top of page

VB25 Jingmen


Jingmen - Vesícula Biliar 25

Portão da Capital


Ponto mu-frontal do Rim


Localização

Abaixo da face lateral da caixa torácica, anterior e inferior à extremidade livre da 12ª costela.

Para localizar a extremidade livre da décima segunda costela, primeiro coloque toda a mão na parte superior do abdome e, com uma leve pressão dos dedos, apalpe para baixo ao longo da margem costal, até que a extremidade da décima primeira costela esteja localizada logo acima do nível do umbigo. Em seguida, apalpe ao longo da margem inferior da caixa torácica até que a extremidade livre da décima segunda costela esteja localizada na região lombar lateral.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun.

Cuidado: em indivíduos magros, o agulhamento profundo pode penetrar na cavidade peritoneal.


Ações

Tonifica os Rins e regula as passagens de água

Fortalece o Baço e regula os Intestinos

Fortalece a região lombar


Indicações

Borborigmo, diarréia fria ou úmida (dong), distensão abdominal, vômitos, dor na parte inferior do abdome, distúrbio shan doloroso.

Dificuldade em urinar, urina escura, inchaço da face, falha nas passagens de água para fluir, desejo de beber.

Calafrios e febre, descontente com a incapacidade de recuperar o fôlego.

Fraqueza da coluna, dor lombar com incapacidade de ficar em pé por muito tempo, dor na região costal lateral e nas costas, dor na face interna da escápula, dor no quadril.


Comentários

Jingmen VB25 é o ponto mu frontal dos Rins. O termo 'mu' significa reunir ou coletar, e os pontos mu-frontal são onde o Qi do Zang Fu se reúne e se concentra na superfície anterior do corpo.

A principal ação do Jingmen VB25 é auxiliar o relacionamento mútuo entre os Rins e o Baço. De acordo com as Obras Completas de Fing-yue "Ming men é o mar de essência [e] sangue, o Baço é o mar de água e grãos, juntos eles são a raiz dos cinco Zang e seis Fu". Os Rins são a fonte do Qi pré-celestial e regem os fluidos, enquanto o Baço é a fonte do Qi pós-celestial e rege o transporte e transformação de alimentos e água. O Yang do Rim é a raiz de todo o Yang do corpo, e seu fogo é a fonte do vigor da função de transporte e transformação do Baço.

Ao mesmo tempo, é o Baço que extrai a essência dos alimentos para complementar a essência do Rim.

Quando esse apoio mútuo entre os Rins e o Baço se rompe, haverá comprometimento da função digestiva do Baço e da função dos Rins de governar os fluidos. Jingmen VB25 é indicado para casos de diarreia fria ou úmida (dong), borborigmo e distensão abdominal resultantes da deficiência de Yang do Baço, que deriva da deficiência de Yang do Rim ou, devido à sua natureza prolongada, lesou o Yang do Rim. Também é usado para tonificar o Yang do Rim para facilitar o fluxo de água em doenças urinárias e é indicado para micção difícil, urina concentrada, inchaço da face e 'falha nas passagens de água para fluir'.

Os Rins regem a região lombar e os ossos. A outra aplicação principal do Jingmen VB25 é no tratamento de desordens da região lombar e da coluna vertebral, particularmente quando causadas por deficiência dos Rins. É, portanto, indicado para fraqueza da coluna e para dores lombares com incapacidade de ficar em pé por muito tempo. Devido à sua localização no canal da Vesícula Biliar, também é indicado para dores combinadas nas costas e na região costal lateral, por exemplo, em cólica renal, bem como para dores no quadril.


Combinações

Diarréia fria ou úmida (dong) com alimentos não digeridos: Jingmen VB25, Rangu R2 e Yinlingquan BP9 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Diarréia fria ou úmida (dong) com dor no corpo: Jingmen VB25 e Kunlun B60 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Urina escura e obstrução da passagem da água: Jingmen VB25 e Zhaohai R6 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Inchaço da parte inferior do abdômen: Jingmen VB25, Ligou F5 e Zhongfeng F4 (Suplementando a Vida).

Dor lombar com incapacidade de ficar em pé por muito tempo ou se mover: Jingrnen VB25 e Xingjian F2 (Clássico Sistemático).

Dor lombar com tensão na coluna: Jingmen VB25 e Zhishi B52 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page