top of page

Vaso Governador


Vaso Governador


Meridiano Primário do Vaso Governador

  • origina-se na parte inferior do abdome e emerge no períneo,

  • passa por Changqiang VG1 e segue posteriormente ao longo da linha média do sacro e do interior da coluna vertebral até Fengfu VG16 na nuca,

  • entra no cérebro,

  • ascende ao vértice em Baihui VG20,

  • desce ao longo da linha média da cabeça até a ponte do nariz e o filtro labial em Renzhong VG26 termina na junção do lábio superior e da gengiva.

Observação: Huiyin VC1 e Chengjiang VC24 são classificados como pontos de encontro do Vaso Governador com o Vaso Concepção.

O primeiro ramo do Vaso Governador origina-se na parte inferior do abdome,

  • desce para os órgãos genitais e períneo,

  • envolve o ânus,

  • sobe pelo interior da coluna vertebral,

  • entra nos Rins.

O segundo ramo do Vaso Governador origina-se na parte inferior do abdome,

  • envolve a genitália externa,

  • sobe até o meio do umbigo,

  • passa pelo Coração,

  • sobe à garganta,

  • ventos ao redor da boca,

  • ascende abaixo do meio dos olhos.

O terceiro ramo do Vaso Governador emerge em Jingming B1,

  • segue o canal da bexiga bilateralmente ao longo da testa,

  • os ramos bilaterais convergem no vértice e entram no cérebro,

  • o canal único emerge em Fengfu VG16,

  • depois se divide novamente, descendo por Fengmen B12 ao longo de cada lado da coluna até os Rins.

Vaso luo de conexão do Vaso Governador


  • surge em Changqiang VG1 e sobe bilateralmente ao longo dos lados da coluna até a nuca e se espalha sobre o occipital.

  • na região escapular, ele se conecta com o canal da Bexiga e passa pela coluna vertebral.

Discussão

O Vaso Governador é um dos oito vasos extraordinários, mas junto com o Vaso Concepção é excepcional entre esses oito por ter seus próprios pontos de acupuntura. Por esta razão, os Vasos Governador e Concepção são frequentemente incluídos nos doze canais primários (e juntos são conhecidos como os quatorze canais).

As outras seis embarcações extraordinárias não têm pontos próprios, passando por pontos dos catorze canais.

O Vaso Governador é principalmente entendido como o canal que sobe pela espinha até o cérebro. Como mostra a descrição acima, no entanto, seu terceiro caminho sobe pela frente do corpo, enquanto um ramo do Vaso Concepção surge na cavidade pélvica, entra na coluna e sobe ao longo das costas. Li Shi-zhen, portanto, disse: "Os Vasos Concepção e Governador são como a meia-noite e o meio-dia, eles são o eixo polar do corpo ... há uma fonte e duas ramificações, uma vai para a frente e a outra para trás do corpo... Quando tentamos dividi-los, vemos que Yin e Yang são inseparáveis.

Quando tentamos vê-los como um, vemos que é um todo indivisível"'.

No que diz respeito ao percurso do Vaso Governador, é importante observar que:

  • o canal primário sobe dentro da coluna e ao longo da coluna.

  • o canal primário entra no cérebro em Fengfu VG16 e no vértice (Baihui VG20).

  • o canal primário entra nos Rins.

  • o canal primário passa pelo Coração.

  • o canal primário gira em torno do ânus.

  • o canal primário envolve os órgãos genitais externos.

  • o canal de conexão luo se espalha pelo occipital.

Como consequência das várias vias do Vaso Governador e sua relação com os Rins, Coração e Cérebro, podemos resumir as ações dos pontos do Vaso Governador da seguinte forma:

  • Tratamento das doenças do ânus, reto e intestinos. O Vaso Governador circunda a região anal e os pontos inferiores deste canal (Changqiang VG1 a Xuanshu VG5), bem como Renzhong VG26 acima, trata doenças como hemorróidas, prolapso do reto e distúrbios intestinais.

  • Tratamento de doenças dos órgãos genitais, sistema urinário e útero. O caminho anterior do Vaso Governador serpenteia ao redor dos órgãos genitais e aponta Changqiang

  • VG1 a Mingmen VG4 tratam doenças como disfunção urinária dolorosa, retenção ou dificuldade urinária, emissão seminal, leucorréia e distúrbios menstruais.

  • Tratamento de distúrbios da coluna vertebral. O Vaso Governador sobe através da coluna vertebral e seus pontos tratam desordens da coluna vertebral, predominantemente em seu nível correspondente.

  • Tratamento doenças febris e reduzir o calor no corpo. O Vaso Governador é o 'mar dos canais Yang' e seus pontos são eficazes para reduzir o calor Yang que se manifesta como calor do corpo, febre e especialmente malária.

  • Tratamento doenças do Zang Fu. À medida que o Vaso Governador sobe ao longo da espinha, seus pontos têm a capacidade de tratar doenças do Zang Fu aproximadamente correspondentes à sua localização. Essa correspondência não reflete exatamente os pontos shu dorsal. Por exemplo, Jinsuo VG8 (que está nivelado com Ganshu B18, o ponto shu dorsal do Fígado) trata a desarmonia do Fígado, e aponta Shendao VG11 (nível com Xinshu B15, o ponto shu dorsal do Coração) e Shenzhu VG12 (nível com Feishu B13 o ponto shu dorsal do Pulmão) tratam doenças do Coração e do Pulmão respectivamente. Zhiyang VG9, no entanto, que fica abaixo do nível da sétima vértebra torácica com Geshu B17, trata doenças do Estômago e do Baço. Existe também um sistema de correspondência mencionado nas Questões Essenciais que foi descontinuado em textos posteriores, segundo o qual, por exemplo, Zhiyang VG9 tratava o calor no Rim, Lingtai VG10 o calor no Baço, Shendao VG11 o calor no o Fígado etc

  • Tratamento de distúrbios do vento exterior ou interior. O vento é um patógeno Yang e o Vaso Governador é o "mar dos canais Yang". Muitos de seus pontos são de vital importância no tratamento do vento externo (especialmente Dazhui VG14 e Fengfu DVG16), enquanto de Jinsuo VG8 em diante a maioria dos pontos tem uma forte ação na pacificação do vento interior, dando origem a distúrbios como olhos fixos para cima, opistótono, trismo, tontura, vento de cabeça, insolação, espasmo e especialmente epilepsia.

  • Tratamento de distúrbios dos órgãos dos sentidos. Do Yamen VG15 em diante, os pontos do Vaso Governador tratam de distúrbios da língua, olhos, face e principalmente do nariz, por onde desce a porção central do canal.

  • Tratamento de distúrbios do Zang do Coração, principalmente dor e palpitações. Isso pode ser explicado pela passagem da porção anterior do Vaso Governador pelo Coração.

  • Tratamento de distúrbios do cérebro e do espírito. É impressionante quantos pontos do Vaso Governador são indicados para o tipo de desarmonia geralmente associada ao Coração e ao espírito, por exemplo, mania-depressão, comportamento maníaco, agitação, memória fraca, desorientação, palpitações, insônia, perda de consciência. e epilepsia. (ver especialmente Baihui VG20 e Shenting VG24). Há de fato uma aparente contradição aqui dentro da teoria da medicina chinesa. O conceito de que o espírito está armazenado no Coração é, obviamente, um axioma da medicina chinesa e é atestado em vários clássicos. O Pivot Espiritual diz "O Coração controla os vasos; os vasos são a residência do espírito, "Quando o sangue e o Qi já estiverem em harmonia, o Qi nutritivo e o Qi defensivo já se comunicando, os cinco Zang já formados, o espírito residirá no Coração "O Coração é o grande mestre dos cinco Zang e seis Fu e a residência da essência espiritual, enquanto as Questões Essenciais dizem "O Coração armazena o espírito. Ao mesmo tempo, existem muitas referências clássicas à ideia de que o espírito se concentra na cabeça e no cérebro, por exemplo, as Questões Essenciais dizem "a cabeça é a residência da inteligência, os Dez Trabalhos sobre a Prática para a Obtenção da Verdade dizem "O cérebro é o ancestral da forma do corpo e o local de encontro dos cem espíritosu8, o Espelho Interno Taoísta diz: "O cérebro é o portal ancestral do corpo, a capital onde os dez mil espíritos se encontram, Sun Si-miao, em as Fórmulas dos Mil Ducados dizem "A cabeça é o líder supremo, o lugar onde o espírito do homem se concentra", Li Shi-zhen diz "O cérebro é a residência do espírito original", e o Essentials of Materia Medica diz "Todos os a memória reside no cérebro".

Três fatores principais podem ajudar a iluminar essa dificuldade teórica:

I. diferentes tradições dentro da medicina chinesa,

II. a influência da medicina moderna, e

III. a inter-relação do Coração, sangue, essência, cérebro e espírito.


Diferentes tradições dentro da Medicina Chinesa

Tanto antes quanto depois do aparecimento do Clássico Interno do Imperador Amarelo, diferentes tradições são aparentes nos amplos campos da medicina chinesa, prática espiritual e preservação da saúde. Nos tempos pré-Clássico Interior, uma percepção mais estrutural do corpo humano colocava o cérebro como o principal órgão encarregado da atividade mental". desenvolveu-se uma visão mais funcional do corpo, baseada na predominância dos cinco Zang e dos seis Fu e suas correspondências (especialmente as correspondências das cinco fases), sendo o cérebro 'relegado' ao status de um Fu extra, e o Coração tornando-se o soberano do corpo e a residência do espírito. Essa divergência é refletida nas Questões Essenciais que dizem "Eu entendo que existem alguns taoístas que têm uma compreensão completamente diferente da natureza de um Zang e um Fu. Alguns dizem que o cérebro e a medula são Zang... enquanto outros pensam neles como Fu. Se apresentados com uma visão diferente da sua, eles insistem que apenas sua própria interpretação está certa". Textos taoístas esotéricos posteriores influenciaram fortemente certos grandes doutores das dinastias Tang, Yuan e Ming, como Sun Si-miao, Zhang Jing-yue e Li Shi-zhen. Sua compreensão do papel do cérebro e do principal canal de acupuntura que o influencia, o Vaso Governador, novamente entrou no corpus da teoria da medicina chinesa. Ao mesmo tempo, nenhum desses médicos desafiou a teoria da o Coração e o espírito como sendo essencialmente contraditórios à teoria do espírito do cérebro.


A influência da medicina moderna

Durante a dinastia Qing e a era republicana, o conhecimento da anatomia ocidental começou a se infiltrar na China. Um autor considerado influenciado por esses desenvolvimentos foi Wang Qing-ren, que no capítulo 'Sobre o cérebro' (em Corrigindo os erros da medicina, 1830) afirmou que "a inteligência e a memória dependem do cérebro". O livro de Wang foi publicado e distribuído junto com Um Novo Tratado de Anatomia, uma tradução de textos básicos de medicina ocidental por um missionário médico inglês Benjamin Hobson e seu assistente Chen Xiu-tang.


A inter-relação do Coração, Rins, essência, cérebro e espírito

O Pivot Espiritual declara "O cérebro é o mar de medula", e é um princípio básico da medicina chinesa que os Rins produzem medula para encher o cérebro. A relação dos Rins com a medula está intimamente ligada à função do Rim de armazenar a essência, que nutre o cérebro e a medula espinhal. Todos os aspectos do organismo humano derivam da união da essência dos pais. O Pivot Eespiritual diz "A essência é a fonte da vida, quando as duas essências se unem [literalmente: lutam uma contra a outra] o espírito é formado", e o Clássico das Categorias diz "As duas essências, uma Yin e uma Yang, se unem. .. para formar a vida; a essência da mãe e do pai se unem para formar o espírito". Em outras palavras, a essência pré-natal, derivada dos pais, está intimamente relacionada aos Rins e ao cérebro e é a origem da existência do ser humano e a fonte originária do espírito. Este é o significado das declarações de Li Shi-zhen "O cérebro é a residência do espírito original", e encontrado em Um Registro de Nutrir Xing e Estender o Ming "Espírito, isso é essência. Se pudermos preservar a essência, então o espírito será brilhante; se o espírito for brilhante, haverá vida longa". Ao mesmo tempo, vários autores enfatizaram a relação entre o cérebro e o Coração, que é um reflexo da relação vital entre os Rins e o Coração, a água e o fogo. A Diferenciação e Tratamento de Doenças afirmava: "O espírito do ser humano reside no Coração, e a essência do Coração depende inteiramente dos Rins. Assim, o cérebro é o depósito do espírito original, o mar da medula da essência, e é daí que vem a memória. com o Palácio Niwan acima. Niwan ('Pelota Pegajosa' ou 'Palácio da Bola de Lama') na tradição taoísta é o centro dos nove palácios do cérebro onde todos os vários espíritos se encontram e é considerado o local da base material do espírito. Niwan é discutido em vários clássicos taoístas, por exemplo "A origem do espírito-essência no cérebro também é chamada de Niwan" e "Todo o espírito que se expressa no rosto tem sua origem em Niwan" No topo do corpo humano , existe Tiangu Niwan, é aqui que o espírito é armazenado ... Tiangu, ou seja, o Palácio Original, a residência do espírito original, onde existe o brilho mental e espiritual, o aspecto mais importante do espirito.

O Vaso Governador em sua via anterior passa pelo Coração e em sua via posterior penetra no cérebro. Esta ligação entre o cérebro e o Coração foi discutida por Cheng Xing-gan, que disse: "Quando a medula está cheia, o pensamento é claro. Muito pensamento leva ao fogo do Coração que queima o cérebro... a medula está enraizada na essência e se conecta para baixo com o Vaso Governador; quando o ming men aquece e nutre, a medula é completa.

Em conclusão, o Vaso Governador é o canal que faz a mediação entre o cérebro e o Coração. Clinicamente, muitos de seus pontos podem ser usados para tratar uma variedade de distúrbios psicoemocionais, da mesma forma que os pontos dos doze canais principais podem ser usados, especialmente os do Coração e do Pericárdio. Se tentarmos ser mais precisos sobre o uso dos pontos do vaso Governador, podemos sugerir que:

I. suas indicações geralmente refletem padrões excessivos de desarmonia do espírito, como mania-depressão, e

II. eles são especialmente indicados quando os distúrbios psicoemocionais são acompanhados por plenitude e desconforto na cabeça, tontura, perturbação da consciência e epilepsia.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page