top of page

VB44 Zuqiaoyin


Zuqiaoyin - Vesícula Biliar 44

Portais Yin do Pé


Ponto jing-poço do canal da Vesícula Biliar

Ponto Metal do canal da Vesícula Biliar


Localização

No aspecto dorsal do 4º dedo do pé, na junção das linhas traçadas ao longo da borda lateral da unha e da base da unha, aproximadamente 0,1 cun do canto da unha.


Agulhamento

Inserção perpendicular ou oblíqua direcionada proximalmente 0,1 a 0,2 cun, ou picada para sangrar.


Ações

Limpa o calor e beneficia a cabeça

Beneficia o tórax e a região costal lateral

Acalma o espírito


Indicações

Dor de cabeça, dor de cabeça com agitação, dor aguda na cabeça, tontura, surdez súbita, zumbido, vermelhidão, inchaço e dor nos olhos, dor no canto externo, obstrução dolorosa na garganta, rigidez da língua ou língua enrolada com boca seca, rigidez de a língua com incapacidade de falar.

Dor na região costal lateral, dor na região costal lateral com tosse e incapacidade de recuperar o fôlego.

Pesadelos, insônia, sonolência, agitação e calor nas mãos e pés.

Menstruação irregular, doença febril, ausência de sudorese.

Tendões contraídos, contração dos tendões dos quatro membros, incapacidade de levantar o cotovelo.


Comentários

Diz-se que o nome de Zuqiaoyin VB44 (Portais Yin do Pé) refere-se à sua capacidade de tratar doenças dos órgãos dos sentidos associados aos cinco zang, ou seja, os olhos (Fígado), ouvidos (Rim), língua (Coração), boca (Baço) e nariz (Pulmão). Na verdade, as indicações clássicas aparecem para todos eles, exceto para o nariz. A este respeito, Zuqiaoyin VB44 na parte inferior do corpo espelha Touqiaoyin VB11 (Portais Yin da Cabeça) na parte superior do corpo.

Zuqiaoyin VB44 é o jing-poço e, portanto, o ponto mais distal do canal da Vesícula Biliar. De acordo com o Pivot Espiritual "para doenças da cabeça, selecione [pontos dos] pés". Zuqiaoyin VB44 tem sido citado por numerosas fontes clássicas para distúrbios devido ao fogo da Vesícula Biliar subindo para perturbar a cabeça, ou vento quente externo atacando a cabeça, dando origem a sintomas como dor de cabeça, dor de cabeça com agitação, surdez súbita, zumbido, tontura , olhos vermelhos e doloridos inchados e obstrução dolorosa na garganta. Como o ponto terminal e, portanto, mais dinâmico do canal, Zuqiaoyin VB44 é especialmente indicado quando essas condições são severas e agudas.

O Clássico das Dificuldades afirma que os pontos jing-poço tratam da "plenitude abaixo do Coração". Enquanto a região 'abaixo do Coração' refere-se especificamente ao ápice do epigástrio, como muitos dos pontos jing-poço, Zuqiaoyin VB44 trata a estagnação e plenitude em toda a região do peito.

Quando o Qi do Fígado estagna no peito e na região costal lateral, pode haver distensão e dor. Zuqiaoyin VB44 é o ponto metálico do canal da Vesícula Biliar e seu uso foi enfatizado em clássicos como o Clássico Sistemático de Acupuntura e Moxabustão e o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão para dores da região costal lateral com tosse e incapacidade de pegar a respiração. Esses sintomas ocorrem quando o Qi do Fígado ou o fogo do Fígado invadem o Pulmão (a madeira insulta o metal).

O canal divergente da Vesícula Biliar liga-se ao Coração, e a madeira é a 'mãe' do fogo. O fogo da Vesícula Biliar, portanto, pode facilmente se transmitir ao Coração e perturbar o espírito (doença da mãe afetando a criança). Em comum com muitos dos pontos jing-poço, Zuqiaoyin VB44 é eficaz para acalmar o espírito e como outros pontos jing-poço dos pés (por exemplo, Lidui E45 e Yinbai BP1) para tratar distúrbios do sono, como insônia e pesadelos. Ao discutir Zuqiaoyin VB44, a Investigação sobre pontos ao longo dos canais disse "[para] a sonolência causada pelo calor da vesícula biliar reduz, [para] a insônia causada pelo resfriado da vesícula biliar a reforça".

Finalmente, ao contrário da maioria dos pontos jing-well dos doze canais, Zuqiaoyin VB44 não parece ser indicado nos grandes clássicos para restaurar a consciência.


Combinações

Dor aguda na cabeça com incapacidade de se mover: Zuqiaoyin VB44 e Qiangjian VG18 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Surdez: Zuqiaoyin VB44 e Guanchong TA1 (Pivot Espiritual).

Garganta com obstrução dolorosa, língua enrolada e boca seca: Zuqiaoyin VB44, Guanchong TA1 e Shaoze ID1 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Ausência de suor: Zuqiaoyin VB44, Fuliu R7, Quze CS3, Yuji P10, Shaoze ID1, Shangxing VG23, Ququan F8, Kunlun B60 e Xiaxi VB43 (Grande Compêndio).

Contração e incapacidade de estender o braço e o cotovelo: Zuqiaoyin VB44 e Shousanli IG10 (Suplementando a Vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page