top of page

VB40 Qiuxu


Qiuxu - Vesícula Biliar 40

Monte de Ruínas


Ponto yuan-fonte do canal da Vesícula Biliar


Localização

Na articulação do tornozelo, na depressão anterior e inferior ao maléolo lateral.

Localize na junção das linhas traçadas ao longo das bordas anterior e inferior do maléolo lateral.


Agulhamento

Inserção perpendicular 1 a 1,5 cun, direcionada para Zhaohai R6.


Ações

Espalha o Qi do Fígado e limpa o calor da Vesícula Biliar e o calor úmido

Ativa o canal, alivia dores e beneficia as articulações

Regula shaoyang


Indicações

Distensão e dor no tórax e região costal lateral com incapacidade de recuperar o fôlego, suspiros, inchaço na axila, distúrbio súbito de Shan, endurecimento da parte inferior do abdome, herpes zoster.

Dor de cabeça unilateral, vermelhidão, inchaço e dor nos olhos, obstrução visual superficial, visão deficiente, obstrução dolorosa na garganta.

Vômito, regurgitação ácida, malária crônica com calafrios.

Dor no pescoço, calafrios e febre com inchaço do pescoço, insolação, paralisia, dor na coluna lombar, dor no quadril, distúrbio de atrofia e obstrução dolorosa do membro inferior, cãibras e dor nas pernas, ciática, dor na parte inferior perna, pé caído, flacidez do tornozelo, inchaço do tornozelo lateral, dor no pulso.


Comentários

De acordo com Chen Shi-dou "Somente quando o Fígado adquire ming men é capaz de planejar estratégias, somente quando a Vesícula Biliar adquire ming men é que as decisões são tomadas". O Fígado e a Vesícula Biliar são encarregados do fogo ministerial que corresponde à energia da primavera, crescimento, vigor e tomada de decisão. Em desarmonia, esse fogo indispensável tende a se inflamar, principalmente quando o Fígado e a Vesícula Biliar perdem sua função de fluxo livre e o qi estagna e se transforma em fogo. O fogo é atraído para o canal da Vesícula Biliar como um todo e, especialmente, sobe para a cabeça. Qiuxu VB40, o ponto de origem do yuan do canal da Vesícula Biliar, é indicado quando há calor e qi estagnado em várias porções do canal da Vesícula Biliar, causando distensão, dor, vermelhidão ou inchaço da cabeça, olhos, pescoço , garganta, axila e abdome, distensão e dor no tórax e na região costal lateral com suspiros e incapacidade de recuperar o fôlego e distúrbio de shan.

Qiuxu VB40 também é indicado quando o calor e a umidade se combinam, dando origem a sintomas de calor úmido que afligem o fu ou o canal da vesícula biliar, como colecistite e herpes zoster. Se o calor ou umidade do Fígado e da Vesícula Biliar invadem transversalmente o Estômago, prejudicando sua função descendente, pode haver vômitos e regurgitação ácida.

Qiuxu VB40 é capaz de tratar distúrbios do membro inferior como um todo e é freqüentemente empregado em combinação com pontos como Juliao VB29, Huantiao VB30 e Yanglingquan VB34 no método de associação de pontos 'corrente e cadeado' . É especificamente indicado para dores na anca, ciática, cãibras e dores nas pernas, atrofia, obstrução dolorosa (especialmente da articulação do tornozelo), pé caído e flacidez ou inchaço do tornozelo. No método cross-needling de seleção de pontos, a articulação do punho na parte superior do corpo corresponde à articulação do tornozelo na parte inferior do corpo, e o Qiuxu VB40 é indicado por vários textos clássicos para dor no punho contralateral.

De acordo com o Pivot Espiritual e as Questões Essenciais', "Taiyang é a abertura, yangming é o fechamento e shaoyang é o pivô". Na diferenciação das febres exposta no Tratado sobre lesões causadas pelo resfriado por Zhang Zhong-jing, a síndrome de shaoyang representa o estágio 'meio-exterior, meio-interior'. O fator patogênico reside entre os níveis taiyang e yangming e, nesse sentido, shaoyang é o pivô ou dobradiça entre o exterior e o interior. O Qiuxu VB40 é usado há muito tempo para a malária crônica, um exemplo clássico de uma doença em que o fator patogênico entra no corpo e se aloja no nível meio externo e meio interno. A alternância de febre e calafrios reflete a batalha entre o qi correto e o qi patogênico. Quando o qi correto predomina e é capaz de lutar contra o patógeno, há febre, e quando o qi patogênico predomina, há calafrios. Qiuxu VB40, o ponto de origem do yuan do canal shaoyang do pé, é escolhido para regular o canal shaoyang e expulsar o patógeno, especialmente quando predominam os calafrios.


Combinações

Obstrução visual superficial: Qiuxu VB40 e Tongziliao VB1 (Suplementando a Vida).

Dor da região costal lateral: Qiuxu VB40 e Zhongdu VB32 (Grande Compêndio).

Plenitude do tórax e região costal lateral irradiando para o abdômen: Qiuxu VB40, Xiaxi VB43, Xiajuxu E39 e Shenshu B23 (Grande Compêndio).

Dor aguda no peito: Qiuxu VB40 e Fenglong E40 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Tensão no peito e nas costas com sensação de inchaço no peito: Qiuxu VB40 e Jingqu P8 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Inchaço da axila, calafrios e febre, inchaço do pescoço: Qiuxu VB40 e Shenmai B62 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Inchaço da axila: Qiuxu VB40, Yangfu VB38 e Zulinqi VB41 (Grande Compêndio).

Delírio maníaco: Qiuxu VB40 e Xiajuxu E39 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Cãibras dos tendões: Qiuxu VB40 e Jinmen B63 (Cem Sintomas).

Dor no quadril: Qiuxu VB40, Huantiao VB30 e Yanglingquan VB34 (Grande Compêndio).

Flacidez das pernas: Qiuxu VB40, Yanglingquan VB34, Chongyang E42 e Taichong F3 (Grande Compêndio).

Dor no tornozelo e calcanhar: Qiuxu VB40, Xuanzhong VB39 e Kunlun B60 (Canção Mais Preciosa Que Jade).

Malária crônica: Qiuxu VB40, Zhongzhu TA3 e Shangyang IG1 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

517 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page