top of page

TA6 Zhigou


Zhigou - Triplo Aquecedor 6

Vala do Braço


Ponto jing-rio do canal do Triplo Aquecedor

Ponto Fogo do canal do Triplo Aquecedor


Localização

3 cun proximal a Yangchi TA4, na depressão entre o rádio e a ulna, no lado radial do músculo extensor comum dos dedos.

I. Divida a distância entre Yangchi TA4 e o epicôndilo lateral pela metade e depois reduza pela metade a distância entre este ponto médio e Yangchi TA4;

II. O ponto está localizado entre o rádio e o músculo extensor comum dos dedos, próximo à borda do rádio.


Agulhamento

I. Inserção ligeiramente oblíqua em direção ao lado ulnar ou inserção oblíqua proximal ou distal em direção ao cotovelo ou pulso, respectivamente, 0,5 a 1,5 cun;

II. Inserção em Zhigou TA6 na direção de Jianshi CS5.

Cuidado: o movimento do braço ou da mão do paciente após a agulhagem neste ponto pode resultar em uma agulha torta.


Ações

Regula o Qi e limpa o calor nos três Jiao

Beneficia o tórax e a região costal lateral

Move o banquinho

Beneficia a voz

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Zumbido, zumbido e surdez, perda súbita da voz, trismo, doença febril com ausência de sudorese, dor nos olhos, vermelhidão, inchaço e dor nos olhos, inchaço e dor na garganta, escrófula.

Dor na região costal lateral, dor abdominal, dor súbita no coração, dor no coração e opressão no peito, tosse, tosse com vermelhidão e calor na face.

Prisão de ventre, vómitos, distúrbios súbitos, tonturas pós-parto, bloqueio do Vaso Concepção em mulheres.

Dor na axila, dor no ombro, braço e costas, obstrução dolorosa do cotovelo, tremor da mão, tremor da mão devido ao vento frio, dormência da mão, hemiplegia.


Comentários

A teoria do Triplo Aquecedor divide o corpo em três regiões, o Jiao superior (a área acima do diafragma), o Jiao médio (a área entre o diafragma e o umbigo) e o Jiao inferior (a área abaixo do umbigo). Zhigou TA6, o ponto jing-rio e ponto fogo do canal do Triplo Aqeucedor, é o ponto mais importante no canal do Triplo Aquecedpr para mover o Qi e limpar o calor nessas três áreas. De acordo com a Canção dos Pontos Primários dos Quatorze Canais, Zhigou TA6 é capaz de "drenar o fogo ministerial dos três Jiao".

O fogo ministerial, o fogo primordial do corpo que tem sua raiz no ming men e no Rim, é "confiado" ao Fígado, Vesícula Biliar e Triplo Aquecedor. A citação acima enfatiza a importância clínica do Zhigou TA6 na eliminação do calor de todo o corpo e, especialmente, na resolução do calor estagnado do Fígado e da Vesícula Biliar.

No Jiao superior Zhigou TA6 é capaz de eliminar o calor do canal do Triplo Aquecedor, sendo indicado para doenças febris, vermelhidão, dor e inchaço dos olhos, zumbido e surdez, trismo, garganta inchada, escrófula etc. resolver a estagnação do qi no peito dando origem a opressão do peito e dor no coração. Se o Qi estagnado se transformar em fogo e insultar o Pulmão, pode haver tosse com rosto vermelho.

No Jiao médio é um ponto essencial para o tratamento da dor da região costal lateral e distensão devido à estagnação do Qi ou qualquer outra etiologia. De acordo com a Ode para Esclarecer Mistérios "Para dor nas costelas e na região costal lateral, agulhe o Tigre Voador [Feihu, um nome alternativo para Zhigou TA6" enquanto o Ode do Dragão de Jade diz "Quando há dor na região costal lateral região com obstrução e nó, usando Zhigou TA6 dará resultados extraordinariamente maravilhosos". Zhigou TA6 também é indicado para vômitos e distúrbios súbitos, e pode ser usado em situações em que há distensão e inchaço na parte superior e inferior do abdome, muitas vezes se estendendo até o peito, com dor no coração, opressão no peito ou tosse.

No Jiao inferior, Zhigou TA6 é um ponto importante para mover o qi dos intestinos e tratar a constipação, seja devido à estagnação do Qi, calor ou qualquer outra etiologia. Na verdade, Zhigou TA6 e Waiguan TA5 são os únicos pontos nos três canais Yang do braço indicados para constipação, e desses dois Zhigou TA6 sempre foi considerado o preeminente. De acordo com o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão, Zhigou TA6 também é indicado para bloqueio do vaso da Concepção em mulheres, um reflexo adicional de sua capacidade de mover a estagnação.

De acordo com o Pivot Espiritual, os pontos jing-rio devem ser agulhados quando houver "doenças que se manifestam na voz do paciente", e Zhigou TA6 é um ponto importante (e incluído em várias combinações clássicas) para perda súbita da voz.

Finalmente, Zhigou TA6 é indicado para vários distúrbios do canal que afetam todo o membro superior, axila, ombro e costas, incluindo tremores, tremores e dormência da mão. Na prática atual, é frequentemente combinado com Xuanzhong VB39 no tratamento da obstrução dolorosa errante.


Combinações

Dor aguda no coração: Zhigou TA6, Rangu R2 e Taixi R3 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor no peito e região costal lateral: Zhigou TA6 (sedar Zhigou TA6 esquerdo para dor no lado direito e vice-versa) e (sangria) Weizhong B40 (Clássico do Dragão de Jade).

Dor na região costal lateral devido a lesão por frio: Zhigou TA6 e Yanglingquan VB34 (Esboço da Medicina).

Dor da região costal lateral: Zhigou TA6, Zhangmen F13 e Waiguan TA5 (Grande Compêndio).

Dor na região costal lateral: Zhigou TA6, Gongsun BP4, Yanglingquan VB34 e Zhangmen F13 (Coleção Completa).

Perda súbita da voz: Zhigou TA6, Tianchuang ID16, Futu IG18, Qubin VB7 e Lingdao C4 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Perda súbita da voz: Zhigou TA6, Tonggu B66 e Sanyangluo TA8 (Suplementando a vida).

Vômito e distúrbio súbito de turbulência: Zhigou TA6 e Tianshu E25 (Suplementando a Vida).

Distúrbio de turbulência repentina: Zhigou TA6, Guanchong TA1, Juque VC14, Gongsun BP4 e Jiexi E41 (Clássico Sistemático).

Constipação: Zhigou TA6 e Zhaohai R6 (Ode do Dragão de Jade).

Constipação por deficiência: tonifique Zhigou TA6 e sede Zusanli E36 (Canção dos Pontos).

Constipação: Zhigou TA6, Taibai BP3, Zhaohai R6 e Zhangmen F13 (Grande Compêndio).

Dor abdominal e constipação: Zhigou TA6, Daling CS7 e Waiguan TA5 (Ode do Dragão de Jade).

Escrófula: Zhigou TA6, Shaohai C3, Tianchi CS1, Zhangmen F13, Zulinqi VB41, Yangfu VB38, Jianjing VB21 e Shousanli IG10 (Grande Compêndio).

Tontura pós-parto: Zhigou TA6, Zusanli E36 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Obstrução dolorosa errante: Zhigou TA6 e Xuanzhong VB39.

Estagnação de Qi nos três Jiao levando a distensão, opressão e dor no peito e abdômen: Zhigou TA6, Shanzhong VC17, Zhongwan VC12, Qihai VC6 e Taichong F3.

Dor no ombro e nas costas: Zhigou TA6, Houxi ID3, Wangu ID4, Fengmen B12, Jianjing VB21, Zhongzhu TA3 e Weizhong B40 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

341 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Muito interessante!

Like
Replying to

Olá Muito

Like
bottom of page