top of page

TA16 Tianyou


Tianyou - Triplo Aquecedor 16

Janela do Céu


Ponto da Janela do Céu


Localização

Na borda posterior do músculo esternocleidomastóideo, aproximadamente 1 cun abaixo de Wangu VB12, em uma linha traçada entre Tianzhu B10 e Tianrong ID17.


Agulhamento

Inserção perpendicular, 0,5 a 1 cun.


Ações

Beneficia a cabeça e os órgãos dos sentidos

Regula e desce o Qi


Indicações

Surdez súbita, deficiência auditiva, visão turva, dor nos olhos com incapacidade de enxergar, incapacidade de abrir os olhos, lacrimejamento, rinite com sangramento nasal, perda do olfato, nariz entupido.

Tontura de vento, dor de cabeça, vento de cabeça, rosto inchado, inchaço da região submandibular, obstrução dolorosa da garganta, escrófula, inchaço da mama, malária, sonhos confusos.

Rigidez e dor no pescoço com incapacidade de virar a cabeça, inchaço da fossa supraclavicular.


Comentários

Tianyou TA16 é um dos cinco pontos referidos no Pivot Espiritual como pontos da 'Janela do Céu', e é dito "Surdez súbita com excesso de Qi, visão e audição obscuras, selecione Tianyou TA16".

Tianyou TA16 (Janela do Céu) de fato deu a este grupo de pontos seu nome. Em seu comentário sobre a passagem acima, Zhou Zhi-cong disse: "Os pontos e os orifícios da cabeça e da face são como as grandes janelas de um pavilhão alto em virtude do qual o Qi se move. Quando há inversão do qi abaixo, então os canais na região superior não se movimentam e há falta de clareza de visão e audição...”.

Em comum com os outros pontos da Janela do Céu, o Tianyou TA16 é capaz de regular e equilibrar o Qi entre a cabeça e o corpo, e é indicado quando o Qi em inversão (Qi caótico e rebelde) corre para a cabeça.

Isso dá origem a sintomas como dor de cabeça e tontura, início súbito de surdez, inchaço da face e distúrbios dos olhos e nariz. Também em comum com outros pontos da Janela do Céu, Tianyou TA16 trata escrófula.


Combinações

Surdez súbita: Tianyou TA16 e Sidu TA9 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Tontura de vento e dor de cabeça: Tianyou TA16, Fengmen B12, Kunlun B60, Guanchong TA1 e Guanyuan VC4 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Inchaço da face: primeiro agulhar Yixi B45, depois Tianyou TA16 e Fengchi VB20 (Clássico Sistemático).

Corrimento nasal com incapacidade de distinguir o perfumado do sujo: Tianyou TA16 e Renzhong VG26 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Lacrimejamento: Tianyou TA16 e Xinshu B15 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor no ombro e nas costas: Tianyou TA16, Quepen E12, Shendao VG11, Dazhu B11, Tiantu VC22, Shuidao E28 e Jugu IG16 (Fórmulas dos Mil Ducados) .

Rigidez do pescoço com incapacidade de virar a cabeça: Tianyou TA16 e Houxi ID3 (Suplementando a Vida).

Garganta cansada, inchaço do pescoço com incapacidade de virar a cabeça, inchaço da bochecha que irradia para a orelha: Tianyou TA16, Wangu VB12 e Qiangu ID2 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page