top of page

VB9 Tianchong


Tianchong - Vesícula Biliar 9

Corrida Celestial


Ponto de encontro dos canais da Vesícula Biliar e da Bexiga


Localização

Acima da orelha, na depressão 0,5 cun posterior a Shuaigu VB8.


Agulhamento

Inserção transversal 0,5-1,5 cun.

Nota: este ponto, em comum com todos os pontos dentro da linha do cabelo, pode ser agulhado em qualquer direção. A direção depende da sintomatologia, em outras palavras, direcione a agulha para onde a dor de cabeça ou outra dor se irradia, ou junte-a por meio de agulhamento a outros pontos da cabeça. A agulha deve ser inserida profundamente na camada subcutânea, no tecido areolar frouxo adjacente ao osso do crânio, em vez de mais superficialmente.


Ações

Limpa o calor do canal da Vesícula Biliar

Acalma o espírito e pacifica o medo


Indicações

Dor de cabeça, zumbido, coceira úmida no ouvido, dor de dente, inchaço e dor nas gengivas, bócio.

Propensão ao medo e susto, palpitações de medo, epilepsia, tetania, loucura.


Comentários

O Pivot Espiritual lista cinco pontos conhecidos como os pontos da Janela do Céu (Renying E9, Futu IG18, Tianyou TA16, Tianzhu B10 e Tianfu P3).

O Pivot Espiritual fornece uma lista sem nome de dez pontos que inclui os cinco pontos da Janela do Céu e acrescenta os pontos Tiantu VC22, Tianchuang ID16, Tianrong ID17, Fengfu VG16 e Tianchi CS1. Esta passagem primeiro discute o Tiantu VC22 e, em seguida, os seis pontos do canal Yang como uma sequência de linhas verticais que se estendem do Vaso Concepção e terminam com Fengfu VG16 no Vaso Governador, com Tianfu P3 e Tianchi CS1 como pontos adicionais. Comentaristas posteriores (particularmente Ma Shi, o grande médico da dinastia Ming e especialista no Clássico Interno do Imperador Amarelo) apontaram que esta passagem discute Tianrong ID17 como um ponto do canal shaoyang, enquanto na verdade é um ponto taiyang da mão. Eles, portanto, sugeriram que Tianrong ID17 deveria ser de fato Tianchong VB9. Nesse caso, todos os seis canais Yang estariam representados.

Esses dez pontos têm certas propriedades comuns, sendo indicados especialmente para desarmonia entre a cabeça e o corpo, distúrbios da cabeça e dos órgãos dos sentidos, bócio e escrófula, rebelião do Qi do Pulmão ou do Estômago e distúrbios emocionais.

Muitos clássicos indicam Tianchong VB9 para uma variedade de problemas mentais e mentais. doenças psicológicas caracterizadas por propensão ao medo e susto, palpitações de susto, epilepsia, loucura etc. De acordo com pesquisas modernas de acupuntura em hospitais psiquiátricos, muitos pontos de cabeça são eficazes no tratamento de distúrbios da parte subjacente do cérebro, e isso pode ajudar a explicar essas indicações tradicionais.


Combinações

Arqueado para trás com choro triste: Tianchong VB9 e Daheng BP15 (Cem Sintomas).

Dor de cabeça: Tianchong VB9, Fengchi VB20 e Muchuang VB16 (Clássico Sistemático).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page