top of page

VB21 Jianjing


Jianjing - Vesícula Biliar 21

Ombro Bom


Ponto de encontro dos canais da Vesícula Biliar, do Triplo Aquecedor, do Estômago com o vaso Yang de Conexão


Localização

A meio caminho entre Dazhui VG14 e a ponta do acrômio, na crista do músculo trapézio.

I. A crista refere-se ao ponto mais alto do músculo trapézio no plano sagital (anterior-posterior);

II. Este ponto está normalmente localizado no ponto de máxima sensibilidade.


Agulhamento

Inserção oblíqua posterior, 0,5-1 cun.

Atenção:

I. a inserção perpendicular, especialmente em pacientes magros, acarreta um risco substancial de induzir um pneumotórax;

II. contra-indicado na gravidez.


Ações

Regula o Qi, ativa o canal e alivia a dor

Transforma e reduz a mucosidade e dissipa os nódulos

Beneficia os seios e agiliza o parto


Indicações

Rigidez e dor no pescoço, dor no ombro e nas costas, incapacidade de levantar a mão e o braço, herniplegia.

Perda da fala após insolação, insolação, taxação de vento, as cinco taxas e as sete lesões, distúrbio ósseo fumegante, deficiência renal

dor lombar.

Tosse e dispnéia, rebelião de qi, mania-depressão, vermelhidão da face.

Escrófula, bócio, Qi da perna subindo para atacar o Coração, dor no Baço.

Trabalho de parto difícil ou prolongado, contracorrente invertido dos braços e pernas após aborto espontâneo, retenção da placenta, sangramento uterino.

Dor na mama, abscesso na mama, leite materno não flui, furúnculos e carbúnculos.


Comentários

A região de Jianjing VB21, na crista do músculo trapézio, é particularmente propensa a sintomas de contração, aperto e dor devido a uma variedade de etiologias. A Vesícula Biliar é acoplada interior-exteriormente com o Fígado.

A estagnação do Qi do Fígado ou o aumento do Yang do Fígado devido à raiva, frustração, ressentimento, etc. geralmente se descarregam para cima ao longo do canal da Vesícula Biliar e se acumulam facilmente dentro e abaixo do pescoço, especialmente quando o aperto e a restrição na região relativamente estreita do pescoço impedem sua ascensão. fluxo. A estreita relação entre a parte superior do corpo e a raiva foi enfatizada em muitos textos, por exemplo, as Questões Essenciais, que afirmavam que "a raiva fará com que o Qi suba". Alternativamente, a região de Jianjing VB21 pode ser ferida por entorse, penetração por vento frio (especialmente depois de dormir em uma corrente de ar frio), má postura prolongada ou tensão ocupacional. Jianjing VB21 pode ser agulhado em todos os casos de rigidez do pescoço e ombros, que podem se estender para as costas ou braço.

Jianjing VB21 é indicado para uma variedade de distúrbios de fleuma. A fleuma pode envolver a patologia do Fígado ou da Vesícula Biliar das três maneiras a seguir:

I. A estagnação do qi do fígado leva à estagnação dos fluidos que se condensam em fleuma, resumidos na declaração do Tratado sobre Distúrbios do Sangue "Quando o Qi flui, a água também flui",

II. O vento do fígado sobe carregando a mucosidade com ele (esta é uma das principais características patológicas da insolação), e

III. O fogo do Fígado ou da Vesícula Biliar vaporiza e condensa os fluidos em fleuma.

Em virtude de suas ações de regulação do qi, redução e transformação da fleuma e dissipação de nódulos, Jianjing VB21 é usado no tratamento de distúrbios de fleuma como hemiplegia, perda da fala após insolação, insolação, escrófula e bócio Jianjing VB21 também possui uma forte ação descendente do Qi e é indicada em vários distúrbios do Qi rebelde, como tosse e dispnéia, rebelião do Qi e Qi da perna ascendente para atacar o Coração. O Qi das pernas é um distúrbio caracterizado por dormência, dor, fraqueza, espasmo, inchaço, vermelhidão e sensação de calor nos pés e pernas. Em casos graves, o patógeno ataca mais profundamente, afetando o abdômen e o coração.

O trabalho de parto difícil pode ser devido à estagnação ou deficiência de Qi e sangue. Em ambos os casos, devido à sua forte ação descendente, o Jianjing VB21 há muito é usado para acelerar o parto e promover a descida da placenta e, por isso, é contraindicado na gravidez. Jianjing VB21 também é especificamente indicado pelo Clássico de Suplementar a Vida com Acupuntura e Moxabustão para "Frio de contrafluxo de inversão dos braços e pernas após aborto espontâneo". Uma condição semelhante em mulheres pós-parto é descrita pelo famoso ginecologista da dinastia Qing, Fu Qing-zhu, que diz: "No decorrer do parto, algumas mulheres se esforçam demais com sobrecarga e fadiga, ferindo o Baço. Como resultado, ocorre inversão com contrafluxo resfriamento dos membros, o Qi sobe para encher o peito, e o pulso se afasta. A capacidade implícita de Jianjing VB21 de tonificar a deficiência após o aborto espontâneo é surpreendentemente espelhada em suas indicações para uma variedade de padrões de deficiência, incluindo vento taxação, as cinco taxas e sete lesões, dor lombar por deficiência renal e distúrbio ósseo fumegante.

Tão forte é a ação de Jianjing VB21 na descida do Qi que Gao Wu, na Ode de Xi-hong, diz "Quando você agulha Jianjing VB21, você deve agulhar Zusanli E36. Se isso não for feito, o Qi não será regulamentado". Em outras palavras, a ação de Zusanli E36 na tonificação e elevação do Qi ajudará a combater qualquer descida excessiva do qi resultante do agulhamento de Jianjing VB21.

Jianjing VB21 também é indicado para distúrbios da mama. O canal primário da Vesícula Biliar penetra no peito e o canal tendinoso da Vesícula Biliar se conecta com a mama, enquanto Jianjing VB21 é um ponto de encontro do canal da Vesícula Biliar com o canal do Estômago que desce através do mamilo. Preocupação excessiva, raiva, frustração, ressentimento ou depressão podem levar à estagnação e emaranhamento do Qi do Fígado, ou calor acumulado no canal do Estômago pode se acumular no peito, levando a dor no peito, abscesso no peito e falha no fluxo do leite materno.

Jianjing VB21 pode ser selecionado em todas essas situações.


Combinações

Incapacidade de virar o pescoço: Jianjing VB21 e Pohu B42 (Suplementando a Vida).

Dor no ombro e nas costas: Jianjing VB21, Fengmen B12, Zhongzhu TA3, Zhigou TA6, Houxi ID3, Wangu ID4 e Weizhong B40 (Grande Compêndio).

Dor no antebraço: Jianjing VB21 e Quchi IG11 (Ode para Esclarecer Mistérios).

Dor e frio no braço: Jianjing VB21, Quchi IG11 e Xialian IG8 (Grande Compêndio).

Escrófula: Jianjing VB21, Shaohai C3, Tianchi CS1, Zhangmen F13, Zulinqi VB41, Zhigou TA6, Yangfu VB38 e Shousanli IG10 (Grande Compêndio).

Retenção da placenta: Jianjing VB21 e Zhongji VC3 (Grande Compêndio).

Retenção da placenta: Jianjing VB21, Zhongji VC3 e Sanyinjiao BP6 (Encontro com a Fonte).

Dor e sensibilidade do Qi da perna: primeiro agulhar Jianjing VB21, depois agulhar Zusanli E36 e Yanglingquan VB34 (Estrela Celestial).

Prolapso do reto: Jianjing VB21, Baihui VG20, Changqiang VG1, Dachangshu B25, Hegu IG4 e Qichong E30 (Compilação).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page