huiyin VC1 na prática de qigong. Na prática da rotação do pequeno circuito celestial, o Qi é focado no dantian inferior, direcionado para Huiyin VC1 e depois para Changqiang VG1 antes de ser direcionado para cima do Vaso Governador para Baihui VG20 e depois para baixo no Navio de concepção para retornar ao dantian inferior.

Historicamente, tem havido alguma discussão sobre se Huiyin VC1, em vez de Jiuwei VC15, é o ponto de conexão luo do Vaso Concepção. O Pivot Espiritual refere-se ao ponto de conexão luo do Vaso Concepção como Weiyi (Tela da Cauda), um nome alternativo para Jiuwei VC15, e dá sintomas de excesso (dor na pele do abdome) e deficiência (coceira na pele do abdômen). Clássicos posteriores, incluindo o Clássico Sistemático de Acupuntura e Moxabustão e o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão, referem-se ao ponto de conexão luo do vaso da Concepção como Pingyi (Tela Plana), um nome alternativo para Huiyin VC1, e atribuem esses sintomas de excesso e deficiência até este ponto. Huiyin VC1 como o ponto de conexão luo do vaso da Concepção refletiria uma simetria clara com Chengqiang VC1 como o ponto de conexão luo do Vaso Governador.

Huiyin VC1 tem forte ação nas regiões geniturinária e anal, principalmente nas afecções decorrentes do calor úmido, sendo indicado nas dores e edemas genitais, bem como nas afecções urinárias recalcitrantes. É lamentável que, devido à sua localização, seja clinicamente menos usado do que poderia ser.

Huiyin VC1, sob seu nome alternativo de Guicang (Armazém Fantasma) é um dos 'treze pontos fantasmas' de Sun Simiao, usado no tratamento de epilepsia e transtorno maníaco.

O Suplemento às Fórmulas dos Mil Ducados de fato especificava que nos homens Yinxiafeng (Extra) deveria ser agulhado, enquanto nas mulheres Yumentou (Extra), localizado na comissura labial posterior, deveria ser agulhado. Ambos os pontos correspondem mais ou menos a Huiyin VC1.

Finalmente, Huiyin VC1 é indicado (por exemplo no Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão) para reviver de afogamento e diz-se que tem a capacidade de promover a expulsão de água dos pulmões.



Combinações

Inchaço súbito, vermelhidão e dor na vagina: Huiyin VC1, Zhongji VC3 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Os cinco tipos de hemorróidas: Huiyin VC1, Weizhong B40, Chengshan B57, Feiyang B58, Yangfu VB38, Fuliu R7, Taichong F3, Xiaxi VB43, Qihai VC6 e Changqiang VG1 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page