top of page

VB37 Guangming


Guangming - Vesícula Biliar 37

Luz brilhante


Ponto de conexão luo do canal da Vesícula Biliar


Localização

Na face lateral da perna, 5 cun acima da proeminência do maléolo lateral, na borda anterior da fíbula.

I. A distância entre a ponta do maléolo lateral e a prega poplítea é de 16 cun; localize Guangming VB37 logo distal à junção dos dois terços superiores e terço inferior desta linha;

II. Acima da região de Xuanzhong VB39, a fíbula não é facilmente palpável porque é coberta pelo músculo fibular curto; portanto, sinta a borda anterior da fíbula acima da articulação do tornozelo onde é facilmente palpável e estenda uma linha em direção à cabeça da fíbula.


Agulhamento

Inserção perpendicular 1 a 1,5 cun.


Ações

Beneficia os olhos

Dissipa vento-umidade, ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Dor ocular, cegueira noturna, coceira nos olhos, miopia, miopia.

Dor de cabeça unilateral, ranger de dentes, distensão e dor na mama, doença febril com ausência de sudorese, mania súbita.

Dor no joelho, dor na parte inferior das pernas com incapacidade de ficar em pé por muito tempo, distúrbio de atrofia das pernas com dificuldade em ficar em pé após sentar, distúrbio de atrofia e obstrução dolorosa do membro inferior com dormência, dormência do corpo, calor e dor na parte inferior perna.


Comentários

O Guia dos Clássicos da Acupuntura afirma que "os pontos luoconectantes estão localizados entre dois canais ... se forem perfurados, os sintomas dos canais relacionados interior-exteriormente podem ser tratados". O Fígado 'se abre' nos olhos, e os canais divergentes Fígado, Vesícula Biliar e Vesícula Biliar se conectam com o olho. Muitas doenças oculares derivam da patologia do Fígado e, como sugere o nome 'Luz Brilhante', Guangming VB37, o ponto luo de conexão do canal da Vesícula Biliar, é o principal ponto distal no canal para o tratamento de uma ampla gama de doenças distúrbios oculares, incluindo dor, vermelhidão, coceira, miopia e cegueira noturna.

Sua segunda função de ativar o canal e aliviar a dor é importante de duas maneiras. Em primeiro lugar, ao dissipar o vento-umidade e regular a circulação do Qi no membro inferior, é eficaz no tratamento de uma ampla gama de distúrbios da perna, incluindo dor no joelho, dor na parte inferior das pernas com incapacidade de ficar em pé por muito tempo, distúrbio de atrofia e obstrução dolorosa do membro inferior com dormência e calor e dor na parte inferior da perna. Em segundo lugar, o canal primário da Vesícula Biliar passa pelo peito enquanto seu canal tendinoso se conecta com o peito, e Guangming VB37 é indicado para distensão e dor do peito devido à estagnação do Qi do Fígado.

Finalmente, o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão dá indicações específicas para excesso e deficiência dos pontos de conexão Luo. No caso de Guangming VB37, são sensação de calor na parte inferior da perna, dor no joelho, dormência do corpo e propensão a ranger os dentes (excesso); distúrbio de atrofia das pernas com dificuldade em ficar de pé após sentar (deficiência).


Combinações

Dor e coceira nos olhos: reduz Guangming VB37 e Diwuhui VB42 (Ode para Esclarecer Mistérios).

Quando Jingming B1 for ineficaz no tratamento de doenças oculares, combine-o com Hegu IG4 e Guangming VB37 (Ode de Xi-hong).

Ranger dos dentes: Guangming VB37 e Zulinqi VB41 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor de cabeça, bochechas inchadas, defecação difícil, disfunção urinária dolorosa, suscetibilidade à raiva com uma cor verde-azulada (qing), distúrbio shan doloroso e dor na região costal lateral, hipogástrio e útero: Guangming VB37 e Taichong F3 ( Espelho Dourado).

Miopia: Guangming VB37, Taichong F3, Chengqi E1, Jingming B1, Fengchi VB20 e Hegu IG4.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page